Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/FEV/1997
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas lança concurso com software na Internet

O Prêmio Colunistas Propaganda 97, lançado este mês, traz uma novidade para as agências brasileiras: o sistema informatizado de inscrições agora ganhou uma versão para Windows, que simplificará significativamente todo o trabalho que as agências costumam ter quando participam de premiações. O sistema não só cadastra as fichas técnicas como as imprime e a todos os formulários necessários para participar do concurso, evitando digitações desnecessárias.
Além disso, o sistema PREMI0/97 passou a estar disponível para o mercado através da Internet, no site do Prêmio Colunistas. Se o internauta já dispõe do Netscape 3.0 ou do Internet Explorer 3.0, bastará teclar, na janela do browser que pede o endereço do site o nome “colunistas” e teclar<enter>. O browser preenche o resto do endereço, que é https://www.colunistas.com.
Como todo ano, o Prêmio Colunistas 97 escolherá os melhores trabalhos entre os criados para cinema, televisão, jornal, outdoor, rádio e revistas pelas empresas sediadas no Brasil. Pode ser inscrita qualquer peça já veiculada antes de março de 1997, desde que não tenha concorrido a versões anteriores do prêmio. Ou seja, mesmo de 1995.
A orientação para as inscrições também estão disponíveis no site do Colunistas, onde se fica sabendo que a Abracomp, entidade promotora da premiação, manteve os mesmos preços de inscrição de 1996, nas 11 regionais do concurso. E mais uma vez, para os grandes prêmios de Agência do Ano, Publicitário do Ano, Profissional de Propaganda do Ano, Anunciante do Ano e Veículo do Ano, os júris tomarão conhecimento das indicações que chegarem, por escrito e com suas justificativas, às Secretarias Regionais.
No Rio, que realiza a 16ª versão carioca do Colunistas, as informações também podem ser conseguidas na Dinâmica de Comunicação, pelo telefone 552-4141. As inscrições para o concurso podem ser feitas até 11 de março e os trabalhos que receberem Diplomas de Ouro no Colunistas Rio estarão automaticamente inscritos para concorrerem ao XXX Prêmio Colunistas­Brasil, que será julgado em abril em São Paulo.

Concorrências deixam agências agitadas neste começo de ano

Como se tornou praxe no mercado brasileiro, não importa mais o tamanho da conta que ela só escolhe agência nova através de concorrência.
Como só agora, depois do carnaval, o ano começou, as concorrências se multiplicaram. Claro que muitas delas são realizadas em sigilo, mas o andamento de algumas delas chegou até a coluna:
- O curso de inglês IBEU chamou quatro agências: Caio, Chris Colombo, Luz e Conceito para ouvir suas propostas.
- A nova rede de fast-food Delicity é outra que está em processo de seleção, deixando entre as finalistas Doctor, D+ W e Staff/CP&F.
- Na concorrência do Shopping Tijuca, a Giovanni decidiu não aceitar o convite para participar. Com isso, além da GR.3 e D+W que estavam desde o começo entraram a Doctor e a Casa da Criação.
- No Jornal do Brasil, a disputa é pela conta institucional, ficando na disputa Standard, FCB e Doctor.
- E no jornal A Notícia a briga é pela conta inteira, cuja entrega está entre a Pixel e a D+W.
Enquanto isso, outras concorrências vão chegando ao fim. O Shopping da Gávea, por exemplo, depois de ouvir cerca de 8 agências, decidiu continuar com a FCB no atendimento à sua conta.

MKTMIX MKTMIX

Doctor para EleEla - Eu não quero ser apenas um rostinho bonito.• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 22: Rogério Cavalcanti (Diretor de Arte), Viviano Caldas (Diretor da Propeg); Dia 23: Renato Jardim Moreira (ex-Shell); Dia 24: Delano D' Avila (Diretor de Arte); Dia 25: Sérgio Cardoso (Diretor da Mr. Magoo); Dia 27: Adonis Alonso (Colunista Publicitário).
NOVA ELE ELA - A Bloch fechou o Hippo esta última terça para lançar a nova fase da sua revista Ele Ela - que volta a publicar estudos fotográficos de mulheres brasileiras - e apresentar ao público a respectiva campanha publicitária, criada pela Doctor. A agência aproveitou as fotos de Núbia de Oliveira produzidas pela revista e jogou títulos de muito humor para despertar o interesse na publicação. Uma das peças (foto) "Eu não quero ser apenas um rostinho bonito". No anúncio voltado para o trade o titulo diz: "Atrás de uma grande mulher vem sempre milhares de homens".
• NO ATENDIMENTO - Elaine Abrantes, ex-Almap/BBDO, é a nova contratada da Década Propaganda, assumindo o atendimento de diversas contas da agência.
• ANTI-PAPAGAIO – Já é da Ranking a campanha do curso de inglês Britannia, que estava na Contemporânea. As peças utilizam-se de um papagaio para ilustrar a metodologia de ensino ultrapassada - baseada na repetição mecânica - que é oferecida por alguns concorrentes.
• ROCK ENGALANADO - Promete ser monumental a festa de inauguração do Rock in Rio Café, marcada para o próximo 4 de março. O traje obrigatório é black-tie!
• JANELA ANO 20 - Correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RI. Ou por e-mail para ehrlich@pobox.com. A Janela também tem a sua versão on-line, encontrada em web.cip.com.br/ehrlich/janela.htm.
• JANELÃO - A próxima sexta-feira, 28 de fevereiro, como última do mês, é dia da edição especial mensal da Janela, com quatro páginas standard e as colunas do Clube de Criação, Grupo de Mídia, Grupo de Atendimento, Ampro e de Lúcia Leme. Ninguém pode perder!