Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Rio fica com 12 trabalhos entre os melhores do Brasil no Colunistas
Já estão conhecidos os melhores trabalhos publicitários de todo o Brasil, vencedores da grande finalíssima do XXX Prêmio Colunistas Brasil, julgado esta semana em São Paulo tendo no júri a presidência de Armando Ferrentini e a participação, representando o Rio, de Jomar Pereira da Silva e este colunista.
O Rio de Janeiro ficou com 12 das 50 medalhas conferidas, através de trabalhos da Artplan, BM&A, Contemporânea, D+W, Doctor, Giovanni, Grottera, McCann Erickson e Salles. Foram 9 agências cariocas entre as 24 premiadas.
Estes trabalhos superaram 5.086 inscrições das 305 agências de 18 estados brasileiros que participaram dos 9 julgamentos regionais da premiação. Foram 1.215 inscrições em Televisão e Cinema, 460 em Rádio, 1.919 em Mídia Impressa, 338 em Outdoors, 496 em Campanhas e 656 como Apresentações Especiais, confirmando o Prêmio Colunistas como o maior concurso publicitário do Brasil.
Pelo júri nacional, a DM9 foi escolhida a Agência do Ano. O título de Publicitário do Ano foi concedido a Roberto Justus, da Fischer, Justus e o de Profissional de Propaganda do Ano para Luiz Eduardo Vasconcelos, do O Globo. O Anunciante do Ano foi o Bradesco e o Veículo do Ano o jornal Correio Brasiliense.
O Grande Prêmio de Comercial do Ano foi para "Cowboy", da LOWE LODUCCA para Grupo Achè / Pastilhas Benalet. O Fonograma do Ano ficou, com "Tarantella", da S&AA para Pizzaria Cristal, e o Anúncio do Ano com "Visa. O Cartão Que Mais Abre Portas...", da ALMAP/BBDO para Visa. O vencedor do Outdoor do Ano foi a Série "Olimpíadas", da YOUNG & RUBICAM para Varig e da Campanha do Ano foi "Mamíferos", da DM9 para Parmalat/Leite.
A seguir, os 12 trabalhos dos Hércules da propaganda carioca:
TELEVISÃO E CINEMA
Ouro de Cultura e Educação: "Família do Carro", da CONTEMPORÂNEA e Jodaf para O Globo/Help Português.
Ouro de Institucional ou Corporativo: "Cidade Maravilhosa", da SALLES DMB&B e Conspiração para Rio Sul Shopping Center.
Ouro de Produtos e Serviços Públicos e Comunitários: "As Rosas Não Falam", da DOCTOR e MW para Jardim da Saudade.
Ouro de Varejo de Pequeno e Médio Porte: "Vidente", da CONTEMPORÂNEA e Jodaf para Óticas Fluminense.
RÁDIO
Ouro de Meios de Comunicação: "Tiririca", da GROTTERA e Chorus Estúdio para O Globo (Classificados).
MÍDIA IMPRESSA
Ouro de Cosméticos e Produtos de Toalete: Série ''Troque Seu Creme Dental...", da GIOVANNI para Smithkline Beecham / Creme Philips.
Ouro de Produtos e Serviços de Limpeza e Manutenção do Lar: "O Grito", da D+W para Insetisan.
CAMPANHAS
Ouro de Bebidas Não-Alcoólicas: "Prazer de Sol A Sol", da MCCANN-ERICKSON para Coca-Cola.
Ouro de Meios de Comunicação: "Na Dúvida, Leia O Jornal do Brasil", da DOCTOR para Jornal do Brasil.
Ouro de Turismo, Transportes e Diversões Públicas: "Rock In Rio Café e Parceiros", da ARTPLAN para Vários.
Ouro de Vestuário e Acessórios Pessoais: "Só a Duloren imagina...", da DOCTOR para a DuLoren.
APRESENTAÇÕES ESPECIAIS
Ouro de Campanha de até 60 cm ou 1/2 Página de Revista: "Uma História Pra Contar", da BM&A para Supermercado Zona Sul.
Contas trocam de mãos e animam o mercado
Foi para a D+ W a conta do Nova América Outlet Shopping, disputada em concorrência também pela Doctor e pela Giovanni. A expectativa de verba anual é de R$ 1 milhão e a primeira campanha da agência que substitui a DPZ já é para o Dia dos Namorados, em junho.
Depois de algum tempo voltado para a expansão da D+W em São Paulo, Marcelo Gorodicht está novamente dedicando um tempo maior ao escritório carioca. Os resultados começam a ser sentidos. Na última semana, a agência conquistou a conta da editora Ediouro, que está buscando ampliar sua participação no mercado de revistas noticiosas.
Tanto que a Ediouro acaba de tirar Ricardo Canella da direção geral da Editora Abril- Rio para comandar este seu setor. O primeiro trabalho da D+W para a Ediouro será para a revista Internet.br.
A Speroni também está cheia de novidades, entre as quais a incorporação de Maurício Leite, ex-Ferrari, como seu novo diretor de criação. A agência, no último mês, conquistou três tradicionais contas cariocas: a churrascaria Marius, que estava na GR.3; a companhia aérea Alitalia, que era atendida pela Giovanni, e o SMB Plano de Saúde, que se decidiu pela Speroni em concorrência.
Na DPZ-Rio, a novidade é a conquista da conta da Prefeitura do Rio, avaliada em R$ 20 milhões. A agência disputou com Artplan, Denison Rio, Ferrari, Giovanni, JWT, Publicis Norton, Salles/DMB&B, Tática e V&S.
|
Semana de reviravoltas na criação carioca
O tradicional troca-troca que acontece na criação na volta de Cannes, em julho, foi antecipado este ano. Esta semana, foi oficializada uma série de mudanças tanto no primeiro escalão da criação de diversas agências cariocas como no rearranjo de algumas duplas.
