| 
                                             
                                              
                                             Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil. 
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet. 
                                              Rio fica com 12 trabalhos  entre os melhores do Brasil no Colunistas 
                                              Já estão conhecidos os  melhores trabalhos publicitários de todo o Brasil, vencedores da grande  finalíssima do XXX Prêmio Colunistas Brasil, julgado esta semana em São Paulo  tendo no júri a presidência de Armando Ferrentini e a participação,  representando o Rio, de Jomar Pereira da Silva e este colunista. 
                                                O Rio de Janeiro ficou com  12 das 50 medalhas conferidas, através de trabalhos da Artplan, BM&A,  Contemporânea, D+W, Doctor, Giovanni, Grottera, McCann Erickson e Salles. Foram  9 agências cariocas entre as 24 premiadas. 
                                                Estes trabalhos superaram  5.086 inscrições das 305 agências de 18 estados brasileiros que participaram  dos 9 julgamentos regionais da premiação. Foram 1.215 inscrições em Televisão e  Cinema, 460 em Rádio, 1.919 em Mídia Impressa, 338 em Outdoors, 496 em  Campanhas e 656 como Apresentações Especiais, confirmando o Prêmio Colunistas  como o maior concurso publicitário do Brasil. 
                                                Pelo júri nacional, a DM9  foi escolhida a Agência do Ano. O título de Publicitário do Ano foi concedido a  Roberto Justus, da Fischer, Justus e o de Profissional de Propaganda do Ano  para Luiz Eduardo Vasconcelos, do O Globo. O Anunciante do Ano foi o Bradesco e  o Veículo do Ano o jornal Correio Brasiliense. 
                                                O Grande Prêmio de Comercial  do Ano foi para "Cowboy", da LOWE LODUCCA para Grupo Achè / Pastilhas  Benalet. O Fonograma do Ano ficou, com "Tarantella", da S&AA para  Pizzaria Cristal, e o Anúncio do Ano com "Visa. O Cartão Que Mais Abre  Portas...", da ALMAP/BBDO para Visa. O vencedor do Outdoor do Ano foi a  Série "Olimpíadas", da YOUNG & RUBICAM para Varig e da Campanha  do Ano foi "Mamíferos", da DM9 para Parmalat/Leite. 
                                              A seguir, os 12 trabalhos  dos Hércules da propaganda carioca: 
                                              TELEVISÃO E CINEMA 
                                                Ouro de Cultura e Educação:  "Família do Carro", da CONTEMPORÂNEA e Jodaf para O Globo/Help  Português. 
                                                Ouro de Institucional ou  Corporativo: "Cidade Maravilhosa", da SALLES DMB&B e Conspiração  para Rio Sul Shopping Center. 
                                                Ouro de Produtos e Serviços  Públicos e Comunitários: "As Rosas Não Falam", da DOCTOR e MW para  Jardim da Saudade. 
                                                Ouro de Varejo de Pequeno e  Médio Porte: "Vidente", da CONTEMPORÂNEA e Jodaf para Óticas  Fluminense. 
                                                RÁDIO 
                                                Ouro de Meios de  Comunicação: "Tiririca", da GROTTERA e Chorus Estúdio para O Globo  (Classificados). 
                                                MÍDIA IMPRESSA 
                                                Ouro de Cosméticos e  Produtos de Toalete: Série ''Troque Seu Creme Dental...", da GIOVANNI para  Smithkline Beecham / Creme Philips. 
                                                Ouro de Produtos e Serviços  de Limpeza e Manutenção do Lar: "O Grito", da D+W para Insetisan. 
                                                CAMPANHAS 
                                                Ouro de Bebidas  Não-Alcoólicas: "Prazer de Sol A Sol", da MCCANN-ERICKSON para Coca-Cola. 
                                                Ouro de Meios de  Comunicação: "Na Dúvida, Leia O Jornal do Brasil", da DOCTOR para Jornal  do Brasil. 
                                                Ouro de Turismo, Transportes  e Diversões Públicas: "Rock In Rio Café e Parceiros", da ARTPLAN para  Vários. 
                                                Ouro de Vestuário e  Acessórios Pessoais: "Só a Duloren imagina...", da DOCTOR para a  DuLoren. 
                                                APRESENTAÇÕES ESPECIAIS 
                                                Ouro de Campanha de até 60  cm ou 1/2 Página de Revista: "Uma História Pra Contar", da BM&A  para Supermercado Zona Sul. 
                                             | 
                                               Contas trocam de mãos e  animam o mercado 
                                              Foi para a D+ W a conta do  Nova América Outlet Shopping, disputada em concorrência também pela Doctor e  pela Giovanni. A expectativa de verba anual é de R$ 1 milhão e a primeira  campanha da agência que substitui a DPZ já é para o Dia dos Namorados, em  junho. 
                                                Depois de algum tempo  voltado para a expansão da D+W em São Paulo, Marcelo Gorodicht está novamente  dedicando um tempo maior ao escritório carioca. Os resultados começam a ser  sentidos. Na última semana, a agência conquistou a conta da editora Ediouro,  que está buscando ampliar sua participação no mercado de revistas noticiosas. 
