Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Novis e Duloren deixam Contemporânea em semana agitada no mercado carioca.
A propaganda carioca esteve agitada esta semana, com uma série de mudanças de profissionais em nível de diretoria em mais de uma agência.
Talvez o caso de maior repercussão tenha sido a saída de Paulo Novis da direção executiva da Contemporânea, onde ele entrou há cerca de um ano e meio implantando uma série de mudanças de estrutura e filosofia - em parceria com o diretor de criação Silvio Matos, trazido logo a seguir - que sacudiram o casarão do Cosme Velho onde fica a agência.
A estranheza da saída de Novis aumentou devido à confirmação da notícia, que já corria sob forma de boato na semana passada, de que estava saindo da Contemporânea a conta da Duloren, levada pessoalmente por ele, que tivera contato com o cliente na sua época de diretor geral da Young & RubicamRio. A isso se somou o teor da comunicação feita por Armando Strozenberg, presidente da Contemporânea, à equipe, de que com o tempo ficou nítida a oposição dos pontos de vista de Novis e os dos sócios da agência em relação à condução da empresa.
Silvio Matos, diretor de criação da agência, garante que não houve qualquer vínculo entre a saída de Novis e a interrupção nos serviços para a DuLoren. Diz ele que a relação das duas empresas sempre foi muito boa para os dois lados, mas nos últimos tempos "surgiram divergências sobre que linha de comunicação deveria ser adotada na nova campanha da DuLoren". De acordo com Sílvio, antes que a relação se desgastasse e já que persistia a dúvida de se a linha atual deveria ser continuada, a solução encontrada pela DuLoren e Contemporânea foi partir para caminhos separados.
Logicamente há enorme curiosidade no mercado sobre os destinos da DuLoren, com a especulação de que poderia haver um reatamento nas relações da empresa com o criador Marcos Silveira, responsável pelas peças mais premiadas da marca, e que agora está com sua própria agência, a Doctor, juntamente com Sérgio de Paula, outro dos criadores que já trabalharam com sucesso na conta.
Procurado pela Janela, de Paula lançou mão do velho chavão dos políticos federais: "Nada a declarar".
GR.3 perde Maria Alice, que vai cuidar de projeto pessoal
Outra mudança surpreendente de direção foi tomada por Maria Alice Langoni, que deixou a sociedade da GR.3, onde está desde os tempos da fusão de sua Grottera Langoni com a BR.3 de Gustavo Bastos.
Maria Alice conta que pretende se dedicar nos próximos meses a projetos pessoais, que a afastem totalmente de questões naturalmente conturbadas como as relações de dentro de uma sociedade.
Na GR.3, segundo Gustavo Bastos, a falta de Maria Alice está muito sentida do ponto de vista pessoal, mas no organograma da agência já foram encontradas soluções para cobrir a ausência. José Carlos Meira Matos (ex-Peixoto de Castro), uma recente contratação da GR.3, passa a cuidar da conta do Jornal do Brasil e Fernando Luís dos Santos, como diretor de atendimento, cuidará mais pessoalmente de outros trabalhos de planejamento.
Gustavo Bastos considera que 1996 está sendo um excelente ano para a GR.3, que acaba de pegar, em São Paulo, a conta dos óleos e aditivos STP. Com esta conquista, diz ele, a agência deve fechar 96 com um faturamento de R$ 24 milhões.
|
Norton muda criação no Rio, que será dirigida por São Paulo
A venda da Norton para a Publicis já respingou na equipe do escritório da agência no Rio de Janeiro. No final da última semana, seu diretor de criação, Delano D'Avila - um dos mais premiados diretores de arte do mercado -, foi dispensado, com a informação de que a equipe passaria a ser dirigida diretamente de São Paulo.
Na criação carioca, inclusive, o redator Cillas Amaral foi elevado a supervisor de criação, reportando-se diretamente a Nelson Porto, que está dirigindo a criação nacional da Publicis-Norton.
A despeito da versão oficial, corre o boato de que a Norton estaria buscando outro profissional para comandar sua equipe de criação. Entre os nomes procurados, comenta-se estaria o de Alvinho Gabriel, atualmente diretor da área na Chris Colombo.
MKTMIX MKTMIX
•. PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 13: Antônio Torres (Diretor de Criação da Publinews), Gilmar Tadeu da Silva (Mídia); Dia 15: Marion Green; Dia 17: Yara L. M. Marques (Mídia da Leão Ramos); Dia 19: Isabelle Tanugi (Diretora da Zohar).
•. CORREÇÃO DE FOCO - A Ótica Ponto de Vista, que estava na Ferrari, abriu concorrência e convocou algumas agências cariocas de porte médio para participar. Mas já durante esta semana, conta-se, várias agências grandes estiveram batendo na porta do cliente para tentar entrar na disputa. Devem estar vendo a conta com lente de aumento.
•. PROCURA-SE SALA - É praticamente certo que a Lowe Loducca está procurando equipe e local para abrir seu escritório no Rio. A agência conquistou a conta de Sprite e de Diet Coke, da Coca-Cola, e precisa estar próximo do cliente, sediado bem aqui na Praia de Botafogo.
•. DO ALTO DA TORRE - A Doctor conquistou seu primeiro cliente depois de deixar o nome Dr. Brain. E a rede de concessionárias Eiffel, especializada na marca Renault.
•. MAIOR VISUAL - A empresa carioca Sunflower Softwares está lançando no Brasil o banco de imagens em CD-Rom PhotoDisc, que permite o uso de todas as fotos lá incluídas quantas vezes e da forma que o usuário desejar, ou seja, pelo sistema "royalty free". O sistema da PhotoDisc tem mais de 80 títulos, atualizados a cada dois meses, com imagens de pessoas, paisagens, objetos etc, num universo de mais de 14 mil materiais que podem ser acessados tanto em PC quanto em Macintosh. Quem quiser maiores informações pode procurar a Sunflower pelo telefone 285-1258.
•. ESTILO BARRA SHOPPING Luís Alberto Marinho, gerente de marketing do Barra Shopping, está de parabéns pela 2ª Semana de Moda que está acontecendo no Jockey. Um dos grandes eventos que vão marcar no Rio o ano de 1996.
•. CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou pela Internet, com o e-mail ehrlich@pobox.com.
|
Anúncio de Aroldo Araujo publicado na edição impressa. |
|