A maior surpresa foi a volta do redator Felipe Rodrigues para a Chris Colombo, agora como sócio e diretor de criação da agência em cuja diretoria já está sua mulher, a diretora de arte e designer Alícia Osborne. Com a chegada de Felipe, a partir do próximo dia 20, deixa a direção de criação da Chris o redator Álvaro Gabriel, que desde o final de 1996 já se noticiava como demissionário da agência.
Na Giovanni, onde Felipe estava, a vaga de redator não demorou a ser preenchida. Quem assume, a partir de junho, é Toninho Lima, que desde sua saída da direção de criação da Artplan, há alguns meses, teve como endereço a agência de promoções Comunicação Máxima.
Nas últimas semanas, Toninho esteve fazendo freelances para a Contemporânea, de onde haviam saído o diretor de criação Silvio Matos e o redator Rodolfo Sampaio. Agora, o vice-presidente e sócio da Contemporânea, Mauro Matos, concluiu o processo de substituição. O cargo de diretor de criação foi temporariamente eliminado. Diretamente abaixo de Mauro fica, como supervisor de criação, o redator André Pedroso, que já era da empresa. E para a vaga de redator entra Victor Sant'Anna, que estava supervisionando a criação da D+W.
Isso, claro, deixa uma vaga nesta agência. Seu diretor, Marcelo Gorodicht, diz que desta vez contratará um diretor de criação e não mais um supervisor. Como a agência acaba de conquista duas importantes contas (veja matéria nesta edição), Marcelo deve anunciar o novo nome nas próximas horas.
Fora esta cadeia de mudanças, está a saída do diretor de arte Igor Broseghini da supervisão de criação da Cult, cargo que ele dividia com a redatora Andréa Lobato. Igor não definiu seu próximo pouso.
E a Esquire & Associados, a nova agência surgida com o desmembramento da Pubblicità & Esquire, anuncia a contratação, como diretor de criação, de um dos ícones da direção de arte carioca: Victor Kirovsky, que esteve ultimamente, entre outras agências, na Giovanni e na Cult. A Esquire também contratou uma redatora: Mônica Muylaert, exD+W.
Last, but not least, está à ampliação da criação da Década, com a entrada da diretora de arte Mirella San Martini para o time dirigido por Fernand Hurel.
Fórum para jovens empresários vai debater a propaganda global.
Luiz Alberto Marinho (Barrashopping), representando os anunciantes; Sérgio de Paula (Doctor), representando a criação e Marcelo Gorodicht (D+W) como atendimento estarão se enfrentando na próxima quarta-feira, 21, no debate "Planejamento Local ou Propaganda Global", durante o Fórum de Sucesso "Desafios de um Mundo Globalizado", promovido pela Associação dos Jovens Empresários com o apoio da Firjan e organização da Dinâmica.
O Fórum começa dia 20 e ainda terá três outras palestras: "O crescimento dos investimentos estrangeiros no Brasil", com o presidente do Banco Pactual, Luís César Fernandes; "Os novos canais de vendas: Telemarketing X Internet", com Alexandre Accioly Rocha, presidente do Grupo Quatro A; e "A Globalização do Varejo", com Arthur Sendas, presidente do Grupo Sendas.
Quem quiser informações vai conseguir pelos telefones 283-2959 e 223-4211.
|
Anúncio criado pela Doctor para o Prêmio Colunistas e publicado na edição impressa da Janela.
|
MKTMIX MKTMIX
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 18: Osmar Gonçalves (Rede Manchete); Dia 19: Eduardo Quentel (Diretor da Interativa), Jomar Pereira da Silva (Coordenador de Comunicação do Estado); Dia 20: Cyd Pacheco (Diretor da SGP); Dia 21: Mauro Lopes (Diretor de Operações da Metrópolis); Dia 22: André Nassar (Diretor de Arte da Contemporânea), Paulo Roberto Lavrille (Ex-Diretor da Salles); Dia 23: Carlos Luz (Diretor de Operações da Luz).
• CRISE - É grave a situação de muitas agências no Rio. Dizem que a Coscom Grant está pra fechar. A Universal & Grey também. Também não devem durar muito a SGB, a Estrutural, a Abaeté, a Jotaé Kastrup, a Tandem, a Franco Paulino Moraes, a Redinger&JG e a JMM. E parece que a MPM vai ser vendida pra Lintas. Será muito difícil que o mercado publicitário carioca continue existindo depois disso tudo.
• ROCK IN COLUNISTAS A festa do Colunistas-Rio deste ano - no próximo dia 3 de junho - vai ter uma esticada oficial no Rock In Rio Café. Graças ao apoio da Artplan, o convite do ColunistasRio dará direito a, depois da festa, entrar na casa noturna mais badalada atualmente no Rio sem pagar entrada nem consumação mínima.
Os publicitários cariocas vão sair em caravana do Intercontinental até o BarraShopping!
• RUMO À MATRIZ - Odilon Almeida Jr. está deixando o marketing da Coca-Cola no Rio, se transferindo para a matriz da empresa em Atlanta.
• CRISE II - Esclarecimento aos novatos: todas aquelas agências citadas na nota "Crise", lá em cima, já fecharam faz tempo. E a vida continuou, né não?
• CARTAS - A Janela Publicitária é publicada todas as sextas-feiras. Correspondências para a coluna devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.
|