Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/ABR/1997 - Espaço da Criação
CCRJ Clube de Criação do Rio de Janeiro

 

Esta coluna era integrante da Edição Mensal Especial da Janela Publicitária, publicada no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

CRio

Antes de mais nada, um orgulho danado de receber esse aval do mercado pra tocar o CCRJ. Mas, como orgulho não enche clube de ninguém, logo a seguir vem uma tremenda responsabilidade. A sensação deve ser a mesma do cachorro que corre, corre pra pegar o carro e quando alcança fica sem saber se morde, late, avança ou continua a correr. No meu caso, continuar a correr. Já estou convocando uma Assembleia Geral para o dia 7 de maio. A pauta completa semana que vem eu divulgo. Mas, com certeza, entre outras coisas, seria ótimo que a gente finalmente conseguisse descobrir quem pode ou não ser sócio. E que categorias de sócios podem votar. Gente tem. E muita. Apesar de todo mundo dizer que o CCRJ "hoje não existe", "não quer nem saber", "não se mexe, não faz nada", em apenas 15 dias de mobilização ele fez 210 pessoas se encontrarem, votarem, acreditarem. Imagina se forem 2 anos de mobilização. Imagina se nesses dois anos a gente conseguir viabilizar os projetos divulgados antes da Eleição na Plataforma da nossa Chapa. Imagina se a gente conseguir recadastrar, conquistar novos sócios, agregar benefícios e privilégios para que eles participem do CCRJ, se orgulhem, trabalhem, curtam, mantenham suas mensalidades em dia.
Imagina se a gente fizer um jornal mensal regularmente. Imagina se a gente prosseguir e melhorar sempre o Anuário. Imagina se a gente conseguir um Cartão de Afinidade CCRJ. Imagina se a gente fizer um Encontro de criação inesquecível. Imagina se a gente fizer as pessoas se encontrarem, trocarem, se conhecerem, aprenderem mais umas com as outras em encontros semanais num bar duca, workshops idem, futebol idem, festas idem, almoços das sextas, idem. Imagina se a gente conseguir transformar o CCRJ num baita Projeto Cultural. E através das Leis de Incentivo conseguir verba pra viabilizar isso tudo sem precisar ficar pedindo favor toda hora. E ter uma sede com secretária, tel., computador, gente contratada trabalhando e paga por isso. Agora para de imaginar e comece a trabalhar com a gente pra isso tudo acontecer. Como puder. Com ideias, com ações, com conversas, com um simples telefonema. Eu acredito que dá. Como acreditei que dava quando há 7 meses atrás me associei à Doctor. Como acreditei que dava quando há 4 anos atrás voltei pro Rio. O melhor lugar do mundo pra se viver, se trabalhar, sonhar e realizar cada sonho.
É só ao invés de chorar, vendermos lenços. Conscientizarmo-nos de que, ao invés de contas de milhões, temos milhões de pequenas contas nos esperando e querendo ser bem trabalhadas, pra crescerem e um dia, quem sabe, transformarem-se nas tão sonhadas contas de milhões. E, pra finalizar, é ai que o CCRJ pode ser fundamental. Trabalhando pela formação de cada vez melhores profissionais de criação. Que, eu acredito, são a grande esperança, os grandes responsáveis para que isso possa acontecer.

• Sérgio de Paula
Presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro