Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/NOV/1996
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Petrônio Correa passa a incluir o Rio nos debates da Abap-Rio

O assessor da diretoria nacional da Abap - Associação Brasileira de Agências de Propaganda, Petrônio Correa, garantiu no Rio esta semana que as lideranças cariocas da propaganda não ficarão de fora das decisões nacionais da entidade, como as atitudes do seu presidente, Ivan Pinto, indicavam.
Em almoço de 4 horas com as agências afiliadas da Abap no Rio de Janeiro, convocada pelo presidente da regional carioca, Jonas Suassuna, Petrônio comprometeu-se a voltar ao Rio até o final deste mês para apresentar à regional da entidade a proposta que está preparando para que sejam estabelecidas novas taxas e novas relações entre anunciantes e agências de propaganda, em substituição às determinadas pela Lei 4.680, que tem recebido muitas criticas de anunciantes brasileiros e sido frequentemente descumprida pelas próprias agências, por pressão desses clientes.
A assinatura de contratos da Petrobras com agências cariocas, nas quais a taxa de produção está com valores inferiores aos 15% praticados pelo mercado, chegou a gerar na Abap-Rio o propósito de processar aquele anunciante "por desrespeito à lei", conforme já havia declarado o presidente da associação.
Segundo Suassuna, porém, durante este almoço, o assessor da Abap solicitou que, enquanto ele não conclui seus trabalhos, a Abap-Rio adie seu propósito, o que foi aceito - diz Jonas - com o compromisso de que Petrônio passasse a defender a tese da entidade carioca de federalizar a Abap nacional.
"A Abap-Rio não quer criar uma cisão. Quer é respeito" comentou Jonas, garantindo que seus associados sentiram-se satisfeitos com a postura de Petrônio em relação ao mercado.

Logo da Abav levará criador para Nova York

A ABAV - Associação Brasileira de Agências de Viagens está lançando um concurso para a escolha do logo do seu 25° Congresso, que acontecerá em outubro de 1997, trazendo para esta cidade mais de 60 delegações internacionais e envolvendo em torno de 13 mil pessoas.
O concurso, do qual somente poderão participar as agências associadas à Abap-Rio, dará aos vencedores 3 passagens aéreas Rio-Nova York-Rio. As inscrições vão até 30 de Novembro e maiores informações podem ser obtidas na sede da Abap-Rio pelo telefone 551-7849.

Empresas da Lagoa se unem para promover a Rio 2004

Cacau Ribeiro: Viva Lagoa, Lagoa VivaNo próximo dia 23 de Novembro, o Rio vai ser palco de uma enorme festa popular: o evento "Viva Lagoa, Lagoa Viva", promovido pela Rio 2004 e pelo Viva Rio, com o objetivo de atrair a população carioca à Lagoa Rodrigo de Freitas e com isso aumentar a atenção dos membros do Comitê Olímpico Internacional que estarão em visita ao Rio de Janeiro - para a importância e a beleza da Lagoa como local de provas náuticas. E, além disso, demonstrar a mobilização dos cariocas para as Olimpíadas de 2004.
Criado e coordenado pelo restaurante Mistura Fina em conjunto com a empresa de promoções Dinâmica, o Viva Lagoa vai transmitir à população que, dia 23, onde quer que se chegue à orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, alguma coisa interessante estará acontecendo, seja como manifestação artística, cultural, lúdica ou esportiva. "Queremos levar para a rua música, teatro, teatro de bonecos, circo, dança, artes plásticas, esportes olímpicos e populares e o que mais for possível realizar no espírito de oferecimento dos artistas e atletas para seu congraçamento com o povo carioca", diz o diretor do Mistura, Pedro Paulo Machado, um dos criadores do projeto, cuja proposta básica é a ocupação de todos os espaços disponíveis da Lagoa, espontaneamente, sem que haja mesmo qualquer necessidade de autorização da organização. Caberá à organização centralizar as propostas antecipadas, de modo a fornecer à imprensa uma agenda do que acontecerá no dia 23.
O mutirão da festa "Viva Lagoa, Lagoa Viva" já transcendeu sua organização, contando hoje com a adesão da maioria das empresas sediadas nas proximidades da Lagoa Rodrigo de Freitas. E o próprio mercado publicitário está aderindo. A Abap-Rio está entrando como uma das apoiadoras do evento. A J. Walter Thompson cedeu seu premiado diretor de arte Antônio Carlos Ribeiro, o Cacau, para criar o logo da festa e o spot que as emissoras de rádio do Rio começam a veicular na próxima semana foi produzido pela Chorus Studio.

MKTMIX MKTMIX

Professa: Mudamos Sem Sair do Lugar
Anúncio veiculado pela Professa no Monitor Mercantil, ao lado da Janela Publicitária.

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 09: Ari Fidelis (Diretor de Arte), Paulo Giovanni (Diretor Presidente da Giovanni); Dia 10: Aminda Mello (Gerente de Produção da Zapt), Carlos Henrique (Diretor da Sendas e da Giovanni), Gina Mesquita (Diretora de Arte); Dia 11: Hugo Paz (Redator); Dia 13: Deirdre Gomes da Silva (Diretor de Criação da Metrópolis).
• VOLTA AO RIO - A Norton já tem diretor de criação no Rio. O diretor nacional de criação da agência, Nélson Porto, escolheu Johnny Ferrari, que está voltando ao mercado carioca depois de uma temporada em São Paulo.
• AUTO-ANÚNCIO - A Zapt publica este fim de semana no JB um anúncio de página inteira falando dos seus resultados para clientes como Iguaçu Top Shopping, Recreio Veículos e Semeg. A agência vai se apresentar como "agência que dá resultados em números".
• SNAIL MAIL - Lembram-se do tempo em que o Correio brasileiro era citado como modelo? Pois bem, nesta sexta, 8, recebi o convite para o lançamento do livro "Charlô", que aconteceu dia 5. Falha da organização? Não. No envelope está lá o Carimbo do correio: 29 de Outubro, na agência N.S. da Paz. Uma semana para uma carta vir de Ipanema para o Jardim Botânico, nem dando como desculpa os engarrafamentos do César Maia...
• PROMOTORES - Será julgado este fim de semana, em São Paulo, o Prêmio Promoção Brasil, no qual o Rio de Janeiro participa com 14 trabalhos. O resultado sairá na Janela na próxima semana, mas antes disso poderá ser encontrado na Internet, no site do Prêmio Colunistas, em www.colunistas.com. E no Rio continuam os preparativos para a festa do II Prêmio Promoção Rio, que acontece no próximo dia 26, no Ballroom.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. Ou por e­mail para ehrlich@pobox.com. A Janela também tem a sua versão on-line, encontrada em web.cip.com.br/ehrlich/janela.htm.