Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 01/AGO/1997 - Espaço da Mídia
Grupo de Mídia do Rio de Janeiro

 

Esta coluna era integrante da Edição Mensal Especial da Janela Publicitária, publicada no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Como foi encontrar o Wally!!

Entre as atividades do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, este mês de julho, tivemos uma que se destacou, não só pela grande procura, mas principalmente pelo seu conteúdo, ou o seu conteúdo é que gerou o grande interesse do mercado?
De qualquer maneira o resultado superou as expectativas.
O curso "Onde esta o Wally?", abordando todos os passos a serem seguidos para se obter um Planejamento de Mídia eficiente, foi assistido por 65 profissionais da área de Mídia de agências, e objeto de desejo de mais uns 50 profissionais do mercado (aqui se inclui outros mídias, atendimentos e veículos) que pela limitação de vagas não puderam ser atendidos.
Nosso curso começou com um histórico, uma viagem que começou pela década de 60, evoluiu para os anos 70, vivenciando o "Milagre Econômico", a evolução da TV, a melhora das pesquisas, passou pela "Década perdida" dos anos 80, quando vivemos a ênfase em compras, privilegiando o lado "financeiro", e aterrissamos nos anos 90, com a abertura da economia/estabilidade da moeda, o enxugamento de estruturas, o impacto da informática, mais concorrência, mais segmentação, pesquisas que continuam a evoluir e consequentemente mais ênfase no Planejamento. E a viagem continua, abordando a busca do conhecimento, a integração com as demais áreas da agência, o contato com o cliente, a objetividade e transparência, a ética e a postura. O próximo passo foi conhecer nosso mercado (Brasil) com todos seus números: População, distribuição de renda, LPC, meios, penetração, perfil, domicílios com TV, cobertura, audiências, etc.· E aí partimos para a procura do nosso consumidor, o "Wally". E esta procura é baseada em Ferramentas, Instrumentos = Pesquisa.
E depois de saber que roupa usar para procurar o Wally, conhecer a terra do "Wally" e saber quem é ''Wally" chegamos finalmente ao "Plano infalível para achar o "Wally", o "Planejamento de Mídia", e a partir do briefing, Temos objetivos, Analisamos a concorrência, Traçamos estratégias, Buscamos eficiência, Recomendamos meios, e Definimos táticas. Ufa! Finalmente achamos o nosso plano!
O curso foi concluído pelos alunos através de um Briefing simulado, onde foi possível avaliar o aproveitamento e premiar o grupo que melhor se destacou considerando: conteúdo, formato e apresentação do trabalho com o Troféu "Onde esta o Wally?".
O grupo vencedor foi composto com os seguintes profissionais:
Monique Bonelli - Artplan
José Renato - Promarket
Monica Branquinho - Elan Garden
Veruska Lages - Speroni
A exemplo do curso administrado em julho de 96, "Trabalhando com os número ensinados" sobre pesquisa de mídia, nós, os componente do Grupo de Mídia, sentimos mais uma vez, a satisfação de poder acrescentar e contribuir para a formação da nossa atividade, de forma que estes profissionais que estão iniciando nesta área tenham, não só a visão atual e futura da atividade da mídia, mas também orgulho de pertencer a uma categoria que muito tem a contribuir, acrescentar e fazer crescer o Business da propaganda brasileira.
Mas o curso também foi avaliado, onde mais uma vez, concluímos que estamos no caminho certo, procurando atender as necessidades de nossos profissionais.
Os números: 53% dos alunos consideraram o curso exatamente dentro das suas expectativas, 24% acharam melhor do que esperavam, 61% concluíram que a duração do curso (9 aulas) foi o suficiente, enquanto que 91% concordaram com o tempo estipulado por aula e, na avaliação dos professores e seus temas, quase 70% concluíram: "muito bom".
Próximo curso ainda sem data definida: Negociação

• Heliane Antonello
Diretora de Mídia da Artplan e VP de Operações/Eventos do Grupo de Mídia/RJ