Esta coluna era integrante da Edição Mensal Especial da Janela Publicitária, publicada no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
O Dia do Mídia
Criado por Aroldo Araújo e instituído em 1977, o Dia do Mídia é, todos os anos, uma das datas mais comemoradas do calendário da propaganda. Em meio a todas as matérias, resenhas, discussões sobre o Festival de Cannes, que acontece no mesmo período, as publicações dirigidas ao mercado abrem sempre muito espaço editorial e aos anúncios que homenageiam o Profissional de Mídia.
Em geral, estas mensagens - editoriais ou comerciais - são carinhosas, divertidas e acima de tudo muito sérias no tratar da atividade de mídia. E não poderia ser diferente. Desde que surgiu, a evolução da nossa atividade tem sido constante. Saímos das meras conferências de espaços e estimativas de custos para a atividade de planejamento, onde o raciocínio estratégico aliado a um enorme senso de negócios prevalece.
A cada dia cresce a opção de meios e veículos, surgem novas teorias. E, aí, cresce a importância da mídia como analista deste universo e como gestora da verba do cliente.
A globalização tem trazido à realidade do produto criativo de anunciantes internacionais, vir pronto lá de fora. Se isto é bom ou ruim, acertado ou não, é uma outra discussão. O fato é que estes anunciantes exigem de suas agências, no Brasil, um único diferencial: a mídia criativa, fundamentada, consciente e, acima de tudo, eficiente. E o perfil exigido para o profissional de mídia é o de um profissional de comunicação, alguém que esteja completamente comprometido com o desenvolvimento do negócio do cliente.
Mais: os custos de mídia estão crescendo em descompasso com as verbas publicitárias. Alguns, em proporção impossível de ser acompanhada. Novamente a responsabilidade de equalizar esta situação recai sobre o profissional de mídia.
Isto tudo sendo verdade, cresce também e de forma incontestável a importância da mídia dentro da agência. Veículos e anunciantes estão cada vez mais preparados nesta área e a agência que não tiver no seu time profissionais de mídia capazes de "apitar" este jogo e equipado com um mínimo de ferramentas, vai perder espaço para outra mais bem preparada.
É por isto que o Dia do Mídia se repete 365 vezes por ano (é, estou incluindo fim-de-semana e feriados sim!), assim como se repetem, também, o Dia da Criação, o Dia do Atendimento, o Dia da Produção, o Dia do RTVC, o Dia da Administração, o Dia do Financeiro, o Dia da Secretária, o Dia do Contínuo e todos os outros Dias que, embora ainda não tenham sido instituídos, juntos, compõem o dia-a-dia da atividade de propaganda.
• Denise Gorga
Diretora de Mídia da V&S Comunicações e VP de Pesquisa do Grupo de Mídia/RJ
Atividades do Grupo de Mídia para julho/97:
a) de 01 a 17: Curso de Planejamento - ''Onde está Wally?"
b) em andamento: 1º Concurso Universitário sobre Mídia - estamos recebendo as redações até 31/07/97 |
|