Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Cinco cariocas levam Marketing Best, que faz festa no Rio em dezembro.
Trinta cases de empresas brasileiras foram premiados na última semana pelo júri do prêmio Marketing Best, um dos mais importantes da área empresarial brasileira, organizado pela Editora Referência, Madia Associados e Fundação Getúlio Vargas. O júri foi presidido por Francisco Alberto Madia de Souza, diretor presidente da Madia e Associados e composto ainda por Décio Clemente, diretor de assuntos corporativos e comunicação do Citibank; Jomar Pereira da Silva, coordenador geral de divulgação do governo do Rio de Janeiro; Marcos Henrique Nogueira Cobra, chefe do departamento de marketing da Fundação Getúlio Vargas, e Zilla Patrícia Bendit, professora da Fundação Getúlio Vargas.
Cinco empresas do Rio tiveram seu desempenho premiado: Bradesco Seguros, O Dia, O Globo, Petrobras, Rock in Rio Café e Shell.
Entre os demais premiados, o destaque é para o setor financeiro, que colocou 12 dos 30 cases vencedores.
A festa de entrega do Marketing Best está marcada para o dia 2 de dezembro, às 19 horas, no Palace, em São Paulo, quando serão exibidos vídeos de até 3 minutos de cada um dos cases vencedores. No dia 9 de dezembro a festa terá a sua versão carioca, no Rock in Rio Café, uma das empresas que tiveram seu trabalho de marketing reconhecido pelo júri.
Estes foram os 30 vencedores do Marketing Best de 1997, pela ordem do nome das empresas:
"Internet Banking", do Banco Bradesco (Bradesco Net).
"Cartão PoupCard", do Banco Bradesco (PoupCard Bradesco).
"Excel Fun", do Banco Excel Econômico (Cartão Eletrônico).
"Maxiconta Itaú", do Banco Itaú (Maxiconta).
"Agência do Terceiro Milênio", do Baneb (Agência Uniq).
"Crédito Imobiliário", do BankBoston (Boston Home).
"Aventura e Segurança", do Bradesco Seguros (Seguros).
"Criação do grupo CSU", do CardSystem UPSI (Institucional).
"Marketing de Relacionamento", do Citibank (Financiamentos).
"Estratégia Branding", do Credicard (Institucional).
"Redeshop", do Credicard (Cartão de Débito).
"Tazomania", da Elma Chips (Salt Snack).
"Cidade-Campo", das Fazendas Reunidas Boi Gordo (pecuária).
"Reconquista do Mercado", da General Motors GMC (Institucional).
"Marketing Regional", da General Motors/ABRAC (Institucional).
"Primeiro Mundo no Brasil", da Gradiente (Institucional).
"O Dia Muito Melhor Todo Dia", do Jornal O Dia (Institucional).
"O Globo e a Comunidade", do Jornal O Globo (Institucional).
"A Arte e o Oficio de Educar", do Liceu Artes Oficio da Bahia (Institucional).
"Sprinter", da Mercedes-Benz (Sprinter).
"Petrobras-CCBB", da Petrobras (Marketing Cultural).
"O Sonho está de Volta", do Rock In Rio Café (Institucional).
"Planejamento e Gerenciamento", da Secretaria da Fazenda/Bahia (Institucional).
"Mãos à Obra", da Secretaria Trabalho-Ação Social/BA (Institucional).
"Programa Distribuidores", da Shell (Institucional).
"Renovação Ticket", da Ticket (Ticket Restaurante).
"Reinventando o Negócio", da Ultragaz (Institucional).
"Certificado Units", do Unibanco (Ações).
"Trabalhando Non Stop", da Varig (Institucional).
"Polo Classic", da Volkswagen (polo).
Troca de profissionais de criação continua agitando o mercado carioca
|
|
Carlos Pedrosa
|
José Guilherme Vereza
|
Depois de 5 anos como diretor de criação da V&S, o redator José Guilherme Vereza aceitou o convite do diretor de arte Eduardo Correa, diretor de criação da Propeg-Rio para juntar-se a ele, como supervisor, no comando do departamento de criação dessa agência, que, apoiada por deter uma conta de peso nacional como a Petrobras, decidiu investir mais fortemente no mercado carioca.
Na V&S, o cargo de direção de criação passa a ser ocupado pelo diretor de arte Jorge Falsfein, que entrou na agência há poucos meses, vindo da Contemporânea. Para fazer dupla com Falsfein, a agência está em negociação com a redatora de uma multinacional, devendo decidir sobre a contratação ainda esta sexta-feira.
