Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 23/MAI/1997
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas revela candidatos ao Prêmio Rogerio Steinberg

Já estão conhecidos os nomes dos 10 mais premiados diretores de arte e redatores do 16° Prêmio Colunistas Rio, entre os quais estão os seis profissionais que receberão, no dia 3 de junho próximo, os diplomas do Prêmio Rogerio Steinberg.
Para levantar estes dados, a organização do Colunistas Rio considera as fichas técnicas conforme apresentas pelas agências antes do concurso. Cada um dos redatores e dos diretores de arte citados recebe 10 pontos por cada Grande Prêmio, 6 por cada diploma de Ouro, 4 por cada de Prata e 3 pelos Bronzes.
O 16° Colunistas Rio premiou 63 diretores de arte, e os 10 mais premiados, em ordem alfabética, foram Alessandra Sadock, André Nassar, Bruno Prósperi, Cristina Amorim, Guilherme Jahara, Humberto Fernandez, José Luis Vaz, Marcelo Giannini, Paulo Brandão e Tico Moraes.
Entre os redatores inscritos, 60 foram premiados. Em ordem alfabética, os 10 mais, entre eles, foram Adilson Xavier, André Pedroso, Fred Moreira, Gustavo Nogueira, Marcos Pedrosa, Marcos Silveira, Romeu Loures, Sérgio de Paula, Silvio Matos e Victor Sant' Anna. O resultado final será divulgado no encerramento da festa do Colunistas no Hotel Intercontinental.

Turismo terá festival internacional de propaganda este ano na Croácia

A cidade de Dubrovnik, na Croácia, será a sede do I Festival Internacional de Propaganda de Turismo e Lazer, durante os próximos dias 25 a 28 de setembro, promovido pela empresa Global Communications.
Durante o festival, que julgará trabalhos - de mídia eletrônica e impressa - em categorias como Transportes Aéreos, Hotéis, Eventos Esportivos e Agências de Viagens, entre outros, também serão realizados seminários sobre o marketing e a comunicação deste setor. O júri será formado por diretores de criação de agências e diretores de marketing de clientes.
O prazo para inscrições será '31 de julho de 1997. Quem estiver interessado pode contatar o diretor do festival, N. Nayar, em Londres, pelo telefone 44 171 306-3242 ou pelo fax 44 171 306-3166 ou ainda pelo e-mail global-communications@zg.tel.hr.

Curso de traço pretende estimular diretores de arte a retomar desenho

Alberto Garcia
Alberto Garcia por ele mesmo 

O ilustrador argentino Alberto Garcia - radicado no Brasil desde 1968 - está começando uma campanha para recuperar a importância do profissional do traço neste mercado inundado por clip-artes de computadores. Garcia não só organizou um curso de desenho livre para diretores de arte como está distribuindo às agências cariocas uma série de folhetos afirmando, por exemplo, que, apesar de algumas agências acharem storyboards uma coisa ultrapassada, "clientes adoram storyboards e produtoras acham ótimo quando chegam filmes com storyboards aprovados". Alberto garante que é muito mais rápido ele desenvolver as ilustrações para um filme ou para o layout de um anúncio desenhando diretamente na tela do computador, com um mouse ou com um mouse-pen, ao lado da própria criação, do que alguém ficar procurando referências de imagens em CD-Rom ou em catálogos. Ele lembra, inclusive, que "o rough solto e ligeiro facilita a compreensão de uma ideia pela equipe, ou numa reunião com o cliente".
Para incentivar os diretores de arte a se reaproximar da ilustração, Alberto Garcia montou o curso "Aulas de Traço", que em 5 encontros individuais ou para dois alunos, ele promete "recuperar a liberdade inata" de cada pessoa se expressar num papel com lápis e caneta. Durante o curso, o aluno fará uma série de exercícios treinando desde a traçar círculos e retas até a desenhar figuras, objetos e cenários.
Cada aula individual custa R$ 30,00 enquanto que, para dois alunos, sai a R$18, para cada um. Quem tiver interesse deve encontrar o Alberto Garcia pelo telefone 541-7787 ou pelo Teletrim 546-1636 código 460-6255.

