Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Giovanni, Gorodicht e Sílvio entre os melhores do Rio.
Um júri presidido por este colunista e integrado ainda por Armando Ferrentini, Daniela Kresch, Genilson Gonzaga, Gilberto Scofield Jr., Jomar Pereira da Silva, Lúcia Leme e Paulo Macedo, escolheu na última quarta-feira as agências mais criativas do Rio de Janeiro em 1995 e 1996, durante o julgamento do XV Prêmio Colunistas Rio de Janeiro.
Das 721 inscrições no concurso, foram premiadas 167, sendo concedidos 5 Grandes Prêmios, 36 Medalhas de Ouro, 57 de Prata e 69 de Bronze. Das 49 agências inscritas, 35 receberam prêmios: Artplan, BM&A, Caio Domingues, Casa da Criação, Chris Colombo, Contemporânea, Cult, D+, Denison, DPZ, Década, Eco, Giovanni, GR.3, Grottera, Heleno Bernardi, I.D., J. W. Thompson, Latitude, Lourenço, Luz, McCann-Erickson, Mental Mark, Norton, Oficina, Pixel, Pubblicità & Esquire, Ronson, Salles/DMB&B, Staff/CP&F, Standard Ogilvy, Tática, Unità, V&S e Zapt.
O notável este ano no Colunistas foi a forte presença de agências de pequeno e médio porte, revelando que há muito mais talentos em criação espalhados pelo Rio de Janeiro que se poderia supor. Outro aspecto observado é o retorno de agências que estavam afastadas das premiações. Voltando a investirem criação no último ano, muitas delas acabaram marcando sua presença novamente no Colunistas.
A Giovanni foi escolhida pelo júri a Agência do Ano do Rio de Janeiro. É a terceira vez consecutiva que a agência conquista este prêmio, confirmando o excelente trabalho que seus diretores Mauricio Nogueira e Adilson Xavier estão realizando. A Giovanni recebeu 23 diplomas: 3 Grand Prix, 7 Medalhas de Ouro, 9 de Prata e 4 de Bronze, para seus clientes Bloch Editores, CCAA, Columbia Tristar Films, Columbia Tristar Films, Escola de Teatro Martins Pena, Fundação Rio Zoo, Greenpeace, Sebrae, Sistema Globo de Rádio, Smithkline Beecham e Universidade Santa Úrsula. Pelo alto volume de trabalhos premiados em muitas categorias, a Giovanni acabou vencendo ainda as categorias de Melhor Conjunto de Peças Impressas e Melhor Conjunto de Peças Eletrônicas do concurso.
O Publicitário do Ano foi Marcelo Gorodicht, da D+, um empresário de 34 anos que, desde que abriu sua agência, há dois anos, vem se destacando como incentivador da boa qualidade publicitária neste mercado. Sua agência, aliás, terminou o Colunistas Rio como a terceira melhor colocada.
Para Profissional de Propaganda do Ano foi escolhido Sílvio Matos, diretor de criação da Contemporânea, a segunda agência mais premiada do Colunistas-Rio. Sílvio é considerado um dos maiores talentos do mercado carioca. Eleito presidente do Clube de Criação do Rio, ele chegou a ser escolhido este ano o representante brasileiro no júri do Festival de Cannes.
Como Anunciante do Ano o júri não escolheu uma empresa, mas um produto: Free, da Souza Cruz, a única grande marca da empresa que é atendida por uma agência de propaganda no Rio de Janeiro, a Standard Ogilvy. Free tem sido responsável há anos por alguns dos momentos mais brilhantes e ousados da publicidade brasileira, marcando presença em todas as mídias e na área promocional, com seu já tradicional Free Jazz Festival.
O Veículo do Ano não poderia ser outro além de O Globo, que completou 70 anos reformulando-se gráfica e editorialmente. Não satisfeito em ser um veículo de alta qualidade, O Globo tem se destacado também como anunciante. Suas campanhas, criadas por agências como Contemporânea e Grottera, têm sido memoráveis.
O júri ainda concedeu um Destaque do Ano para Jonas Suassuna, por sua atuação à frente da AbapRio. Como presidente da entidade, Jonas já colocou a Abap-Rio na rede Internet e posicionou-se de maneira corajosa na defesa do negócio publicitário brasileiro num episódio que envolveu a falta de cumprimento da Lei 4.680 por uma das agências associadas.
