Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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Prêmio Produção 96 será lançado esta semana em todo o Brasil
A Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda está lançando esta semana a 10ª versão do seu Prêmio Produção, voltado para destacar os melhores trabalhos da atividade publicitária e promocional brasileira exclusivamente do ponto de vista da qualidade de realização, ou seja, sem qualquer avaliação do conteúdo criativo. Como no ano passado, serão cinco as Áreas da premiação: Comerciais, Fonogramas, Fotografias, Ilustrações e Videoclips.
Este ano, o Prêmio Produção volta a ser realizado apenas em uma versão nacional, à qual poderão concorrer produtoras e estúdios de todo o Brasil. E o concurso tem uma grande novidade: além dos colunistas filiados à Abracomp, participarão do júri produtores de RTV e produtores gráficos especialmente convidados entre os principais em atuação no país. O objetivo é aprimorar ainda mais os critérios do julgamento, principalmente para a concessão dos Grandes Prêmios Técnicos, como Direção, Produção, Montagem/Edição, Fotografia, etc nas Áreas de Comerciais e Videoclips, e Música, Arranjo, Solo Instrumental etc na área de Fonogramas.
Estão aptas a concorrer ao Prêmio Produção 96 as peças publicitárias ou promocionais finalizadas até 30 de Junho de 1996, independente de já haverem ou não sido exibidas comercialmente e que não tenham sido inscritas em qualquer julgamento anterior do Prêmio Produção.
Durante a próxima semana, a Abracomp estará enviando às produtoras e estúdios cariocas o kit de inscrição do X Produção, com todos os documentos necessários para a participação.
No Rio de Janeiro, as informações sobre o Prêmio Produção podem ser obtidas com a coordenadora do concurso no Rio, Isabela Gatti, na Dinâmica de Comunicação, pelo telefone (021) 552-4141. Em São Paulo, a secretaria da Abracomp tem o telefone (011) 259-4489 e as informações devem ser solicitadas a Sebastião Vítor de Souza.
Seleções volta em agosto com campanha da D+W
A campanha de TV sobre o relançamento da revista Seleções no mercado teste de Curitiba será estendida até o final do mês de setembro em mais oito regiões do país. A campanha promocional de mala direta teve apoio do comercial de TV apenas em Curitiba e esse fato proporcionou um aumento de 25% nas vendas por assinatura. Criada pela D+W e produzida pela Jodaf-Rio, a campanha quer obter o mesmo resultado nas praças em que a revista será distribuída após seu relançamento no país, previsto para o mês de agosto.
Seleções é a revista mais lida no mundo, com uma circulação de 27 milhões de exemplares em suas diversas edições. Hoje no Brasil circula a edição portuguesa, mas com a montagem de uma equipe de redação sediada no Rio e com todo o esforço publicitário e promocional, a editora Reader' s Digest pretende retomar o primeiro lugar em circulação que o título já teve no Brasil nos anos 40 e 50.
CARTA
De um leitor:
Escrevo para protestar contra peça publicitária veiculada no jornal O Globo, página 13, do caderno de informática.
Considero ultrajante a maneira como se faz velada ironia à desgraça dos idosos da clínica Santa Genoveva, conforme se vê no anúncio da empresa Microware, Informática e Eletrônica Ltda. De mau gosto, desrespeitoso e aviltante à memória dos mortos na clínica. E pior, com ironia do mais sórdido humor negro, citando "as confortáveis instalações da Clínica Santa Genoveva".
Creio que essa peça fere o artigo 19 do Capítulo II do Código de Ética Publicitária, que reza que "toda a atividade publicitária deve caracterizar-se pelo respeito à dignidade da pessoa humana".
Será que para vender computadores é necessário apelar para argumentos tão baixos e tão insultantes à inteligência e sentimento do leitor?"
Antônio Daniel Mendes, Brasília/DF. |
N.R.(2020) Estranhamente, o jornal O Globo, ao digitalizar suas edições, descartou os Cardernos de Informática. Não foi possível, portanto, levantarmos a que anúncio que se referiu o leitor. A citação à Clínica Santa Genoveva se deve às matérias feitas pelo jornal em maio de 1996 de maus tratos aos idosos da Clínica Genoveva, onde mais de 80 idosos faleceram em dois meses.
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• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 27: Valdir Siqueira (Diretor-Presidente da V&S; Dia 28: Fernando Barcellos (Diretor de Criação da Denison-Rio), Fábio Barreto (Diretor de Criação da Ronson); Dia 29: Emílio Medina Lopes (Diretor da Altermark); Dia 30: Nilton Ramalho (Ilustrador); Dia 31: Rynaldo Gondim (Redator); Dia 01: Aroldo Araujo (Diretor-Presidente da Aroldo Araujo), Carlos Alberto Vizeu (Diretor da Teletape), Dil Thomé (produtor).
• PROFISSIONAIS EM MOVIMENTO - O diretor de arte Reuber Marchesini voltou para a D+W, para fazer dupla com Victor Sant'Anna, que foi promovido a supervisar de criação da agência no Rio. Em São Paulo, a D+W trouxe da Norton o criador Maurici Laruccia, que tinha trabalhado naquela agência com Wagner Solano, novo sócio da empresa.
Outra que contratou foi a Ferrari. Entrou Mônica Broseghini, exGR.3, para o Departamento de Atendimento. E na empresa de promoções New Business também entrou gente nova: como Tráfego, Esther Mousinho, ex-D+ e Thompson; e como Atendimento, Silvana Galvão, ex-New Mídia.
• NOVO CLIENTE NÃO TÃO NOVO - O shopping Gávea Trade Center, que já existe há 5 anos, decidiu aparecer mais na mídia e investir em comunicação. Pra isso entregou a conta para a Cult, que já está preparando a campanha de lançamento da nova coleção Primavera-Verão do shopping.
E falando em Cult, a agência tem nova responsável pelo RTV: Roberta Martins Ferreira, que no último ano vinha estudando na Sorbonne, em Paris.
• LIGAÇÃO DIFÍCIL - Como qualquer analista do mercado poderia esperar, a Cell Center mudou de agência mais uma vez. A Artplan até acreditou que conseguiria segurar a conta, mas o histórico do cliente não demorou a se confirmar. A Cell Center agora foi para M. Saraiva, que alega uma verba de propaganda de R$ 3 milhões só para o segundo semestre. Então tá, então.
• DICIONARISTAS DO MERCADO – A dupla Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Barbosa, autores do conhecido e utilíssimo Dicionário de Comunicação, está com livro novo na praça. Dia 8, às 20 horas, na Livraria Timbre (Shopping da Gávea), eles lançam a obra "Marketing - Segredos e Estratégias", que traz vários cases de sucessos de empresas atuantes no Brasil, como Xerox, Unibanco, Petrobras e Parmalat. Pra não perder o hábito dicionarista, o livro inclui um glossário com mais de 500 verbetes do mundo dos negócios. Ainda para este ano Rabaça e Barbosa trazem mais uma grande novidade para o mercado de publicidade: a versão de seu Dicionário em CD-Rom, com todos os acréscimos que a multimídia permite.
• NA REDE - A Brahma investiu cerca de R$ 350mil para lançar o seu site Brahma Land na Internet, com 530 páginas HTML e cerca de 1000 imagens, um dos maiores sites disponíveis na Grande Rede. Através do endereço https://www.brahma.com.br, os cibernautas encontrarão desde referências aos produtos Brahma como aos eventos e esportes patrocinados pela empresa, além de uma série de entretenimentos que pretendem aproximar mais o público consumidor à companhia.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou pela Internet, com o e-mail ehrlich@pobox.com.
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