Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/JAN/1996
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Marketing Promocional carioca terá sua grande festa em fevereiro

Já está marcada a festa de entrega dos diplomas aos vencedores do I Prêmio Promoção Rio de Janeiro 94-95. Será no próximo dia 6 de Fevereiro, terça-feira, a partir das 19:30m no The Ballroom, com um coquetel seguido da entrega dos diplomas aos vencedores e, ao final, Som com DJ, para os convidados dançarem.
O destaque da festa, porém, devem ser as promoções que a organização do prêmio está convidando a que todas as agências premiadas produzam para apresentar durante a festa. Poderá ser uma performance, uma instalação, um mini show etc, ocupando algum momento do evento, desde a entrada dos convidados até o final da entrega dos prêmios e que poderá surpreender muita gente.
Para divertir ainda mais, durante o evento, os convidados votarão, em cédulas que serão distribuídas na entrada, nas promoções que mais gostaram, sendo os resultados divulgados ainda durante a festa.
As adesões devem custar R$ 50,00 e as reservas podem ser feitas na Dinâmica, pelo telefone 552-4141.

Rio terá em março encontro internacional de criação

A ABP será a organizadora da 10ª Semana Internacional de Criação Publicitária no Rio de Janeiro, que acontece de 25 a 29 de março próximo numa promoção da Editora Referência.
Mediados por este colunista, serão realizados cinco debates e palestras com profissionais internacionais do mais alto nível, trazidos por cinco agências de propaganda. Apenas o convidado da J. W. Thompson, para o dia 28 de março, não foi confirmado. Os demais são:
25/3: Jayme Alejandre (Budweiser), convidado da DM9.
26/3: Adrian Holmes (Lowe/Londres), convidado pela Lowe Loducca.
27/3: Richard Foster (BBDO/Nova York), convidado pela Almap/BBDO.
29/3: Milka Pogliani (McCann/Milão), convidado pela McCann Erickson.

Retrospectiva de 1995

Pra começar o ano, que tal lembrar como foi 1995. Vejam só o que foi destaque noticiário da Janela no primeiro semestre:
JANEIRO
• O ano começou com a desfusão da Grottera com a GR.3. Na reorganização, Maria Alice Langoni, que tinha vindo da Grottera, ficou na GR.3.
• Deu o primeiro xabu na concorrência de Furnas. Depois nunca mais andou.
• As agências que atendem conta de cigarro respiraram fundo. O ministro Adib Jatene deu um tempo na proibição da propaganda do produto.
FEVEREIRO
• Morre Herculano Siqueira, um dos pioneiros da propaganda brasileira.
• Morre Oscar Bloch, diretor da Rede Manchete de Televisão.
• Se instala no Rio a F. Nazca Saatchi & Saatchi, dirigida por Alcir Gomes Leite, para atender a conta do Banco Nacional.
MARÇO
• Young & Rubicam decide fechar no Rio e entrega toda a sua operação para a V&S, agência na qual já tinha participação acionária.
• Fecha a Bridge no Rio. Criada para atender a Brahma, perdeu o sentido quando o marketing do cliente mudou-se para São Paulo.
• A Caio Domingues troca toda a sua criação e traz de São Paulo Ari Fidelis para ser o diretor da área no lugar de Alcides Fidalgo.
• Carlos Sigelmann assume a superintendência da Bloch.
• Com a campanha da Fenaseg, a Salles ganha o primeiro Prêmio Abril do Rio.
• A Chorus deixa o Grupo Globo e torna-se uma produtora de comerciais independente, dirigida por Antônio Servolo, Mario Avelar e Edison Campos.
ABRIL
• Pedro Feyer deixou a direção de criação da Thompson-Rio e mudou-se para São Paulo. Ia para a DM9 e acabou na Thompson de lá.
• No Colunistas-Rio, a Giovanni é reeleita a Agência do Ano. Valdir Siqueira, ganha o Publicitário do Ano, Marcos Silveira o Profissional de Propaganda do Ano, a Petrobras o Anunciante do Ano e O Globo o Veículo do Ano.
MAIO
• O redator Sílvio Matos, aos 24 anos, vence a eleição para o Clube de Criação do Rio.
• A Giovanni ganha a conta do Sebrae, uma das maiores de Brasília.
• Felipe Rodrigues deixou a direção de criação da Chris Colombo e o cargo foi assumido por Álvaro Gabriel.
• Na Norton-Rio, Franco Paulino perde o cargo de diretor de criação.
• A D+ conquista as contas do Banco Bozzano Simonsen e do Casa Shopping.
• A GR.3 vence a concorrência pelas Raspadinhas do Rio.
JUNHO
• A Coca Cola anuncia sua entrada na área de refrescos, com Fruitopia, entregando a conta para a DPZ.
• Furnas reabre a sua concorrência e 16 agências se inscrevem. Mais uma vez não deu em nada.
• O Prêmio Colunistas faz sua entrega no Rio batendo o recorde de presenças: 800 pessoas lotaram os salões do Intercontinental.
Semana que vêm, publicaremos a retrospectiva do segundo semestre.

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 05: Mari Wilner (mídia da Pubblicità); Dia 06: Carlos Manga (diretor da Globo); Dia 07: José Guilherme Vereza (diretor de criação da V&S); Dia 08: Marcia Ramalho (fotógrafa) e Roberto Leal (presidente da J. W. Thompson); Dia 09: Roberto Bahiense (diretor da Pubblicità); Dia 10: Marcio e Hélio Ramos (diretores da MKTMIX), Juliana Barros (atendimento da Chris Colombo).
• Ari Fidelis não é mais o diretor de criação da Caio Domingues. A agência está procurando outro profissional para o cargo, devendo decidir até a próxima semana.
• Falando na agência, numa premiação interna ela destacou o seu produtor gráfico Benedito Martins para receber o Prêmio Caio Domingues e o encarregado de serviços gerais, Roberto Souza Monteiro, para o Prêmio Hugo Weiss.
• A Staff/CP&F ganhou um sabão do Laboratório Darrow. Mais precisamente o sabão Soapex, que terá sua campanha iniciando em fevereiro, com uma verba de R$ 500 mil.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou pela Internet, com o e-mail ehrlich@centroin.com.br.