Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 22/MAR/1996
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Caio processa Jonas, Bahiense e Luís Oscar pelo caso Petrobras.

A saída de Eduardo Domingues e sua agência Caio da Abap não resolveu a crise na entidade. Outros diretores da associação pediram demissão em São Paulo, por considerarem que Ivan Pinto, seu presidente, havia perdido a representatividade ao deixar de defender mais enfaticamente a lei 4.680 no episódio que envolveu a Caio e a Petrobras.
As pressões das lideranças publicitárias de São Paulo, agora, são para que Ivan renuncie à presidência da Abap e convoque novas eleições, o que, até o momento, não foi admitido pelo publicitário.
No Rio, conforme a imprensa especializada, há algumas semanas, já havia comentado, confirmou-se a promessa da agência Caio Domingues de entrar na justiça contra Jonas Suassuna (presidente da Abap-Rio), Roberto Bahiense (presidente da ABP) e Luís Oscar Lopes (presidente do Sindicato das Agências do Rio, representando a Fenapro), que assinaram em conjunto correspondência ao presidente da Petrobras, Sr. Joel Rennó, protestando por aquela agência estar descumprindo no seu contrato com a empresa as determinações da Lei 4.680, que regulamenta a nossa atividade.
Esta semana, Jonas recebeu uma notificação da 31ª Vara Criminal, intimando-o a comparecer em juízo no dia 02 de abril próximo, às 13:00h, para responder pelo processo crime nº 96.001.016704-9 do Livro Tombo nº 9080 Fls.05/114, como incurso, juntamente com Bahiense e Luís Oscar. "nos delitos 139 e 141 do Código Penal"
Por conta da notificação, o presidente da Abap-Rio enviou uma correspondência a seus associados, considerando-se surpreso, já que "apesar de naquela carta à Petrobras os três termos nos manifestado como representantes das mais justificadas reivindicações de nossos respectivos associados, o processo da Caio não foi endereçado às entidades, mas a nós como pessoas físicas".
Segundo Suassuna, no decorrer da semana, surgiu uma proposta de que as três entidades – Abap­Rio, ABP e Fenapro - se associem na contratação de um único advogado para defender a causa, sendo as custas divididas igualmente pelas três. "Está em jogo um objetivo maior, que é a defesa do direito de nosso setor proteger incansavelmente esta legislação tão fundamental para a sobrevivência do mercado publicitário brasileiro", explicou.
Na comunicação às agências associadas à Abap-Rio, Jonas ainda garantiu que não mudará sua conduta na direção da associação. Disse ele: “não será por percalços como este que a Abap-Rio e seus diretores deixaremos de lutar pela defesa do negócio da propaganda no Brasil. Nós todos acreditamos que esta é a única maneira para que se mantenha em seu alto nível a qualidade alcançada já há muitos anos por uma significativa parcela das agências de propaganda de todo o País”.

Semana de Criação agita o Rio a partir da próxima segunda

Jacques SeguelaO francês Jacques Seguelá (foto) será o palestrante de abertura da Semana Internacional de Criação, que começa esta segunda-feira no auditório do Globo e promete ser um dos eventos mais importantes do setor publicitário a acontecer este ano no Rio de Janeiro. Seguelá deverá falar, entre outros temas, sobre a importância da Internet para os profissionais de propaganda.
Até agora, o programa confirmado é:
25/03 - Jacques Seguelá (Seguelá/Paris), com os debatedores Jair de Souza e Maurício Magalhães.
26/03 - Adrian Holmes (Lowe/Londres), com os debatedores Bob Gueiros e Adilson Xavier.
27/03 - Richard Foster (BBDO/NY), com Ronaldo Conde e Célia Menezes.
28/03 Allen Thomas (J. W. Thompson/Londres), com José Guilherme Vereza e Nádia Rebouças.
29/03 – Milka Pogiani (McCann/Milão), com Sérgio de Paula e Gláucio Binder.
A Semana Internacional de Criação é promovida no Rio pela ABP com a Editora Referência e as inscrições podem ser feitas naquela entidade, pelo telefone 233-1492.
Entre outras novidades apresentadas pelos palestrantes internacionais, estará a exibição de vários comerciais que eles estarão inscrevendo no próximo Festival de Cannes.
Um programa imperdível para os profissionais cariocas.

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 22: Angela Milet (diretora da BM&A); Dia 25: Carlos Manga Jr. (diretor de comerciais); Dia 26: Cristina Amorim (diretora de arte da Giovanni); Dia 27: Suzana Leal (diretora de mídia da Casa da Criação); Dia 28: Pedro Galvão (diretor da Galvão).
• SHOPPING ABERTO - O Norte Shopping esta realizando concorrência para escolher uma nova agência de propaganda. Estão na disputa Giovanni, Contemporânea, Thompson e OR3. A agência que atendia o Norte Shopping, a Lourenço, está sendo desativada.
• MUDANÇAS EM IPANEMA - O diretor de arte Carlos "Russo" Di Célio deixou a DPZ-Rio, onde dividia a direção de criação com Fred Coutinho. Os motivos da demissão não foram muito claros. Tanto que na última sexta-feira, praticamente todos os criadores da agência vestiram-se de preto como forma de protesto.
• CONTAS - A Publinews é a nova agência da fabricante de embutidos Dallari e da revendedora Mercedes Intercar.
• BOA IMPRESSÃO - O diretor da Gráfica Colorfax, Cleber Goulart, comunica que está investindo R$ 10 milhões no seu parque industrial para ampliar o atendimento às agências cariocas que, segundo ele verificou, estão tendo que levar trabalhos para rodar em São Paulo. A meta de Goulart é dobrar seu faturamento anual, hoje em tomo de US$ 6 milhões.
• AMPLIANDO - A GR.3 está com novo redator: Romeu Loures, de 28 anos, que estava na Zapt, segundo Gustavo Bastos, "com um trabalho que chamou a atenção da GR.3". Romeu fará dupla com Alessandra Sadock, atendendo o Jornal do Brasil, entre outras contas.
• BOM DIA - A Esso está lançando a sua promoção Bonjour, que até 18 de abril estará servindo café da manhã em 12 postos do Rio de Janeiro. Se a promoção funcionar neste mercado teste, será levada a todo o Brasil. A criação da campanha é da Thompson-Rio.
• CANNES 96 - Estarão abertas até 2 de abril as inscrições para o Festival de Cannes deste ano. No Rio, as informações podem ser conseguidas pelo telefone 220-6835, na Promocine, representante da SAWA no Brasil.
• NOVOS NEGÓCIOS - A empresa de promoções New Business se expande também para a área de veiculação. Ela venceu a concorrência pela conta da Credisa, uma empresa de crédito e investimento pertencente ao Banco da Bahia. Ela fará toda a parte de planejamento para posicionar a Credisa entre a liderança do segmento.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou pela Internet, com o e-mail ehrlich@centroin.com.br.