Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/ABR/1997 - Espaço da Mídia
Grupo de Mídia do Rio de Janeiro

 

Esta coluna era integrante da Edição Mensal Especial da Janela Publicitária, publicada no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Multi-mídia.

Interessante como a gente se envolve com a profissão, a ponto de, em linguagem de pesquisa, fazer superposição de atividades. Em outras palavras, a gente tem como profissão - Mídia - como segunda atividade - professora de Mídia – e nas horas vagas, fora do horário do expediente das duas acima citadas, VP do Grupo de Profissionais de Mídia do Rio de Janeiro. E, obviamente não sou uma exceção. Um monte de gente faz a mesma coisa. Parece falta de originalidade, mas, pensando bem, não é.
O que eu descobri é o ganho que uma situação acrescenta à outra, de uma certa forma facilitando as coisas entre elas. Existe uma enorme quantidade de problemas que são solucionados de um modo mais fácil, a partir deste trio de atividades - iguais e diferentes ao mesmo tempo. É como se ao armazenar a informações para cada tipo de atividade, nós fossemos salvando-as nos respectivos diretórios, mas quando a gente se encontra diante de um caso específico, elas emergem dos seus arquivos, e se por acaso não complicarem mais ainda, ajudam um bocado a resolver o dilema.
Na agência - planejando e negociando a interação com os colegas do Grupo é muito importante. A gente pede emprestado a experiência deles, cede a nossa, e certamente muita coisa se torna mais clara. A atividade junto aos alunos, tentando se manter no ritmo deles, sem perder o nosso passo, contribui, certamente para agilizar o nosso raciocínio.
No Grupo - discutindo os assuntos pertinentes ao nosso negócio, procurando novidades para o nosso Mix mensal, o dia-a-dia da agência está sempre presente, assim como as experiências vivenciadas na sala de aula.
Na Faculdade - elabora-se um plano de aula, uma programação a ser cumprida, e o glacê desta mistura vem das discussões do Grupo e do trabalho diário, na Agência.
E, o que é também muito importante: mantém-se estreito contato com diversos targets: colegas de trabalho, clientes, fornecedores (Agência): nossos pares (grupos de Mídia) e finalmente na Faculdade – uma juventude questionadora e, confesso, mais irreverente e livre, que há do meu tempo, graças a Deus! Isto sem esquecer os demais professores, advindos de formação diferentes da nossa, que completam esta ciranda. Este mix de público, ao mesmo tempo, acrescenta, arruína e bagunça a nossa cabeça fomentando uma sadia inquietude, fundamental a qualquer pessoa que quer viver bem a sua profissão.
É pensando bem, e após tanto tempo, continuo descobrindo muita coisa boa nesta minha profissão. Afinal quem migrou da garagem para a internet tem motivo para ficar prosa.

• Cecilia Vellozo
Diretora de Mídia da Cult Comunicação, Professora de Mídia da Faculdade de Comunicação Social da ESPM e Vice Presidente de Formação Profissional do Grupo de Profissionais de Mídia do Rio de Janeiro.