Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 01/DEZ/1995
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas escolhem os melhores do Marketing Promocional do Rio

Um júri presidido por este colunista e formado ainda por Dorinho, Manoel Dorneles, Marcello Queiroz, Marcia Brito e Nélson Cadena julgaram no último fim de semana cerca de 200 trabalhos inscritos pelas agências de propaganda e empresas de marketing promocional no I Prêmio Promoção Rio de Janeiro. Esta foi a primeira regional a ser criada do Prêmio Promoção Brasil, da Abracomp, como reconhecimento à grande participação que o Rio tem tido nesta premiação desde que foi criada há 14 anos.
A Coca-Cola, empresa mais premiada no I Promoção Rio, acabou escolhida o Cliente de Promoção do Ano. Ainda nos Grandes Prêmios, foram escolhidas as empresas e pessoas especializadas em Marketing Promocional que tenham contribuído para o desenvolvimento do setor em 1994 e 1995. A Multinational, dirigida por Marcus Borges e que tem a maioria de seus clientes entres as grandes empresas de São Paulo, foi escolhida a Empresa de Marketing Promocional do Ano. Pela primeira vez (inclusive a nível nacional), o júri concedeu um titulo de Empresa de Design do Ano e a vencedora foi a Tátil Design, dirigida por Frederico Gelli. Outro importante Grande Prêmio, o de Empresária de Marketing Promocional do Ano foi concedido a Maria Helena Araújo, da New Business, tradicional vencedora de Promoção Brasil. O Profissional de Marketing Promocional do Ano, Milton Costa Filho, é o chefe do setor de promoções da Petrobras, uma empresa que tem mostrado um trabalho excepcional nesta área, a ponto de o nome de Milton ter sido referendado como o Profissional do Ano também em caráter nacional.
O I Promoção Rio também escolheu os melhores trabalhos entre todos os inscritos. O Grande Prêmio de Ação ou Evento Promocional do Ano foi para "Projeto Ararajuba", uma ação comunitária e de marketing desenvolvida pela DENISON-RIO; CAIO E MERCADO para a Petrobras. Na ficha técnica estão, pela criação, as Equipes Denison, Caio, Mercado, Petrobras e César Lobo (Personagem); pelo atendimento da Denison, Gláucio Binder e Fernanda Japiassú; e pela aprovação, Carlos Leonam, Ricardo Vieira, Milton Costa Fº, Luís Antônio Vargas, Bayard Lagrotta e Luiz Nery.
O Grande Prêmio de Campanha Promocional do Ano foi conquistado por "Uma Viagem Em Seu Beneficio", da NEW BUSINESS para o Instituto Aerus de Seguridade Social, uma criação conjunta de Maria Helena Araújo e Cláudio Carvalho. A produção foi de Carlos Lacombe, o atendimento de Ricardo Cabianca e a aprovação de Álvaro Vale e Helena Regina.
Quem levou o Grande Prêmio de Peça Promocional do Ano foi o "Sino de Natal" que a ARTPLAN colocou no final do ano passado no BarraShopping, numa criação de Roberto Medina e Abel Gomes e produção deste. O atendimento foi de Caio Valli e a aprovação de Luiz Alberto Marinho.
O júri ainda concedeu um destaque do Ano a Ricardo Amaral pela abertura da casa de shows e eventos Metropolitan.
Esta semana, a Janela publica a relação de premiados nas áreas de Ações ou Eventos Promocionais e de Campanhas. Nas próximas semanas continuamos com os premiados em Peças Promocionais, Design e Embalagens.
ÁREA: AÇÕES OU EVENTOS
Categoria: Eventos ou Ações Institucionais.
Ouro: "Evento Rodin", da CAIO para Petrobras.
Prata: "Entre Na Dança da Número 1", da ARI HARTMANN para Cia Cervejaria Brahma.
Bronze: "Parintins", da MCCANN ERICKSON para Coca-Cola e Governo do Amazonas.
Categoria: Eventos ou Ações de Promoção de Vendas.
Ouro: "Skol Center", da NEW BUSINESS para Skol.
Categoria: Eventos ou Ações de Cultura.
Ouro: "Celebração (Free Jazz)"; da STANDARD, OGILVY & MATHER e DUETO para Souza Cruz.
Prata: "Carlton Dance Festival 95", da DPZ e DUETO para Souza Cruz.
Prata: "Rolling Stones", da MCCANN ERICKSON e PROMOTER para Coca-Cola.
Categoria: Eventos ou Ações para Públicos Internos.
Prata: "O Céu É o Limite", da MULTINATIONAL para Barrenne Div. Naturenne/Fibrocrac.
Categoria: Eventos ou Ações para Públicos Intermediários.
Ouro: "Retail Club", da DIRECT para BarraShopping.
Bronze: "Minister Convida A Viajar", da BM&A para Minister Arte Gráfica e Editora.
ÁREA: CAMPANHAS
Categoria: Campanha de Promoção de Vendas de Produtos.
Ouro: "Um Carro Por Dia", da DENISON-RIO e Mercado Promoções para Petrobras.
Prata: "Promoção Yo-Yo Russel", da MCCANN ERICKSON para Coca-Cola.
Bronze: ''Nescau Radical", da MULTINATIONAL e J. W. Thompson para Nestlé.
Categoria: Campanha de Promoção de Vendas de Serviços.
Prata: "Mister Mania", da CHRIS COLOMBO para Mister Pizza.
Categoria: Campanha de Marketing Direto.
Prata: "IBM Networking", da DIRECT para IBM.
Bronze: "Cartão O Globo Nacional Visa", da CONTEMPORÂNEA para O Globo.
Categoria: Campanha Dirigida a Públicos Internos.
Ouro: "Campanha de Resultados", da AGÊNCIA DA CASA e TV Globo para PGP/TV Globo.
Prata: "Segurança No Trabalho", da CHRIS COLOMBO para Souza Cruz.
Prata: "Supernorma e A Conquista da Iso", da WUNDERMAN para Nacional Seguros.
Categoria: Campanha de Merchandising em Ponto de Venda.
Ouro: "Varig Nacional Visa", da DIA DESIGN para Banco Nacional.
Prata: "Investcenter", da DIA DESIGN para Banco Nacional.