Para completar a agitação da semana, o redator Carlos Pedrosa oficializou a sua saída da direção de criação da Pubblicità. Em recado gravado na secretária eletrônica deste colunista, Pedrosa explicou que tomou a decisão por considerar que "está torcendo pela Pubblicità, já que mesmo sendo minoritário continua acionista", mas deixa o cargo porque a Pubblicità "tem prioridades maiores no momento do que ter um diretor de criação". Para bom entendedor, Pedrosa deve estar abrindo mão do salário referente ao cargo, já que a empresa está passando por um processo que exige contenção de despesas. A informação é que Pedrosa deve se dedicar à abertura de um bureau de criação, aproveitando o fato de ser ele considerado um dos maiores talentos cariocas neste setor.
Aliás, também está se desfazendo a Esquire & Associados - sucessora da Pubblicità & Esquire -, que o ex-presidente da Pubblicità, Roberto Bahiense, vinha tocando. Esta semana, Bahiense oficializou que deve abrir a Roberto Bahiense Propaganda, com nomes que ele vai oficializar ainda em novembro.
N.R.(2015): Na edição impressa, no lugar da foto de Vereza foi erroneamente publicada a foto de Lula Vieira.
MKTMIX MKTMIX
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 25, sábado: Alba Garattoni (Supervisora de Mídia da Comunicação e Arte), Euler Matheus (Vice-Presidente de Operações da Salles DMB&B), Jorge-Ventura (Diretor de Criação da-CM), Zeca Damaso (Diretor de Criação da Escaleno);
Dia 26, domingo: Anthony Talbot (Diretor de Operações da Doctor), Cláudia Andrade (Diretora de Criação da Arteplus), Expedito Grossi (Diretor da Bloch), Luiz Vieira (Diretor de Criação da Standard, Ogilvy & Mather), Marcelo Gorodicht (presidente da D+W);
Dia 28, terça: Ivan Muniz (Presidente da Assessor), Leila Cardoso (Supervisora de Mídia da Doctor);
Dia 30, quinta: Mauricio Nogueira (Vice-Presidente da Giovanni);
• BOMBOM - A empresa de promoções carioca Multinational está sendo a responsável pela "Promoção Baci em Roma", que a Nestlé está realizando em São Paulo em parceria com a Alitalia e trará para o Brasil, vindo especialmente da Itália, o avião "Baci Alitalia", todo decorado com a logomarca do Baci, um bombom da Nestlé. Durante 3 semanas, 60 restaurantes paulistas estarão entregando o bombom para seus clientes e pedindo que preencham cupons para concorrer a viagens para a Itália. Para motivar os donos destes restaurantes, eles também terão seu sorteio próprio.
• DESMENTIDO - Arnaldo Cardoso Pires, diretor da Cult, esclarece à coluna que não é verídica a informação publicada na Janela da semana passada sobre o fechamento de um dos dois andares da agência. Diz Arnaldo que a Cult está, sim, passando por obras para a implantação de um sistema de comunicação interna via Intranet.
• PENA - A Janela lamenta a informação de que não deve ter continuidade a publicação Ad Business, que desde janeiro vinha semanalmente cobrindo o mercado publicitário; como mais uma alternativa de cobertura do mercado local. A concorrência, para este colunista, era sinal de fortalecimento do mercado.
• CENSURA - Já que estamos em fase de lamentação, lamentamos também a atitude da Rede Globo de impedir a veiculação do inteligente comercial que a GR.3 criou para o CasaShopping, no qual, ao som de um orgasmo feminino - igual ao do filme Harry & Sally, que a Globo veicularia em qualquer horário -, o locutor diz "Você está ouvindo mais um consumidor satisfeito ao comprar móveis no CasaShopping". Relembrando que o áudio é de um filme e não do consumidor, o comercial pergunta: "Cama? Não! Home Theatre". Se a própria Globo pode· brincar com erotismo e palavrões em sua programação, por que não na publicidade? Aliás, Gustavo Bastos, da GR.3, conta que o comercial deve entrar em veiculação em outras emissoras.
• CRIAÇÃO DE FILHO – Já tem nome a filha que está para nascer do André Pedroso, supervisor de criação da Contemporânea: Gabriela. A ultrassonografia confirmou o sexo. Enquanto isso, confirma-se também que estão grávidos o diretor de arte da DPZ Wilson Nobrega, e sua mulher Fernanda, atendimento da Salles.
• CARTAS - A Janela Publicitária é publicada todas as sextas-feiras. Correspondências para a coluna devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.
|