Hoje a coluna publica as fichas técnicas dos cinco Grandes Prêmios do XV Colunistas Rio e os trabalhos premiados na área de Televisão e Cinema. Na próxima semana, a listagem continua:
GRANDE PRÊMIO DE COMERCIAL DO ANO:
Série "Lei do Mais Forte", da GIOVANNI para o Sebrae. DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Adilson Xavier. REDAÇÃO: Adilson Xavier. DIREÇÃO DE ARTE: Cristina Amorim. PRODUÇÃO: Jodaf. DIREÇÃO DE COMERCIAL: João Daniel Tikhomiroff. ATENDIMENTO: Luís Roberto Pires Ferreira. APROVAÇÃO: Guilherme Afif Domingos e Esther Vianna.
GRANDE PRÊMIO DE FONOGRAMA DO ANO:
"Sapateado", da D+ para a Insetisan Servitox Inseticidas. DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Marcelo Giannini. REDAÇAO: Marcelo Giannini. DIREÇÃO DE ARTE: Marcelo Giannini. PRODUÇÃO: DC Vox. ATENDIMENTO: Anna Karla C. Machado. APROVAÇÃO: Marcio Carvalho.
GRANDE PRÊMIO DE ANÚNCIO DO ANO:
Série "Fortes Emoções", da GIOVANNI para a revista Pais & Filhos, da Bloch Editores. DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Adilson Xavier. REDAÇÃO: André Lima. DIREÇÃO DE ARTE: Cláudio Gatão. ATENDIMENTO: Guilherme Juliani. APROVAÇÃO: Roberto Barreira.
GRANDE PRÊMIO DE OUTDOOR DO ANO:
"Macaquinhos", da GIOVANNI para a Fundação Rio Zoo. DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Adilson Xavier. REDAÇÃO: Adilson Xavier. DIREÇÃO DE ARTE: Cristina Amorim. ATENDIMENTO: Ronaldo Limeira. APROVAÇÃO: Maurício Lobo.
GRANDE PRÊMIO DE CAMPANHA DO ANO:
"Guia da Vida Saudável", da CONTEMPORÂNEA para O Globo. DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Silvio Matos. REDAÇÃO: Silvio Matos e André Pedroso. DIREÇÃO DE ARTE: André Nassar. ATENDIMENTO: Rose Pires Ribeiro.
|
|
MEDALHAS DE TELEVISÃO E CINEMA
CATEGORIA: Alimentos
PRATA: "A Dança do Peru", da CASA DA CRIAÇÃO e Noir Tropical para Império Lisamar.
BRONZE: "Páscoa Superanimada Garoto", da DENISON e Prod. Associados-para Chocolate Garoto.
CATEGORIA: Bebidas Alcoólicas
BRONZE: "Experimente A Vida", da J. W. THOMPSON e Zohar para Bacardi
CATEGORIA: Bebidas Não-Alcoólicas
BRONZE: "Dança dos 600", da MCCANN-ERICKSON e 101 para Coca-Cola.
CATEGORIA: Cigarros e Tabacos
OURO: "Liberdade", da STANDARD OGILVY e Vídeo filmes para Souza Cruz-Free.
PRATA: Série "Sonho/Ousadia/Amor", da STANDARD OGILVY e Movi&Art e Videofilmes para Sousa Cruz/Free
CATEGORIA: Cultura e Educação
OURO: "Emoções", da CONTEMPORÂNEA e Jodaf para O Globo - Livro 70 Anos.
PRATA: "Cão e Gato", da CONTEMPORÂNEA e Conspiração para O Globo.
PRATA: Série "O Inglês Que Você Usa", da SALLES/DMB&B e 101 para Ibeu.
BRONZE: "Adeus Vinil", da ECO e Yes Rio para EMI
BRONZE: Série "CCAA”, da GIOVANNI e 101 para CCAA.
BRONZE: "Shell Responde Número 29 - Sem Freios", da STANDARD OGILVY e Film para Shell Brasil - Shell Responde.
CATEGORIA: Imobiliário
BRONZE: "Downtown", da CONTEMPORÂNEA e Mr. Magoo para São Marcos.
CATEGORIA: Institucional ou Corporativo
PRATA: "Adoção É O Bicho", da GIOVANNI e Intervalo para Fundação Rio Zoo.
CATEGORIA: Meios de Comunicação
OURO: "Penteadeira", da GROTTERA e 101 para O Globo.
PRATA: "Vendido", da GR.3 e Ravina para Jornal do Brasil/Classificados.
BRONZE: "Rádio TV", da GIOVANNI e Tec Cine para Sistema Globo de Rádio.
BRONZE: "Preguiça", da GROTTERA e 101 para Jornais de Bairros do Globo.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Automotivos
OURO: "Carrinhos", da ARTPLAN e Yes para Wal Petróleo.
PRATA: "Divã", da CONTEMPORÂNEA e Plus para BR Distribuidora.
