Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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Colunistas vão escolher os melhores do Marketing Promocional carioca
O Rio de Janeiro terá pelo segundo ano a sua própria versão do Prêmio Promoção, a iniciativa da Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda que destaca as melhores empresas e profissionais da área de Marketing Promocional atuantes no Brasil, através da análise e premiação de seus melhores Eventos, Campanhas, Peças Promocionais, Designs e Embalagens.
O II Prêmio Promoção Rio, a ser julgado no início de outubro, analisará exclusivamente os trabalhos inscritos por empresas e profissionais sediados no Rio de Janeiro. Os vencedores das Medalhas de Ouro neste concurso, além disso, estarão automaticamente inscritos para o XV Prêmio Promoção Brasil, que será julgado em seguida em São Paulo.
Diferentemente do Prêmio Colunistas de Propaganda, o Prêmio Promoção volta-se basicamente para trabalhos que não tenham sido criados ou produzidos para serem veiculados comercialmente na mídia tradicional, como TV, jornal, etc. São cartazes, displays, dispensers, broadsides, brindes, convites e todos os demais tipos de peças utilizadas em promoções e merchandising.
No caso de os trabalhos terem sido criados para veiculação comercial, pelo menos devem gerar uma ação no receptor da mensagem, além da simples aquisição do produto ou serviço diretamente no ponto-de-venda.
Este ano, aliás, o Prêmio Promoção traz novas categorias. Foram incluídos julgamentos específicos para Congressos, Convenções, Feiras, Exposições e Ações de Sampling. Campanhas de Marketing Direto, que cada vez mais fazem parte das estratégias de comunicação das grandes empresas, também ganharam uma área de julgamento própria, que permita avaliações mais precisas das ideias apresentadas.
No Rio de Janeiro, os kits de inscrição do Prêmio Promoção começam a ser distribuídos para as agências a partir da próxima semana. Em 1995, o I Prêmio Promoção Rio teve a participação de 27 agências com quase 140 trabalhos. Ao final do julgamento, a Multinational foi escolhida a Empresa de Marketing Promocional do Ano, cabendo à Tátil Design o título de Empresa de Design do Ano. Maria Helena Araujo, da New Business, foi premiada como a Empresária de Marketing Promocional do Ano e Milton Costa Filho, da Petrobras, o Profissional de Marketing Promocional do Ano. Como Cliente de Promoção do Ano foi escolhida a Coca-Cola.
No mercado carioca, quem quiser maiores informações sobre o II Prêmio Promoção Brasil pode conseguir com a Dinâmica de Comunicação, pelo telefone 552-4141, com Rita ou Carolina.
Alexandre Gama assume em SP comando da Young & Rubicam
O redator Alexandre Gama, que estava afastado do mercado de agências desde a briga com seu ex-dupla Marcello Serpa na Almap/BBDO, é o novo presidente da Young & Rubicam no Brasil. Ele substitui Christina Carvalho Pinto, que pediu demissão do cargo de chairwoman daquela agência no início deste mês.
Christina, também redatora de formação, estava insatisfeita no cargo que ocupava, mesmo sendo ele o mais alto já alcançado por uma mulher na propaganda brasileira. Esta semana, ela anunciou o início das atividades de sua nova empreitada: uma agência de propaganda batizada de Full Jazz, que pretende já no próximo ano faturar R$ 50 milhões, com clientes como Bauducco, Banco Real e Lacta.
GR.3 pretende levar 10 pessoas para Cannes no próximo ano
A GR.3 iniciou este mês um projeto que vai permitir a 10 de seus funcionários e diretores comparecerem ao próximo festival de Cannes, considerado o mais importante da área de publicidade em todo o mundo.
Pelo novo sistema, a agência bancará 30% de todas as despesas desta equipe, incluindo as pesadas inscrições no Festival. O restante, informa Gustavo Bastos, presidente da GR.3, será descontado em folha de toda a equipe de criação e produção. Gustavo lembra que, como Cannes é "a maior vitrine de referências para os publicitários do mundo todo, mas também o mais caro", a agência teve que encontrar uma solução para viabilizar a presença de um número maior de seu pessoal no evento.
Agências começam a buscar clientes cariocas de moda
O mercado de moda é um dos que mais cresce no Rio de Janeiro, a despeito da falta de estrutura que a maioria das empresas do setor tem na sua área de marketing e de comunicação.
Esta brecha, porém, já começou a ser detectada por agências cariocas de porte médio, como solução para suprir o esvaziamento que o mercado teve de uma série de contas de produto, deslocadas para São Paulo.
Esta semana, por exemplo, a Janela recebeu a comunicação oficial de duas conquistas de contas de moda por duas tradicionais agências cariocas. A D+W passou a atender as lojas Mary Zaide e Essencial, da estilista Mary Zaide, já prometendo para setembro as primeiras peças deste cliente. E a Ferrari anunciou a conquista da OverEnd Moda Masculina, que conta com 5 lojas no Rio e 10 lojas entre Norte e Nordeste.
A campanha da OverEnd começou este mês, aproveitando a oportunidade do Dia dos Pais, inclusive com mídia eletrônica em rádio e televisão. A criação foi da nova contratada da agência, a redatora Gisane Barreto (ex-Casa da Criação). De acordo com Ângelo Ferrari, diretor da agência, o planejamento está aprovado até dezembro, incluindo também cinema como mídia.
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• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 18: A. P. Rossini (Colunista Publicitário); Dia 19: Fábio Fernandes (Diretor Presidente da F. Nazca/S&S), Paulo Cezar Costa (Supervisor de Criação da V&S); Dia 21: Renata Giese (Redatora da Salles), Roberto Medina (Diretor Presidente da Artplan); Dia 22: Marisa Menezes (Produtora de RTV).
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou pela Internet, com o e-mail ehrlich@pobox.com.
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