Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Toni Lourenço se associa à Zapt para dirigir criação
|
Toni Lourenço quer colocar a Zapt como uma das agências mais criativas do Rio. |
Depois de seis meses prestando serviços de criação à agência Zapt, o redator Toni Lourenço foi convidado por Jonas Suassuna, presidente da agência, para assumir a vice-presidência de criação e planejamento, como diretor associado.
Toni assume o cargo com o objetivo de consolidar a imagem da Zapt como uma agência que valoriza a criação, o que ele sente que já está sendo alcançado a partir de trabalhos como a última campanha da Recreio Veículos, que levou este cliente à liderança das vendas da Volkswagen no Brasil e colaborou para que a Zapt vencesse a concorrência pela Uni-Rio, a União dos Revendedores Volkswagen do Rio de Janeiro.
Depois de trabalhar em empresas como Aroldo Araujo e J. Walter Thompson, Toni Lourenço foi dono das pequenas agências Frutiflor e Urbana. No último ano, passou a operar como criador independente, prestando serviços para diversos anunciantes, entre os quais Mondaine.
A Zapt, atualmente, está com 4 duplas de criação, tendo contratado recentemente os redatores Alex Albuquerque e Ricardo Weitsman. Além disso, o operador de computador Robson Sena foi promovido a diretor de arte. O diretor de arte Wilson Loureiro -- que está na casa desde a sua fundação, há 12 anos -- fica com o cargo de supervisor de criação.
Toni diz que, com o aumento das suas funções na Zapt, será possível liberar Jonas Suassuna para um trabalho ainda maior na prospecção de novas contas, ampliando a presença da Zapt no mercado carioca.
Lançamento de canais da Telecine teve filmes dirigidos por Uzeda
|
Ronaldo Uzeda lidera a produção de comerciais no Rio
|
A Tec Cine produziu a campanha de lançamento dos novos quatro canais do Telecine. A ideia original foi de colocar personagens variados contando de um até cinco para marcar, junto ao telespectador, as novas opções de filmes da emissora a cabo. Numa pré-produção que levou um mês e envolveu 50 profissionais - incluindo cinco atores e quatro bebês -, os filmes tiveram um tratamento de cinema tanto no que se refere à utilização de película de 35 mm, quanto na montagem de cenários. Ronaldo Uzeda, diretor de filmes da Tec Cine, recorreu às cores utilizadas nas vinhetas e chamadas do Telecine, que são o preto, o branco e o vermelho colocando também nuances de prata.
Usando como referências cinematográficas cenas dos grandes filmes, Uzeda se inspirou em "Rocky" e ''Touro Indomável" no filme em que o juiz faz a contagem regressiva do nocaute, "Homens de Preto" na cena do guarda, "Independence Day" no filme do soldado e "O Especialista" quando é mostrado o ginasta na barra. Com direção de fotografia de Adrian Teijido, os filmes foram todos produzidos no estúdio da Tec Cine em Jacarepaguá e levaram cerca de 22 horas consecutivas para a gravação. A montagem dos cenários em vários módulos de madeira reproduziu uma iluminada highway, uma sala de musculação, um quartel e um ringue de boxe, o que permitiu agilidade na troca de ambiente.
|
Rede Manchete leva Galletti para gerenciar publicidade
|
O sempre bem humorado Galletti agora vai rir ainda mais como cliente. |
A Rede Manchete de Televisão acaba de criar um departamento de publicidade, que terá como função uniformizar a linguagem de comunicação das agências que criam para a emissora - entre as quais a Giovanni e a Caio - e cuidar internamente da produção de peças para o dia-a-dia da casa, como chamadas de programas e material gráfico para mala direta.
Para gerenciar o departamento, a rede convidou o premiado redator e diretor de criação Ricardo Galletti (ex-Thompson, Tandem, Grottera e Unità, entre outras), que ultimamente estava editando o jornal do Clube de Criação do Rio, a ser lançando este mês.