PRATA: "Tanque de Emoções", da STANDARD OGILVY e Videofilmes para Shell.
CATEGORIA: Produtos e Serviços de Lazer e Recreação
PRATA: "Bilheteria", da STANDARD OGILVY e 101 para Shell Brasil/Ticketronics.
BRONZE: "Cartomante I", da CHRIS COLOMBO e Plus para Racimec/Jogo dos Símbolos.
BRONZE: Série "Tudo Por 1 Real", da GR.3 e Ravina para Hebara/Raspadinhas do Rio
CATEGORIA: Produtos e Serviços de Limpeza e Manutenção do Lar
OURO: "PÔ Bicho", da D+ e Plus para Insetisan Servitox Inseticidas.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde.
OURO: "Corrente", da GIOVANNI e Tec Cine para Smithkline Beecham.
PRATA: Série "Bailarina/Roqueiro", da STANDARD OGILVY e Plus para Smithkline Beecham/Sal de Fruta Eno.
BRONZE: Série "Prevenção", da RONSON para Merck/Cebion.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
PRATA: "Hiroshima Com Amor", da GIOVANNI e JB Tanko para Greenpeace.
BRONZE: "Buraco", da I.D. e Noir Tropical para Ministério da Saúde/Sniopi/Siniorj
CATEGORIA: Serviços Financeiros e de Seguros
OURO: Série "Boletim I Café da Manhã", da ARTPLAN e Yes para Bradesco Seguros e Saúde Bradesco.
PRATA: "Sogra", da SALLES/DMB&B e Jodaf para Caixa Econômica Federal.
BRONZE: "Marchas", da ARTPLAN e Yes para Bradesco Seguros.
BRONZE: "Colisão", da MENTAL MARK e Mapa para Uap Seguros.
CATEGORIA: Turismo, Transportes e Diversões Públicas.
OURO: "Feras", da GIOVANNI e Yes para Fundação Rio Zoo.
PRATA: Série "Histórias Eróticas", da CULT e Tec Cine para Histórias Eróticas.
BRONZE: "Terça, Quarta e Quinta", da DPZ e Digigraph para Hotel do Frade.
CATEGORIA: Varejo de Grande Porte
OURO: Série "Confissões de Natal", da SALLES/DMB&B e 101 para Madureira Shopping Rio.
PRATA: "Praias", da SALLES/DMB&B e Tv Zero para Rio Sul.
BRONZE: Série "Quase", da DPZ e Conspiração para Nova América Outlet Shopping.
CATEGORIA: Vestuário e Acessórios Pessoais
PRATA: "Cláudia Schiffer", da SALLES/DMB&B e Videofilmes para Braspérola.
BRONZE: "Galo", da LOURENÇO e Set TV Cine para Relógios Mondaine.
MKTMIX MKTMIX
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 06: Fernando Rocha (diretor da Staff/CP&F); Dia 08: Alex Periscinoto (diretor da Almap/BBDO), Carla Sá (diretora de atendimento da Standard); Dia 11: Diler Trindade (diretor da Diler).
• CONCORRÊNCIA - O BANERJ deve abrir concorrência publicitária no máximo em dois meses. O banco descobriu que não há, na dotação orçamentária do estado, previsão para a sua verba de publicidade que possa ser entregue para qualquer das agências que atendem a Marcello Alencar. Portanto, o banco terá que ter sua própria agência.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou pela Internet, com o e-mail ehrlich@centroin.com.br.
Adendo na edição digital
A festa do III Colunistas Produção-Rio
Por alguma razão que não nos lembramos, a edição impressa da Janela Publicitária não registrou fotos da festa de entrega dos vencedores cariocas do III Prêmio Colunistas Produção Rio, ocorrida no dia 02 de abril de 1996, na casa de shows Mistura Fina.
Poucas fotos, aliás, foram recuperadas daquele evento. E as publicamos aqui, para o devido registro histórico.
|
|
A Nova Onda foi a Produtora de Áudio do Ano e recebeu seus
prêmios de Isabela Gatti, da Dinâmica e coordenadora do evento.
|
Este colunista entrega os prêmios a Antônio Carlos Accioly, representando a produtora Conspiração
|
|
|
Isabela Gatti entrega os diplomas da Yes Rio para Ronaldo Soares e Leonardo Servolo.
|
E também para Luis Carlos Cortabitart, o Gaúcho, da produtora de som DC Vox
|
|
|
O criativo Hugo Paz
entrega o diploma a Mario
Nakamura, da produtora Intervalo.
|
Isabela entrega o diploma ao diretor de arte e ilustrador Hélio Timbira.
|
|