Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Sapasso deixa W e volta a ser atendida pelo Rio
A Sapasso, uma das principais redes de varejo de calçados do Rio, voltou a ser atendida publicitariamente por uma agência carioca, a Doctor Propaganda, depois de ter passado um tempo com a paulista W/Brasil.
Colecionadora de prêmios desde o tempo em que era atendida pela já desaparecida Estrutural, a Sapasso passou pela Contemporânea - na qual sua diretora Maria Cristina Pereira foi sócia - e ultimamente estava na agência de Washington Olivetto, sem grandes participações, no entanto, na mídia.
A expectativa da Doctor é que a Sapasso venha a faturar este ano em tomo de R$ 1,5 milhão em publicidade. Já na próxima semana começa a veiculação, em rádio, dos primeiros trabalhos criados pela agência, voltados para o Dia das Mães.
Esquire separa-se da Pubblicità para superar a crise financeira
A Esquire está voltando a ser uma agência independente, desmontando o grupo Pubblicità & Esquire/Alliance, como forma de enfrentar a forte crise financeira que abalou drasticamente os alicerces da agência nos últimos meses (desde a saída de seu principal sócio, Francisco José "Franzé" da Cunha Martins) e que acabou acarretando a perda de vários clientes - como a Cyanamid, o Rio Design Center e a Rede Volkswagen do Rio - e o rompimento do acordo com a multinacional Alliance, que volta a ficar sem representação no Brasil.
A informação circulante no mercado é de que a Pubblicità só não fechará porque ainda tem débitos trabalhistas, mas principalmente créditos com outros clientes com os quais tem contratos intransferíveis, como o Governo do Estado do Rio. Para desenvolver novos negócios, porém, o presidente da agência, Roberto Bahiense, e uma parte da equipe remanescente, reiniciam as operações da Esquire (de onde Bahiense veio), agora com o nome de Esquire & Associados e instalada no bairro do Rio Comprido.
Na Pubblicità, aliás, esta semana houve troca da equipe de criação comandada pelo outro sócio Carlos Pedrosa. Deixaram a agência o redator Galileu Pizarro e o diretor de arte Vicente Nolasco, e entrou a redatora Mônica Bueno.
Profissional do ano brilha de novo para o Rio Sul
|
|
Não é de hoje que Marcelo Giannini, o Profissional de Propaganda do Ano do XVI Colunistas- Rio, se destaca no mercado carioca. No prêmio do ano passado, pela soma de pontos nos seus trabalhos premiados, ele conquistou o segundo lugar dos diretores de arte do Prêmio Rogério Steinberg. Mas no seu currículo também estão 2 Leões de Cannes e medalhas no Festival de Nova Iorque.
Giannini já passou por agências de porte como McCann, Caio e Contemporânea, tendo chefiado a criação da D+W antes de se assumir a direção de criação da Salles/DMB&B, onde está hoje.
Nesta nova fase, a equipe montada por Giannini já recolocou a Salles entre as agências mais premiadas no Colunistas-Rio, inclusive com um Grand Prix de Comercial do Ano para o Rio Sul, com o filme "Ah, como eu sou infeliz".
Para este cliente, Giannini, junto com Rodolfo Sampaio e Rodrigo De Lamare, acaba de lançar uma nova série de belíssimos anúncios de página dupla, para lançar a nova coleção Outono-Inverno. Neles, os criadores da Salles utilizaram a linguagem dos moldes de roupa, só que, em vez de os riscos estarem no papel, estão tatuados nos corpos nus dos modelos, como se eles esperassem pela nova coleção. O título amarra o conceito: "Coleção Outono-Inverno Rio Sul". Breve nos corpos dessa cidade.
MKTMIX MKTMIX
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 03: Rafael Sampaio (Editor de About), Ronaldo Vidigal (Diretor da Giovanni Brasília): Dia 04: Carlos Leonam (Diretor da BR); Dia 05: Antônio C. Rosa Gonçalves (ex diretor da Pubblicità & Esquire); Dia 06: Verly Costa Sobrinho (Diretor de Operações da Arteplus); Dia 08: Pedro Nonato (Diretor de Atendimento da Década); Dia 09: Nizan Guanaes (Diretor Presidente da DM9).
• NOVO COMANDO - A Abap-Associação Brasileira das Agências de Propaganda está com nova diretoria nacional, eleita por aclamação e empossada imediatamente. A chapa única foi encabeçada por Flávio Corrêa, presidente da Standard Ogilvy, e Celso Japiassu, presidente da Denison.
• FAZENDO SHOPPING - A DPZ - que está saindo da conta do Nova América Outlet Center entrou na concorrência do Shopping Iguatemi, cuja conta está estimada em R$ 1 milhão. Até agora estavam na disputa Caio, Doctor e FCB, que, em suas propostas, tiveram que desenvolver campanhas para o shopping aproveitar para o Dia dos Namorados.
• FRILA OU CONTRATO? - A Contemporânea conseguiu resolver por enquanto a falta de dois redatores na agência. Toninho Lima, sócio da Comunicação Máxima, já está digitando no casarão do Cosme Velho, enquanto, tanto ele quanto Mauro Matos, o diretor de criação da casa, estudam as possibilidades de transformar a relação em algo mais sólido. Outro free-lancer que mais uma vez volta a frequentar a casa é Ney Azambuja.
• CLIO RETORNA FORTE - O Brasil levou 3 prêmios no 38° Clio Awards, entre os 41 trabalhos brasileiros que chegaram a ser finalistas do concurso. O júri - que teve a participação do brasileiro Alex Periscinoto, da Almap/BBDO - concedeu 268 prêmios, dando estatuetas de prata às agências Almap/BBDO e Salles/DMB&B e bronze à Fischer, Justus.
• CARTAS - A Janela Publicitária é publicada todas as sextas-feiras. Correspondências para a coluna devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. Ou para o e-mail ehrlich@centroin.com.br.
|