Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Empresa mineira de design entra no Rio através da RSC
|
Thomaz Naves traz para o Rio a By Design
|
A By Design e a By Advertising, empresas do designer mineiro João Delpino, estão se instalando no Rio, associadas aos empresários Thomaz Newton Naves e José Roberto Marques, diretores da empresa de merchandising e promoções em shopping centers DMV/RSC. Junto com eles, entra como sócio o empresário mineiro Luiz Otávio Gonçalves, dono da Coca-Cola Minas e criador da marca Kaiser no Brasil.
A By Design é especializada em embalagens e material de ponto de venda e decidiu abrir no Rio para se aproveitar do fato de que, atualmente, pelo menos 30% de sua receita já é gerada neste mercado. De acordo com Thomas Newton, a nova RSC/By Design assume desde já os trabalhos para clientes como Mesbla, DuLoren, Quattro A e BarraShopping. A sede da empresa será instalada no complexo de 800 m² que a DMV/RSC está montando no Shopping Itanhangá, na Barra da Tijuca. Diz Thomaz Newton que está nas metas da agência contratar pelo menos uma dupla de criação, apesar de que no início os trabalhos continuarão sendo desenvolvidos pela equipe comandada por Delpino em Belo Horizonte e São Paulo.
Junto com a By Design, entra em funcionamento também a By Advertising, voltada, como o nome diz, para a propaganda. Thomaz Newton não vê empecilhos para ter uma agência de propaganda, ele que, através da DMV/RSC, presta serviços para anunciantes que têm suas agências: "não acredito que publicitários que tratem com seriedade de seus clientes deixem de apresentar propostas para promoções em shoppings, que dão resultados, por medo de que nos aproximemos deles. O mercado já passou dessa fase", opinou.
GAP vai ensinar atendimento a apresentar campanhas
O Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio realiza nos dias 22 e 23 de outubro, das 19h às 23h, no Centro Empresarial Rio, o workshop "Técnicas de Apresentação", penúltima etapa de sua série de Projetos Técnicos.
O time de palestrantes, desta vez, tem nomes como os diretores da DPZ-Rio, Edeson Coelho e Marco Antônio Vieira Souto; o presidente da agência GR.3, Gustavo Bastos; o diretor geral de atendimento da Contemporânea, Sérgio Silva; e o presidente da Esquire, Roberto Bahiense.
De acordo com o presidente do GAP, Carlos Henrique "Cahique" Equi, o último evento, "Técnicas de Construção de Marcas", marcou o recorde do GAP, reunindo cerca de 200 participantes. Esta quarta etapa também promete ser um sucesso de público, pois 60% das inscrições já estão preenchidas.
Para quem ainda não fez suas inscrições, basta ligar para os telefones: (021) 253-0462, 253-1166 e 253-0979. Até esta sexta-feira, as inscrições custarão R$ 80,00, mas a partir de segunda-feira passam para R$ 100,00.
Como de praxe, o evento é restrito para profissionais de comunicação e marketing.
|
Tec Cine filma Fittipaldi em Miami para a Amil
Depois de muita negociação, Emerson Fittipaldi finalmente gravou a nova campanha publicitária da Amil Resgate Saúde, uma ideia da house-agency do grupo, a Promarket, para aproveitar o fato de ter sido a empresa que o resgatou após o acidente ocorrido com um ultraleve em Araraquara, no mês passado. Dirigido por Ronaldo Uzeda e produzido pela Tec Cine, o filme entrou no ar esta semana na TV Globo, devendo prosseguir na Bandeirantes e SBT por 2 meses.
A campanha é composta por quatro peças, sendo dois comerciais de 30 segundos e dois de 60 segundos. Gravados em Miami, todos trazem o depoimento do piloto (que se mostrou emocionado várias vezes durante a gravação). Nos filmes, o depoimento de Emerson Fittipaldi é intercalado com o do médico, Barth Green, que o atendeu em Miami no Trauma Center and Jackson University, com manchetes de jornais sobre o acidente e imagens do Amil Resgate.
|
Jovens empresários debatem o futuro da empresa no Brasil
O Futuro do Empreendedorismo Brasileiro será o tema do Fórum do Empreendedor que a AJE-Associação de Jovens Empresários promoverá no próximo dia 28 de outubro, a partir das 8:30h, na Firjan. Segundo a diretora de eventos da AJE, Isabela Gatti, o objetivo é permitir que futuros empreendedores entrem em contato com a experiência de empresários bem-sucedidos em suas áreas, para desenvolverem suas empresas e ingressar mais embasados no mercado de negócios.
