Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 01/AGO/1997 - Espaço da Promoção
AMPRO-Associação de Marketing Promocional

 

Esta coluna era integrante da Edição Mensal Especial da Janela Publicitária, publicada no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Problemas com fornecedores

Em nossas últimas conversas aqui no "Espaço da Promoção" tenho transmitido a indignação de nosso setor com os chamados jobs especulativos, contando, inclusive, alguns cases que nos foram enviados por algumas agências. Vou relatar um outro fato, igualmente desagradável, só que se refere à relação com fornecedores.
A New Media foi contratada por um de seus clientes para acompanhamento de montagem de palco em evento ao ar livre. O resultado foi desastroso. A New Media enviou carta ao fornecedor, manifestando sua "insatisfação e frustração" com os serviços prestados.
"À New Media coube apenas a supervisão da montagem; acontece que os problemas causados pela empresa fornecedora do palco acarretaram uma sobrecarga a equipe de produção, já que, por ter de se dedicar a arremates de emergência, deixou de cobrir outros setores. Cabe ao cliente avaliar o prejuízo e qualidade de serviços, mas à New Media compete registrar todos os itens falhos que prejudicaram, e muito, o seu trabalho".
A correspondência que será enviada pela New Media ao fornecedor é extensa. Por isso, vou reproduzir aqui apenas alguns trechos que dão bem a ideia dos riscos causados por este fornecedor.
- "Na véspera do evento, não tínhamos ninguém de plantão para os reparos finais e fomos informados de que não poderia haver ensaio, em função de os camarins não estarem acabados".
- "Quando fomos supervisionar o palco, percebemos que estava inteiramente desnivelado, com pregos aparentes, e tivemos que retirar a forração e refazer o piso inteiro".
- "Na escada onde subiriam os artistas faltava um corrimão. Depois que reclamamos, colocaram um corrimão de madeira, sem estabilidade".
- "Houve um acidente com um funcionário que trabalhava sem nenhum equipamento de segurança. E se houvesse algo mais sério do que apenas um corte no nariz?"
- "No final da noite, na desmontagem dos camarins, fomos surpreendidos ao verificar como era feito o trabalho. Primeiro, puxaram o container, deixando assim que as telhas desabassem sobre os móveis antigos e caros que um hotel nos havia cedido para decoração dos camarins. O funcionário que comandava este trabalho estava com uma lata de cerveja na mão, com ar de embriagado".
- "A equipe de montagem que deveria terminar o trabalho no palco às 6 horas só chegou às 10:30h, quando os artistas já se encontravam no local e nossa equipe de produção já tinha arrastado os camarins e limpado a área atrás do palco".
- "Solicitamos que fosse refeita a saia de palco, porque se encontrava totalmente despencada. Nenhuma providência foi tomada".
- "Não foi feita uma entrada que solicitamos para os artistas e, diante de muita reclamação dos músicos, fizemos uma escada para que subissem no momento de iniciar o espetáculo".
- "As laterais do palco estavam totalmente estufadas, talvez em função da chuva, deixando passar luz pelas frestas abertas. O piso do palco também teve que ser refeito, atrasando a marcação e afinação dos artistas".
- ''Toda a parte superior ao redor do palco estava aberta e, quando foi projetado o vídeo na tela, nada aconteceu. Uma verdadeira decepção, pois tínhamos 800 pessoas sentadas, na expectativa do que passaria ali, inclusive o pronunciamento do presidente da empresa. Não se via nada. "Além disso, o fornecedor pendurou no palco, a guisa de tela, um pano branco totalmente enrugado, que prejudicou a apresentação dos artistas".
- "Antes do espetáculo, houve um princípio de incêndio em um dos camarins, provocando pânico em todos, inclusive na imprensa. O camarim do artista principal ficou totalmente alagado em consequência de um vazamento e passamos o show inteiro limpando o local com toalhas improvisadas".
A New Media encerra a carta dizendo: "não ficamos nada satisfeitos em apontar estes problemas. Melhor seria proceder com V.Sa. como estamos fazendo com todas as outras empresas que se juntaram a nós neste evento, ou seja, mandando cartas de agradecimentos por bons serviços. Mas infelizmente nosso cliente, que poderia contar conosco em outras áreas, como coordenação de entrada de funcionários Vips, chegada de ônibus com 500 convidados para assistirem ao show etc., ficou prejudicado, pois naquele momento nossa equipe estava simplesmente varrendo o chão, colando passadeiras e batendo pregos".
O relato acima é impressionante. Acho que serve de subsídio para nossas agências, no momento de negociar com qualquer fornecedor para a produção de um evento.

• Maria Helena Araujo
Presidente da Ampro/Rio