Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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Mercado carioca terá semana cheia de eventos
Como há muito tempo não acontece, o Rio de Janeiro terá uma semana particularmente agitada para os publicitários. De segunda a quinta haverá desde festas a seminários técnicos, promovidos por várias entidades.
ABP comemora 60 anos com baile na segunda-feira
Com entrada grátis para quem for publicitário, a ABP abre a semana comemorando o seu 60º aniversário numa festa programada para pelo menos 1000 pessoas, segunda-feira, 21/07, às 21:30h, no Canecão, ao som da Orquestra de Severino Araujo.
Apesar de a festa ser gratuita, a apresentação do convite será indispensável, já que o controle da entrada será feito pelo Canecão e não pela ABP. Para conseguir o seu convite, o publicitário deve pegá-lo na sede da ABP, à Av. Rio Branco, 14/17° andar, a partir desta sexta-feira.
Quem não for associado à entidade precisa comprovar que é publicitário.
CCRJ inaugura na terça-feira exposição sobre o Rio
Pela primeira vez em seus 13 anos, o Rio Cine Festival se abre também para a publicidade. Nesta terça-feira, 22/07, às 20:00h, o Rio Cine e o Clube de Criação do Rio inauguram, na Rua Marechal Floriano, 168 Térreo, onde funciona o Centro Cultural Light que está dando o apoio ao evento uma exposição com cerca de 60 trabalhos de criadores de publicidade cariocas sobre o Rio de Janeiro.
Serão painéis com fotografias, projetos de direção de arte, textos e ilustrações selecionados por uma rigorosa curadoria formada por diretores de criação de agências cariocas.
Gap abre seminário sobre briefing na quarta-feira
Com a impossibilidade do diretor da Doctor, Sérgio de Paula, participar como palestrante do primeiro dia do seminário Técnicas de Briefing, o GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento convidou outro criador de não menor peso: Lula Vieira, vice-presidente de criação da V&S e um dos mais consagrados profissionais do setor no mercado carioca.
O seminário começa quarta- feira, 23/07, no auditório do Centro Empresarial Rio, às 19:30h pontualmente, segundo o GAP, com uma palestra de Carlos Campana, diretor de atendimento da Caio Domingues, falando sobre as diversas técnicas de briefings. A seguir, Lula conta sua experiência como criador sobre o que falta nos briefings. No dia seguinte é a vez de Álvaro Esteves, da Giovanni, falando sobre ouvir e perguntar: 7 hábitos eficazes; e Roberto Duailibi, presidente da DPZ, fecha o encontro contando como é feito o briefing na sua agência.
Mais informações sobre o seminário do Gap podem ser conseguidas pelos telefones 253-1166/0979/0462.
Publicidade americana sofre novo revés com anti-tabagistas
Os publicitários americanos são os grandes perdedores do acordo assinado entre os três mais importantes grupos de tabaco (Philip Morris, RJR Nabisco, Brown and Williamson), trinta e sete estados americanos e associações de consumidores. Pelo acordo, os processos dos consumidores serão retirados contra o pagamento de mais de 350 milhões de dólares.
A comunicação dos fabricantes de cigarro também será mais limitada. A partir de agora, as agências não podem mais usar em suas campanhas desenhos ou fotos de personagens humanos. Nas revistas destinadas a jovens, os anúncios deverão ser apenas em preto e branco e será totalmente retirada a publicidade em televisão, cinemas e telões de shows musicais. Também haverá uma forte redução na liberação de outdoors do produto, sem falar que a indústria cigarreira não poderá mais fazer publicidade em estádios esportivos.
A área promocional também sofreu com o acordo. Na comunicação em ponto de venda só será liberada a colocação de cartazetes atrás do balcão e longe de produtos destinados às crianças. Agora, produtos de tabaco não podem mais patrocinar eventos esportivos e as marcas dos cigarros estão proibidas de serem reproduzidas em brindes que sejam vinculados à compra de cigarros.
A única compensação que a publicidade americana está tendo nesta batalha entre consumidores e fabricantes é que está crescendo a previsão de verba a ser colocada este ano nas campanhas antitabagistas, que já começa a se aproximar do milhão de dólares.
ABA promove Rio Meeting sobre marketing promocional
No próximo dia 5 de agosto, no Rio Atlântica Hotel, a Associação Brasileira de Anunciantes estará realizando o Meeting Planejamento Promocional, onde pretende abordar estratégias, calendário e a engenharia das principais áreas promocionais, como eventos, merchandising, ações no ponto-de-venda, sampling e promoção de vendas.