                                                Tanto que a Ediouro acaba de  tirar Ricardo Canella da direção geral da Editora Abril- Rio para comandar este  seu setor. O primeiro trabalho da D+W para a Ediouro será para a revista Internet.br. 
                                                A Speroni também está cheia  de novidades, entre as quais a incorporação de Maurício Leite, ex-Ferrari, como  seu novo diretor de criação. A agência, no último mês, conquistou três  tradicionais contas cariocas: a churrascaria Marius, que estava na GR.3; a  companhia aérea Alitalia, que era atendida pela Giovanni, e o SMB Plano de  Saúde, que se decidiu pela Speroni em concorrência. 
                                                Na DPZ-Rio, a novidade é a  conquista da conta da Prefeitura do Rio, avaliada em R$ 20 milhões. A agência  disputou com Artplan, Denison Rio, Ferrari, Giovanni, JWT, Publicis Norton,  Salles/DMB&B, Tática e V&S. 
                                               |     
                                              Semana de reviravoltas na  criação carioca 
                                              O tradicional troca-troca  que acontece na criação na volta de Cannes, em julho, foi antecipado este ano.  Esta semana, foi oficializada uma série de mudanças tanto no primeiro escalão  da criação de diversas agências cariocas como no rearranjo de algumas duplas. 
                                                A maior surpresa foi a volta  do redator Felipe Rodrigues para a Chris Colombo, agora como sócio e diretor de  criação da agência em cuja diretoria já está sua mulher, a diretora de arte e  designer Alícia Osborne. Com a chegada de Felipe, a partir do próximo dia 20,  deixa a direção de criação da Chris o redator Álvaro Gabriel, que desde o final  de 1996 já se noticiava como demissionário da agência. 
                                                Na Giovanni, onde Felipe  estava, a vaga de redator não demorou a ser preenchida. Quem assume, a partir de  junho, é Toninho Lima, que desde sua saída da direção de criação da Artplan, há  alguns meses, teve como endereço a agência de promoções Comunicação Máxima. 
                                                Nas últimas semanas, Toninho  esteve fazendo freelances para a Contemporânea, de onde haviam saído o diretor  de criação Silvio Matos e o redator Rodolfo Sampaio. Agora, o vice-presidente e  sócio da Contemporânea, Mauro Matos, concluiu o processo de substituição. O  cargo de diretor de criação foi temporariamente eliminado. Diretamente abaixo  de Mauro fica, como supervisor de criação, o redator André Pedroso, que já era  da empresa. E para a vaga de redator entra Victor Sant'Anna, que estava  supervisionando a criação da D+W. 
                                                Isso, claro, deixa uma vaga  nesta agência. Seu diretor, Marcelo Gorodicht, diz que desta vez contratará um  diretor de criação e não mais um supervisor. Como a agência acaba de conquista  duas importantes contas (veja matéria nesta edição), Marcelo deve anunciar o  novo nome nas próximas horas. 
                                                Fora esta cadeia de mudanças,  está a saída do diretor de arte Igor Broseghini da supervisão de criação da  Cult, cargo que ele dividia com a redatora Andréa Lobato. Igor não definiu seu  próximo pouso. 
                                                E a Esquire &  Associados, a nova agência surgida com o desmembramento da Pubblicità &  Esquire, anuncia a contratação, como diretor de criação, de um dos ícones da  direção de arte carioca: Victor Kirovsky, que esteve ultimamente, entre outras  agências, na Giovanni e na Cult. A Esquire também contratou uma redatora:  Mônica Muylaert, exD+W. 
                                                Last, but not least, está à  ampliação da criação da Década, com a entrada da diretora de arte Mirella San  Martini para o time dirigido por Fernand Hurel. 
                                              Fórum para jovens  empresários vai debater a propaganda global. 
                                              Luiz Alberto Marinho (Barrashopping),  representando os anunciantes; Sérgio de Paula (Doctor), representando a criação  e Marcelo Gorodicht (D+W) como atendimento estarão se enfrentando na próxima  quarta-feira, 21, no debate "Planejamento Local ou Propaganda  Global", durante o Fórum de Sucesso "Desafios de um Mundo  Globalizado", promovido pela Associação dos Jovens Empresários com o apoio  da Firjan e organização da Dinâmica. 
                                                O Fórum começa dia 20 e  ainda terá três outras palestras: "O crescimento dos investimentos  estrangeiros no Brasil", com o presidente do Banco Pactual, Luís César  Fernandes; "Os novos canais de vendas: Telemarketing X Internet", com  Alexandre Accioly Rocha, presidente do Grupo Quatro A; e "A Globalização  do Varejo", com Arthur Sendas, presidente do Grupo Sendas. 
                                                Quem quiser informações vai  conseguir pelos telefones 283-2959 e 223-4211. 
  