Já está garantida a participação no evento das "Empresas Juniores", consultorias que estão sendo criadas nas universidades para orientar os estudantes de administração e economia. E entre os palestrantes, estão Daniel Plá, diretor da De Plá e presidente da Associação Brasileira de Franchising, e Eduardo Gouveia Vieira, presidente da Firjan.
Informações sobre o Fórum do Empreendedor podem ser obtidas na secretaria da AJE, com Luciane, pelo telefone 223-4211 ou 283-2959.
Artplan lança concurso para escolher estagiários
A agência de publicidade Artplan está lançando um concurso para estudantes das faculdades cariocas de comunicação para preencher duas vagas de estágio de Publicidade e uma de Jornalismo.
Os interessados em Publicidade devem criar um anúncio no tamanho de 42 cm X 28 cm ou um roteiro de um comercial de 30", ambos com o tema "Por um mundo melhor". Os anúncios devem ser montados em papel preto no tamanho 52 cm X 38 cm. Já a prova para o pessoal de Jornalismo consiste em uma redação de 40 linhas com uma análise da campanha publicitária da Benetton.
Os trabalhos devem ser entregues dia 27 de novembro às 15h na Artplan, à Rua Fonte da Saudade, 329, Lagoa. O telefone da agência é 537-7940. O salário, para o período de estágio de três meses, com possibilidade de renovação, é de RS 120,00.
|
Message usa paisagismo para lançamento imobiliário
Para agregar valor ao lançamento do empreendimento "Les Jardins", da Carioca Engenharia, no Recreio, a Message - empresa de marketing promocional que tem Marcia Brito na direção de criação e Angela Serrano na direção de produção -, criou o evento "Exposição Carioca de Paisagismo", que irá apresentar ao público, nos próximos dois meses, o trabalho de onze paisagistas cariocas, que tiveram a oportunidade de desenvolver seus jardins e mostrar, através de projetos exclusivos, a beleza da flora da região em seu habitat natural.
A campanha criada pela Message terá ações de sampling, brindes, shows instrumentais, palestras, degustação e exposição de produtos. A campanha publicitária é da agência Laxmi, de George Ellis, e consta de anúncios de jornal e comerciais de TV e rádio, além de material promocional.
MKTMIX MKTMIX
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 17, sexta: Cássio Lopes (Diretor de Novos Negócios dá D+W);
Dia 19, domingo: Axel Chaves (Diretor Geral da Mix Marketing), Dorinho (cartunista do CPM), Jorginho Abicalil (Diretor da Tape Spot);
Dia 21, terça: Álvaro Gabriel (Diretor de Atendimento da GR3), Cláudio Bojunga (Redator da Standard);
Dia 22, quarta: Alda Corrêa da Costa (Redatora), Mário Nakamura (Atendimento da Tec Cine).
• VÍCIO - Gisela Campos, que deixou a V&S para retomar as redações, conseguiu o que queria: já começou no Jornal do Brasil, através da Coluna Informe Econômico. Os telefones dela no jornal são 585-4465 e 585-4357.
• CONTRATAÇÃO - O redator gaúcho radicado no Rio Marco Ferreira, ex-Ranking, foi contratado pela GR.3. Mas a agência ainda procura mais profissionais para sua criação.
• FRILA - A Tec-Cine conta que Ronaldo Uzeda dirigiu Carlos Henrique "Cahique" Equi, presidente do Gap, para o filme que sua própria agência, a Staff/CP&F, criou para o Laboratório Darrow, em homenagem ao Dia do Médico. O comercial vai ao ar no sábado, 18 de outubro.
• CINEMA - O premiadíssimo diretor de fotografia carioca Lauro Escorel (Ironweed, Brincando nos Campos dos Senhor) voltou semana passada da Argentina onde ficou por seis meses preparando e filmando o último trabalho de Hector Babenco. Mas antes de entrar em férias atendeu a um pedido da Jodaf e estará fotografando - para dar uma cara cinematográfica - entre os dias 18 e 21 de outubro, a mais recente campanha dos canais Telecine, da V&S, dirigida por André Pellenz.
• VACAS MAGRAS - Mílvio Piacesi, que estava como diretor de criação da Cult, está fazendo free-lance na Staff/CP&F, no mesmo prédio da antiga agência. A Cult está sendo obrigada a dar uma enxugada em sua estrutura - inclusive reduzindo seu escritório de dois andares para um - para compensar a queda no faturamento gerada pela estagnação nos pagamentos da conta do Governo do Estado. Os empresários cariocas não gostam de falar nisso oficialmente, mas a Janela ouviu oficiosamente de várias fontes que não só Marcello Alencar está com muitos débitos junto ao mercado publicitário como ainda deslocou boa parte da verba disponível para pagar os trabalhos de Duda Mendonça, contratado recentemente sem licitação. O reflexo nas agências que atendem o Governo do Estado foi inevitável.