Começando às 9:00h e terminando às 18:00h, o encontro apresentará, entre outras, palestras de Hugo Mattos Janeba (gerente de marketing da Elma Chips), Marcio Pegado (gerente de comunicação da Petróleo Ipiranga) e Marcus Borges (diretor da Multinational).
As inscrições custarão R$ 125,00 para os sócios da Aba e da Ampro-Rio e R$ 200,00 para os demais interessados. As reservas e informações podem ser conseguidas pelos telefones 0800-124588 ou (011) 283-4588.
Pepsi retorna à mídia voltada para o público de teenagers
Depois de algum tempo fora da mídia, a Pepsi retoma esta segunda-feira, 21 de junho, com a campanha Generation Next, que faz parte de sua estratégia mundial, segundo revela o gerente de marketing da empresa no Brasil, Carlos Ricardo. De acordo com ele, com Generation Next a Pepsi volta às campanhas temáticas voltadas para o público teen, que é o alvo da empresa em todo o mundo.
Para isso, a campanha vem com dois filmes. O primeiro traz o conceito do que é ser geração futura, com trilha sonora em ritmo de rap. O segundo apresenta o novo fenômeno pop das cantoras britânicas Spice Girls cantando o jingle original em inglês Pepsi Generation Next.
Aproveitando a campanha, a Pepsi ainda apresenta no Brasil a sua nova logomarca, agora com o findo todo azul e o globo que simboliza a marca em três dimensões. Os filmes da Generation Next serão veiculados na Rede Globo e na MTV, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, durante cinco semanas.
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•PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 18: Armando Strozenberg (diretor da Contemporânea), Cillas Amaral (supervisor de criação da Publicis Norton), Flávio Guerreiro (redator da V&S); Dia 19: Cláudia Castro (Movi&Art), Paulo Antônio Magoulas; Dia 21: Eduardo Reque (diretor de arte), Paulo Saad Jafet (diretor da TV Bandeirantes); Dia 22: Mário Castelar (diretor geral da Publicis Norton Rio); Dia 23: Antônio Frota (diretor de criação da Unlike); Dia 24: Andrea Maggessi (diretora de operações da Ammirati Puris Lintas).
• AGÊNCIAS SE ENCONTRAM - A Abap apresenta hoje, para seus associados e para a imprensa o temário do III Ebap-Encontro Brasileiro de Agências de Propaganda, que será realizado no Rio de Janeiro de 29 a 31 de outubro próximos. Como seria de se esperar, entre os temas estará a auto-regulamentação da atividade publicitária, que entrou em vigor no final de junho último.
• CANGAÇO NA TV - A Giovanni é quem está cuidando, para a Rede Manchete da campanha de lançamento da próxima novela da emissora: Mandacaru.
• VERSÕES CONFLITANTES - Segundo nota no Advertising Age, a DDB comprou mesmo foi a maioria das ações da DM9. Resta saber se a notícia certa é a da imprensa americana ou a brasileira, que publicou a versão de Nizan Guanaes que vendeu apenas 41% de suas ações,
• SER FIEL OU NÃO - A Unità prossegue em agosto coma sua útil série de eventos sobre marketing e propaganda. Desta vez, o tema será Fidelização: Uma União Inseparável com o Cliente. O encontro está marcado para o dia 13 de agosto, às 18:30h, no Centro Empresarial Rio, com a presença, como palestrantes, de Oscar Guerra (diretor de marketing e produto da Varig), Luiz Alberto Marinho (gerente de marketing do BarraShopping) e Cássio Lopes (diretor da Associação Brasileira de Franchising). Quem estiver interessado deve se informar na agência, com Valéria, pelo telefone (021) 539-0424.
• CARRO NOVO - Marcelo Gorodicht agora está de Audi. Pelo menos a sua D+W está, com a conquista da conta da concessionária Audi-Rio.
• GEOMETRIA DO CONSUMIDOR - A Colgate pegou pesado em um comercial que está agora no ar, dizendo que ela acaba de lançar uma escova de dente tridimensional. Bem, pelo menos eu nunca tinha percebido que as outras escovas dela eram planas.
• CARTAS - A Janela Publicitária é publicada todas as sextas-feiras. Correspondências para a coluna devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.
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