      | 
   
  
    | 
     Anúncio criado pela Doctor para o Prêmio Colunistas e publicado na edição impressa da Janela.
     | 
   
                                               MKTMIX MKTMIX 
                                              • PARABÉNS PRA VOCÊ - A  Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 18:  Osmar Gonçalves (Rede Manchete); Dia 19: Eduardo Quentel (Diretor da Interativa),  Jomar Pereira da Silva (Coordenador de Comunicação do Estado); Dia 20: Cyd  Pacheco (Diretor da SGP); Dia 21: Mauro Lopes (Diretor de Operações da  Metrópolis); Dia 22: André Nassar (Diretor de Arte da Contemporânea), Paulo  Roberto Lavrille (Ex-Diretor da Salles); Dia 23: Carlos Luz (Diretor de  Operações da Luz). 
  • CRISE - É grave a situação  de muitas agências no Rio. Dizem que a Coscom Grant está pra fechar. A  Universal & Grey também. Também não devem durar muito a SGB, a Estrutural,  a Abaeté, a Jotaé Kastrup, a Tandem, a Franco Paulino Moraes, a Redinger&JG  e a JMM. E parece que a MPM vai ser vendida pra Lintas. Será muito difícil que  o mercado publicitário carioca continue existindo depois disso tudo. 
  • ROCK IN COLUNISTAS  A  festa do Colunistas-Rio deste ano - no próximo dia 3 de junho - vai ter uma  esticada oficial no Rock In Rio Café. Graças ao apoio da Artplan, o convite do  ColunistasRio dará direito a, depois da festa, entrar na casa noturna mais  badalada atualmente no Rio sem pagar entrada nem consumação mínima. 
                                                Os publicitários cariocas  vão sair em caravana do Intercontinental até o BarraShopping! 
  • RUMO À MATRIZ - Odilon  Almeida Jr. está deixando o marketing da Coca-Cola no Rio, se transferindo para  a matriz da empresa em Atlanta. 
  • CRISE II - Esclarecimento  aos novatos: todas aquelas agências citadas na nota "Crise", lá em  cima, já fecharam faz tempo. E a vida continuou, né não? 
  • CARTAS - A Janela Publicitária  é publicada todas as sextas-feiras. Correspondências para a coluna devem ser enviadas  para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. Ou para o  e-mail ehrlich@pobox.com. 
                                              
                                              
                                               |