Coca assume visual amazonense para os rótulos do Guaraná Taí

O Guaraná Taí está de visual novo, com rótulos que adotaram símbolos tipicamente brasileiros: a fauna, a flora e o folclore do Amazonas, estado de origem da fruta Guaraná e onde a Coca-Cola já patrocina o festival de Parintins.
O gerente da marca Taí, Joni Raugust, destaca que além dos símbolos típicos, a nova decoração possui uma tonalidade verde mais clara do que a do rótulo tradicional. O desenvolvimento da nova cara do Taí foi feito pela empresa de promoções carioca Harmonia.
Diz a Coca que o Guaraná Taí está ampliando a sua participação de mercado desde o seu relançamento, em agosto de 1995. Os últimos resultados do Instituto Nielsen, de Dezembro de 1996 e Janeiro de 1997, mostram que Taí tem 2,3% do mercado total de refrigerantes. No estado do Paraná, por exemplo, a marca já é a líder deste sabor.

MKTMIX MKTMIX

Doctor para Prêmio Colunistas Rio: Regra básica da propaganda.
Anúncio do Prêmio Colunistas criado pela Doctor e publicado na edição impressa da Janela. 

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 23: Carlos Luz (Diretor de Operações da Luz); Dia 26: Arnaldo Rozencwaig (Redator da Salles); Dia 29: Pedro Feyer (Diretor de Criação da Thompson).
• HORA EXTRA - O diretor de arte Fernando Gerardó inaugura esta sexta-feira, às 19:30h, no Clube Caiçaras, a sua nova coleção de pinturas. Nascido na Argentina, Gerardó passou toda a vida no Brasil, tendo sido diretor de criação da J. Walter Thompson, Grant Advertising, CIN, Lintas e MPM.
E na noite do dia 3 de junho ­ infelizmente no mesmo momento da festa do Colunistas-Rio, o redator e diretor de criação da Publinews, Antônio Torres, estará lançando seu novo livro, "O Cachorro e o Lobo", editado pela Record, na Livraria Timbre do 2° piso do Shopping da Gávea.
• VOLTA AS AULAS - Marcelo Gorodicht está comemorando a sequência de novas conquistas da D+W, agora que ele voltou a cuidar mais do escritório carioca da agência. Foi para lá uma parte da conta da PUC-RJ, que já estará colocando em jornal, revista e rádio trabalhos para a Coordenação Central de Extensão.
• PRÉ-HlSTÓRIA - O sócio e diretor de criação da agência Exemplo, Alexandre Guedes, conta orgulhoso que conquistou a conta da Fóssil, a empresa do modelo Luciano Szafir (o namorado da Xuxa), que está lançando no Brasil uma linha de relógios e acessórios trazidos dos Estados Unidos. Por enquanto, a veiculação se concentrará nas datas comemorativas do ano, em revistas como Caro Veja e Playboy. No segundo semestre, a Fóssil entrará em cinema no Rio e São Paulo, com campanhas institucionais. A previsão de Alexandre é que a conta invista US$ 500 mil ainda este ano.
• PROMOCIONAIS - Maria Helena Araujo, sócia-diretora da New Business, já é a nova presidente do capítulo carioca da Ampro-Associação de Marketing Promocional para o biênio 97/99. Ele tomou posse esta última quarta-feira, em concorrido coquetel na Casa de Cultura Laura Alvim.
• JOVENS CRIATIVOS - O julgamento dos publicitários cariocas com menos de 28 anos que representarão o Rio de Janeiro no Festival de Cannes acontecerá esta sexta-feira, no segundo andar do bar O Belisco, dentro da promoção Young Creatives, que garante a inscrição no festival sem qualquer custo. Estarão como jurados este colunista, Marcos Silveira (representando o Clube de Criação do Rio), Adilson Xavier e um dos Young Creatives do ano passado, cujo nome ainda não foi confirmado.
• DINAMIZANDO - A Dinâmica contratou Neuza Barbosa (ex­Almap) para a sua área de eventos. Ela já participa da organização da festa do Prêmio Colunistas e da nova campanha promocional da operadora de turismo Singa. Ainda da Dinâmica, sua diretora Isabela Gatti foi convidada a assumir o cargo de Diretora de Eventos da Associação dos Jovens Empresários, que esta semana realizou com sucesso o fórum "Desafios de um Mundo Globalizado", no auditório da Firjan.
• EM FILMES - Antônio Servolo é o novo diretor da produtora paulista Espiral no Rio de Janeiro mudando a área de rádio em que estava desde que passou pela produtora Chorus e pelo Sistema Globo de Rádio.
• CARTAS - A Janela Publicitária é publicada todas as sextas-feiras. Correspondências para a coluna devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.