Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Eduardo Domingues tira Caio da Abap e volta para o Rio
A crise que quase rachou a Associação Brasileira de Agências de Propaganda-Abap, está praticamente encerrada. A agência Caio Domingues - pivô do debate por ter assinado um contrato com a Petrobras prevendo comissão de 5% sobre produção em vez dos 15% previstos pela legislação desligou-se da Abap-Rio na última sexta-feira. Ao mesmo tempo, seu diretor Eduardo Domingues renunciou à vice-presidência nacional da entidade, em cujos estatutos está claramente estabelecido o seu compromisso com a defesa da lei que regulamenta a propaganda no Brasil.
A saída da Caio evitou que prosseguisse o processo de suspensão que o capítulo carioca da Abap pretendia iniciar contra a Caio, como transgressora das finalidades da associação. E liberou o presidente da Abap Nacional do constrangimento de ir contra seu vice-presidente no comunicado que teve que assinar esclarecendo a posição do órgão contra aquele contrato da Caio.
Aproveitando seu desligamento da vida associativa, aliás, Eduardo Domingues decidiu reorganizar a agência. Ainda este mês ele muda-se de volta para o Rio de Janeiro, sede da Caio, onde reassumirá o comando das operações. Não é impossível que o próprio foco de Eduardo seja a Petrobras, que é sediada aqui. Afinal, o contrato polêmico com aquela estatal apenas uma prorrogação de seis meses, enquanto não é decidida a nova agência da BR. Agora, a licitação está em andamento e toda a atenção é pouca.
Toninho deixa a Artplan, que reformula a criação.
O diretor de arte Lelo Nahas e o redator Marcos Apóstolo são os dois novos diretores de criação da Artplan. Na última sexta-feira, Toninho Lima pediu demissão do cargo e Chico Abreia, vice-presidente de criação da agência, decidiu promover Lelo e Marcos, que já ocupavam o posto de primeira dupla da agência e estavam totalmente entrosados com o trabalho de toda a equipe.
Toninho conta que há tempos já vinha pensando em deixar a Artplan e só não o fez para que o mercado não associasse a atitude à entrada de Chico Abreia na agência, que aconteceu em junho de 1995. "Meu ciclo na Artplan já estava completo", explica Toninho, que ainda não quer adiantar seus planos. "Completei 20 anos de propaganda este mês e achei que esta então seria a melhor hora pra dar uma parada para me renovar", revelou.
Com a nova estrutura, Abreia deverá ampliar a sua atuação na diretoria, acompanhando Roberto Medina nos trabalhos de prospecção de novos clientes. Na criação, a orientação de Abreia é de que não se abra mão da ousadia. A conta recém-conquistada da Petrobras, por exemplo, diz ele, já está entre os novos desafios da agência: "Queremos até superar o nível das campanhas da Petrobras que foram premiadas nos últimos anos para outras agências", afirmou o vice-presidente da Artplan.
Milton Costa Filho assume publicidade da Petrobras
A Petrobras reformulou a sua área de comunicação, juntando os antigos setores de promoções e de publicidade numa Coordenadoria de Publicidade e Patrocínios. Para a gerência desta nova área, foi escolhido Milton Costa Filho, que no último Prêmio Colunistas Promoção recebeu o título de Profissional de Promoção do Ano tanto da Regional Rio de Janeiro como da versão Nacional.
O gerente anterior de publicidade, Luís Antônio Vargas, passa a gerenciar a Coordenadoria de Relações Públicas, além de coordenar a licitação que escolherá a nova agência responsável pela publicidade institucional da BR.
Cartas
De Jonas Suassuna, presidente da Abap-Rio:
Caro Marcio,
Para seu conhecimento, segue em anexo uma cópia da correspondência que a Abap-Rio enviou para o Superintendente Comercial da Rede Globo. Acho importante que o mercado também preste homenagem à atitude daquela emissora de defender a legislação que ajudou a propaganda brasileira a atingir o alto nível em que ela está hoje:
Prezado Florisbal,
Foi com grata satisfação que lemos no boletim Bip o "esclarecimento da Sucom" de que a Rede Globo não assegurará a clientes diretos - inclusive anunciantes que tenham a atividade de prestação de serviços de propaganda e publicidade em seu objeto social - a remuneração de agência de 20% sobre os valores das faturas de veiculação.
Em um momento tão conturbado quanto o que estamos vivendo, quando entre nossas próprias fileiras surgem tentativas de desrespeito à lei 4.680, a Abap-Rio não pôde deixar de se sensibilizar com esta mostra de profissionalismo e seriedade da Rede Globo de Televisão.
Mais uma vez, uma empresa das Organizações Globo deixa revelar, mesmo num gesto sem grandes alardes, um dos muitos motivos de sua grandeza.
Pelo mercado publicitário carioca,
Um abraço de
Jonas Suassuna
Presidente" |
MKTMIX MKTMIX
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 15: Henrique Luiz Morici (redator da Genesis); Dia 16: Joaquim Pêcego (diretor de arte); Dia 17: Donald Jihn (diretor de produção), Juan Vicente (diretor presidente da NA); Dia 18: Luís Gonçalves dos Santos (diretor de criação da Altermark), Maria Luiza Barbosa (produtora), Sérgio Rego Monteiro (diretor de marketing do JB); Dia 19: Felipe Rodrigues (redator da Giovanni); Dia 21: Fernando Mothé (diretor da Publinews), Gustavo Bastos (diretor da GRJ). A coluna aproveita para pedir que, quem souber de outros aniversários, conte pra gente, pra atualizarmos os nossos cadastros.
• EX-ESTAGIÁRIOS - A Artplan contratou dois estagiários que estavam na sua criação: o redator Rafael e o diretor de arte Fernando. Segundo Lelo Nahas, são dois talentos que ainda vão surpreender muito o mercado carioca.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou pela Internet, com o e-mail ehrlich@centroin.com.br.
|