Galletti, que pela primeira vez em sua carreira ocupa uma função de cliente, ainda está montando a equipe que comporá o departamento, mas já contratou, como seu supervisor, o diretor de arte Affonso Giordano, que começou, como primeiro job, a cuidar da reformulação da comunicação gráfica da rede.
|
JVA cria personagens para Paes Mendonça
|
|
Os supermercados Paes Mendonça do Rio e São Paulo estrearam este mês uma nova estratégia de comunicação, criada pela agência carioca JVA, que divide a conta com a Standard Ogilvy de São Paulo. Nas novas campanhas da rede, passam a aparecer dois personagens com os quais a agência pretende reforçar dois conceitos para a marca Paes Mendonça: preço e qualidade.
O gimmick utilizado pela JVA foi batizar cada personagem com um dos nomes da rede. O "Paes", magrinho e neurótico por cálculos, passou a ser o responsável pelos baixos preços dos seus supermercados, enquanto o Mendonça, gordo e bem humorado, aparecerá para os clientes como o guardião da qualidade.
Juan Vicente, diretor da JVA, explica que vai usar os dois personagens também para dividir a aparição das ofertas nos comerciais de televisão. Segundo ele, a agência detectou que a edição das ofertas de preços coladas umas às outras - como é usual na comunicação de varejo - acaba dificultando a memorização por parte do consumidor.
|
Cartas
De Ayrton Camargo, fotógrafo
"Meu caro Marcio Ehrlich, simplesmente ADOREI.
O Desabafo na Janela Publicitária foi um sucesso. Alguns mais honescos consigo mesmos já me ligaram elogiando a matéria e achando o máximo ter sido publicado.
Muito obrigado pela chance de tornar visto esse que é um desabafo não só meu mas de todos os grandes profissionais do nosso mercado.
MUITO obrigado mesmo.
Abraços mil"
N.R.: A Janela está sempre aberta a publicar a opinião de nossos publicitários, principalmente os cariocas. Basta que as pessoas tenham a coragem de se manifestar, como você teve. Alias, parabéns pela postura.
MKTMIX MKTMIX
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 19: Isabelle Tanugi (Diretora da Zohar); Dia 21: Cecília Vellozo (Diretora de Mídia da Cult); Dia 23: Roberto Amarante (Diretor de Atendimento da Unlike); Dia 24: Ângelo Ferrari Jr, (Diretor de Operações da Ferrari); Dia 25: Albano Alves Filho, Bruno Prósperi (Diretor de Arte da Contemporânea), Genilson Gonzaga (Diretor do Jornal do Commercio), José Land (Atendimento da Giovanni).
• GENTE NOVA - A Casa da Criação contratou a redatora Clarissa Passos (ex-Thompson e exScript) e o designer Hugo Novaes (ex-Icones). E oficializou na equipe seus ex-estagiários, o diretor de arte Roberto Gusmão e o redator Daniel Duarte. // E na Unlike SMK, Yeda Lins, ex-DPZ, é a mais nova redatora.
• DESTAQUES - A ABMN-Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-ABM, prorrogou até 19 de setembro o prazo de inscrições para seu prêmio "Destaques de Marketing", que este ano passou a ser pago. No Rio de Janeiro, quem quiser informações pode procurar Valéria Almeida pelo telefone (021) 294-8493.
• ENDOMARKETING - Falando na ABMN, a entidade promove no próximo dia 25, das 9h às 13h, no Rio Othon Palace, o workshop "O Cenário do Endomarketing nas Empresas Brasileiras", que terá como palestrante Carlos Henrique Moreira, o vicepresidente executivo da Xerox do Brasil.
• ABAP-RIO - O capítulo carioca da Abap-Rio está crescendo em representatividade. Mais uma agência acaba de confirmar a sua filiação à entidade: a JVA.
• ASSESSORIA JURÍDICA - O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Rio-Sinap presidida por Luiz Oscar Lopes, que agora é diretor da Cláudio Carvalho - decidiu abrir a assessoria jurídica da entidade a todas as agências do estado, sejam filiadas ou não. Para consultas verbais, a assessoria será gratuita. Nos demais casos, as agências pagarão os honorários com desconto de 50% sobre a tabela da OAB-RJ. O telefone do Sinap é (021) 262-9487.
• CARTAS - A Janela Publicitária é publicada todas as sextas-feiras. Correspondências para a coluna devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio RJ. Ou para o e-mail ebrlicb@pobox.com.
|