• REFRIGERANTE AMAZÔNICO- Afirmando que "a Amazônia é a verdadeira fonte desta notícia", a Coca-Cola lança esta sexta-feira, no Jardim Botânico, o guaraná que vai substituir o mal sucedido Taí. O nome não é menos estranho: Kuat. Participa do evento a cúpula do marketing da empresa.
• SOFISTICAÇÃO - A Noir Filmes é que produziu para a FCB o novo comercial institucional do Shopping da Gávea, com as participações da modelo Adriana Mattoso em cenas aquáticas e dos bonecos animados do grupo Giramundo. O filme vai mostrar cenas lúdicas e surrealistas para simbolizar as características que o shopping quer passar: diversidade, sofisticação e cultura. Os efeitos especiais digitais serão inclusive produzidos em Chicago. A direção do comercial é de Tony Jardine e Adolfo Rosenthal. E a fotografia, do americano Brian Dapp.
• SEM-ROUPA - A Doctor fotografou esta semana a sem-terra profissional Débora Rodrigues para o anúncio de novembro das lingeries Du Loren. Na peça, que teve redação e direção de arte de Marcos Silveira e Sérgio de Paula, Débora aparece derramando um latão de leite nas pernas enquanto diz que "aprendi a gostar de leitinho na fazenda dos meus primos". Esta semana, também, a agência ganhou a concorrência do Sindicato das Escolas Particulares do Rio, que em novembro vai ao ar com 3 filmes, outdoor e outbus. Participaram da disputa Contemporânea e Publicity.
• DÍVIDAS QUITADAS - Aliás, Doctor garante à Janela que está longe de dever qualquer dinheiro a fornecedores da praça, como andou circulando pelo mercado. As dívidas, explicou um diretor da agência que pediu para não ser citado, foram de um cliente que também não havia pago à agência. "Não somos nem instituição financeira nem benemérita", disse o diretor para justificar que não teria sentido prejudicar o pagamento dos salários dos funcionários para subvencionar qualquer cliente. De qualquer forma o diretor da Doctor esclareceu que esta semana o tal cliente já liquidou todas as suas faturas pendentes. E pra provar que a agência está bem, ele conta que acaba de mandar a supervisora de atendimento da conta do Jornal do Brasil, Rosaline Hester, para Cancun, onde participará da Conferência Internacional de Marketing de Jornais administrado pela INMA-International Newspaper Marketing Association.
• TURISMO ELEITORAL - No próximo dia 25 de outubro, uma equipe da produtora Preview acompanhará o deputado Moreira Franco em viagem a Huston, Las Vegas e Hong Kong para a produção dos próximos programas de 1 minuto de duração do PMDB, que irão ao ar em 40 inserções na televisão até o final do ano. A ideia é falar sobre Polo Petroquímico em Huston; o turismo interno como fonte de renda e empregos, em Las Vegas e o Porto de Sepetiba em Hong Kong.
• MARKETING DIRETO - A Direto da Casa, agência de marketing direto do grupo Casa da Criação contratou Rachel Korman, profissional que foi uma das responsáveis pelo premiado projetos do Clube Irmão Caminhoneiro Shell. Junto com Rachel entram na agência as contas da Planicred - empresa formada pelos grupos Bozano, Simonsen e Multiplan para a distribuição de produtos financeiros, dentre eles os cartões de crédito Visa dos shoppings da Renasce (BarraShopping, Morumbi Shopping e outros - e o Banco Pactual, que fará o lançamento de sua Central de Investimentos. A Direto do Casa tem a previsão de fechar 97 com um faturamento de R$ 6 milhões.
• PUBLICITÁRIO CAÇADOR - Théo Drummond, diretor da Genesis, lança um novo livro no próximo dia 28 de outubro: "Caçador de Estrelas". Será na livraria Argumento, a partir das 20 horas. Como não precisa da literatura para viver, Théo doará todo o resultado das vendas para a ProMatre.
• LANCE SE LANÇA - Será no próximo dia 27 de outubro, às 10:00h, no próprio parque gráfico do jornal, o lançamento do novo diário esportivo Lance!, empreendimento dirigido por Walter de Mattos Júnior e do qual fazem parte, entre outros, o jornal O Globo.
• CARTAS - A Janela Publicitária é publicada todas as sextas-feiras. Correspondências para a coluna devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - Rio. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.
|