Fim do Nacional coloca em risco F. Nazca no Rio

Até o momento, as agências que atendiam o Banco Nacional - F. Nazca, DM9 e Fischer Justus - vivem a tensa expectativa de que o Unibanco, cliente da W/Brasil, vá precisar de uma segunda agência para assumir a conta dos novos produtos incorporados com a fusão.
A indefinição afeta particularmente o Rio de Janeiro, onde funcionava a sede do marketing do Banco Nacional, justificando, por conta disso, que agências como a Nazca e a DM9 mantivessem aqui seus escritórios de atendimento. Apesar de o diretor da Nazca no Rio, Alcir Gomes Leite, negar, fica dificil justificar a sua presença no escritório apenas para atender a Coppertone, o outro cliente da agência no Rio. Afinal, só a conta do Nacional representava cerca de US$ 9 milhões para a agência.
A situação da DM9 no mercado carioca também não é das mais auspiciosas, já que seu quinhão no Nacional não ficava longe daquele valor da Nazca. E o outro grande cliente da agência por aqui é a Mesbla, que, em concordata, reduziu bastante a sua verba publicitária.
Alcir garante que não ficou nenhuma autorização de veiculação do Banco Nacional sem ser utilizada. "Havíamos recém-encerrado a campanha do Plano Micro", diz ele, revelando que as duas ou três páginas de mídia impressa que faltavam veicular foram repassadas para o comunicado de aquisição do Unibanco.
O fim do Banco Nacional, no entanto, não afeta apenas as agências paulistas. A GR.3, que vinha atendendo os cartões BarraShopping Nacional Visa e Estadão Nacional Visa prevê uma queda de receita de pelo menos R$ 180 mil se ela não continuar responsável pela comunicação destes cartões com o novo administrador - que também não se sabe qual será. Até o momento, diz Gustavo Bastos, diretor da GR.3, toda a comunicação dos cartões está parada. Apenas as promoções da própria Renasce - administradora do BarraShopping - voltadas para os clientes atuais do shopping e seus lojistas continuam.

Marcos Silveira abre Dr. junto com Grupo Dreams

Já está assinando anúncios, com a marca "Dr." - leia-se "Doctor" e, eventualmente, Dr. Brain - a nova agência de Marcos Silveira em associação com o Grupo Dreams.
Na relação de clientes, a Dr. apresenta todas as empresas do grupo, como as redes de lojas Dollar Dreams, Baby Dreams, Barley's e os produtos Zenith e Frigidaire, por ela representados.
A aproximação de Silveira com a empresa se deu enquanto ele estava prestes a se desligar da Mental Mark. O criador foi convidado a participar de uma concorrência para o relançamento dos televisores Zenith no Brasil, venceu a disputa mas não abandonou seu projeto - iniciado ao se desligar da V&S - de ter sua própria agência. No meio do caminho, Marcos chegou a ter propostas da MPM/Lintas e da Add para se transferir para São Paulo, mas acabou encontrando uma solução para ter sua agência ao transformar a house-agency do grupo Dreams numa empresa independente.
A Dr. ainda não tem escritório próprio, já que está em processo de registro. Por enquanto, ela funciona nas dependências do Grupo Dreams. Na criação, além de Marcos Silveira está o diretor de arte Paulo Brandão, que voltou de Brasília para o Rio para reencontrar Marcos, com quem já havia trabalhado na Artplan. Por conta da nova agência, inclusive, Silveira segue esta segunda-feira para os Estados Unidos, onde se encontrará com os executivos de outro fabricante que o grupo pretende trazer para o Brasil, incorporando também o leque de contas da agência.

