Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/FEV/1997 - Espaço do Atendimento
GAP - Grupo de Atendimento e Planejamento

 

Esta coluna era integrante da Edição Mensal Especial da Janela Publicitária, publicada no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Os Próximos Passos

O Gap está preparando o segundo evento da série ''Técnicas''. Esta é uma boa oportunidade para aqueles que realmente querem melhorar e atualizar as noções fundamentais de um bom trabalho de atendimento.
Na última coluna falei sobre o que eu considero ser o principal (e verdadeiro) problema do atendimento, que é a falta de preparo técnico.
O que tenho que concordar como publicitário e empresário é que há pouquíssimas opções para aqueles que querem aprender. Não há sequer um livro, que eu conheça, que fale sobre ou para o atendimento. Para a criação, por exemplo, é muito mais simples porque há uma literatura específica como anuários, livros de grandes criadores, sem contar os festivais que são por si só uma aula de diferentes formas de criação. Para o marketing então nem se fala, existem mais livros do que leitores.
Não quero que isto pareça um rosário de desculpas para justificar a situação, até porque também acho que falta um pouco de esforço do próprio atendimento para reverter o quadro. Diante deste cenário, o Gap assume uma função, no mínimo, importante, como gerador de informações de novos (e antigos) conceitos.
Na verdade, como já disse anteriormente, o objetivo do projeto Técnicas é exatamente formar e atualizar os profissionais para que estes possam se destacar no cenário atual e assim pleitear o que for justo, tanto no plano de carreira quanto no plano de salários.
O projeto já tem um calendário definido até o final do ano com mais quatro temas. O primeiro evento, sob o tema ''Técnicas de Planejamento", foi realizado em dezembro, no auditório do Hotel Glória, e teve participação maciça do mercado carioca. O critério de "Workshops" com dois dias de palestras parece-me muito produtivo e eficaz. O próximo (segundo da série) será sobre um dos temas mais importantes da nossa profissão: Técnicas de construção de marcas.
O objetivo será atualizar o mercado carioca com o que há de mais moderno em termos de construção de marcas, trazendo como sempre, os principais profissionais de destaque no tema. Será realizado no auditório principal do Centro Empresarial Rio (capacidade para 150 lugares), nos dias 10 e 11 de Março, sempre das 18:30 às 10:30,e para este tema convidamos o Luís Vieira (Standard), Luiz Alberto Marinho (BarraShopping). Estamos aguardando a confirmação de um terceiro nome de peso que poderá ser o Mauro Multedo (Coca-Cola). Com certeza será imperdível.
Por falar em imperdível, é bom registrar que no último evento a venda antecipada de ingressos foi muito intensa, quando a três dias do evento já tínhamos 90% da lotação esgotada.
Aqueles que quiserem garantir seu lugar poderão comprá-lo antecipadamente pelos telefones (021) 252-1849 ou 509-1747, a partir do dia 04 de março, no horário comercial, com a Mirella.
TERCEIRIZAR PARA VIABILIZAR
As entidades publicitárias como o Gap, o CCRJ e o Grupo de Mídia sempre sofreram do mesmo mal: a falta de continuidade. Toda diretoria nova que assume começa cheia de gás e de gente animada, faz um monte de planos, executa no máximo 50% destes e acaba sem tempo ou sem tesão. Não é fácil arrumar tempo para defender o pão nosso de cada dia e ainda por cima tocar um monte de projetos.
Com o Gap não foi diferente. Comecei como vice do Gláucio Binder numa chapa fantástica, muito motivada e empreendedora. Com o tempo foi ficando dificil reunir todo mundo, e ficaram uma meia dúzia de três ou quatro gatos pingados com aquele peso nas costas e aquela responsabilidade de fazer alguma coisa. De prático, não mudava nada. O Gláucio saiu, eu assumi (porque quis) e a situação não mudou. Começamos super animados, e depois ninguém tinha tempo, inclusive eu.
O problema não são as ideias, e sim colocá-las em prática. Em outras palavras, fazer um evento dá um trabalho tremendo. Foi ai que me veio o óbvio: terceirizar a operação. O Gap está terceirizando a sua operação e pelo alívio que tenho sentido, aí vai um conselho para as outras entidades: façam o mesmo o mais rápido possível.

• Cahique Equi
Diretor da Staff/CP&F e Presidente do GAP