Concorrências criam tensão entre as agências do Rio

A Mental Mark foi a agência vencedora da concorrência da Casa e Vídeo, que pretende entrar brevemente em televisão.
Mas continua o clima elétrico de concorrências no mercado carioca. Na área do governo estadual, Jomar Pereira da Silva confirmou para esta segunda-feira o resultado da seleção técnica das agências que querem as contas de Marcelo Alencar, passando a licitação para a abertura das propostas de preço.
Na iniciativa privada, a Triumph, fabricante de lingerie que deixou a Contemporânea quando esta ganhou a conta da Duloren, está em pleno processo de seleção entre agências como Tática, GR.3 e Standard. E a GE, fabricante de lâmpadas, decide até 6ª feira próxima entre a McCann, a Thompson e a GR.3 quem ficará com sua conta institucional, que era atendida pela Norton.
A expectativa por concorrências é tanto que o mercado viveu um dia de agitação, ontem, com a informação de que O Dia estava abrindo um processo de escolha de nova agência. Só que acabou se descobrindo tudo como boato. Tanto Walter Matos Jr., superintendente do jornal, quanto Luís Vieira, diretor da Standard, negaram terminantemente que estivessem interessados em se separar.

Comitê da Olimpíada no Rio procura agência

A ''Rio 2004" - entidade responsável pelo esforço nacional e internacional para trazer para o Rio de Janeiro as Olimpíadas de 2004 ­ começou a escolher a agência de propaganda que vai participar deste trabalho. Esta semana, o diretor executivo da entidade, Renato Archer, enviou convites a algumas agências, das quais aceitaram participar da disputa Artplan, Contemporânea, DPZ, Denison, Giovanni, J. W. Thompson, McCann Pubblicità e V&S. Dias 19 e 20 próximos elas apresentam suas propostas e já no dia 22 sabem qual será a vencedora.
A verba de comunicação de marketing do projeto, segundo estimativas do seu coordenador de marketing, Leonardo Gryner, deve chegar a US 2 milhões para os próximos dois anos, valor que se equipara ao investido por outras cidades em candidaturas passadas. Nem tudo isto, porém, vai para a mídia. Grande parte das iniciativas da Rio 2004 serão direcionadas para apresentações audiovisuais, stands e publicações para atingir os diversos comitês olímpicos internacionais. O primeiro objetivo é conseguir que o Rio fique entre as 4 cidades finalistas da primeira fase da disputa, que acontece até abril de 1997.
Um empreendimento da Firjan com a Associação Comercial do Rio e os institutos AD-Rio e Iplan-Rio, a Rio 2004 pretende conseguir sua verba em parte com o governo e, principalmente, com a iniciativa privada.

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• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximo aniversários do mercado: Dia 03: Eduardo Moncalvo (diretor geral da Staff/CP&F), Marco Antônio Vieira Souto (diretor de atendimento da DPZ); Dia 04: Dia da Propaganda; Dia 06: Edson Perrota (Rádio Tupi), Ney Cantinho (diretor do Gerp); Dia 07: Carlos Coccoli (redator da Zanatta).
• NOVO MANDA-CHUVA - Juarez Machado (não o artista plástico, claro) será o novo diretor de marketing da Souza Cruz, em lugar de Flávio de Andrade, que foi promovido à presidência da empresa. Juarez, que é brasileiro e já foi gerente de Free na Souza Cruz, esteve nos últimos anos atuando no marketing da B.A.T. da Costa Rica e da Argentina.
• VEÍCULOS EM MOVIMENTO - A Editora Abril mudou a sua cúpula comercial no Rio. Deixou a direção da sucursal o publicitário Luís Fernando Pinto Veiga e veio de São Paulo para o cargo Ricardo Canela, ex­Kaiser. E no jornal O Dia, o processo também é de mudanças. Deixaram seus cargos tanto o superintendente comercial de noticiário Antônio Carlos Bauman, que retornou a São Paulo, quanto o de classificados, Nélson Souto Maior, que foi para o JB. Antônio Kriegel, diretor de marketing do jornal, está remontando a equipe.
• MARKETING BEST - Acontece na próxima terça-feira, no Palace, em São Paulo, a entrega dos troféus do prêmio Marketing Best, promovido pela Editora Referência.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141.