Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Jodaf absorve Plus no Rio e em São Paulo
A família Tikhomiroff, fundadora da produtora de comerciais Jodaf, está unida de novo. Anos depois de João Daniel Tikhomiroff se separar de seu irmão Hugo e seu sobrinho Sérgio e estes fundarem a produtora Plus, a Jodaf está absorvendo toda a operação no Rio e em São Paulo da produtora Plus, que deixa de existir.
Segundo João, antes mesmo da recente morte de Hugo esta fusão estava sendo motivo de conversas entre os dois irmãos. "Quando nos reaproximamos, vimos que era muito doloroso estarmos concorrendo um com o outro", explicou João. Com a morte de Hugo, seu filho Sérgio decidiu fechar a operação da Plus em São Paulo e João reiniciou as conversações para reintegrar a família na Jodaf.
Em São Paulo, o escritório da Plus será desativado. Apenas Sérgio Tikhomiroff transfere-se para o endereço da Jodaf, como diretor, e Mário Márcio Bandarra ficam no quadro de diretores exclusivos da produtora, inclusive para produzir trabalhos para o Rio, como vinha fazendo. Rogério Utimura parte para seus próprios projetos.
No Rio, a sede da Plus muda de nome, mantendo André Pellenz como diretor de comerciais exclusivo. O diretor da operação fica sendo também Sérgio Tikhomiroff, que virá ao Rio com mais frequência.
Roberto Cardim, que dirigia a Jodaf-Rio até então, deixa a produtora. Ele ficou com a antiga casa da empresa, partindo para o próprio negócio, através da nova Cardim Filmes. Aliás, a telefonista de lá até já atende com este nome. A mudança não assusta Cardim. Nesta nova fase de sua vida, ele declara-se até mais cheio de energia que antes. Como diz no linguajar surfista --seu hobby --, "estou dropando Waimea, 30 pés, sem cordinha e atrás do pico". Seja isso o que for.
Cardim chega a confessar-se mais livre para negociar projetos agora que não precisa seguir os padrões da Jodaf. "Quero oferecer uma produtora capaz de viabilizar os custos das realizações cariocas", garantiu.
A proposta não é diferente da que permitiu à Plus conquistar o mercado do Rio de Janeiro. Pequenas e médias agências cariocas obtinham na Plus uma condição de parceria que não encontravam nas produtoras aqui sediadas.
Quando se instalou no Rio, a Plus prometeu manter estas condições que Hugo obtinha a partir de São Paulo. Na sua curta existência, a produtora entregou 5 comerciais dirigidos por André para a D+, sua melhor cliente no Rio, dentro da nova campanha do Banco de Negócios OESP-Rio. Agora a Plus, que foi absorvida pela Jodaf, João Daniel assegura que nada vai mudar. "O projeto Plus-Rio será respeitado integralmente. Vamos segurar todo o pessoal e o projeto de viabilizar custos para as agências cariocas, estimulando que os trabalhos locais sejam feitos com o André, nosso diretor no Rio, e com o Mario Marcio", acrescentou.
Recursos de agências param concorrência do Governo no Rio
Quatro das agências desclassificadas por problemas de documentação na concorrência pela conta do governo do Rio - D+, Denison-Rio, V&S e Workstation - entraram com recurso para retomarem a disputa. Apenas a Zapt, também desqualificada, abriu mão de continuar na licitação.
Com isto, não pode ser realizada na última quarta-feira a abertura das pastas de propostas, frustrando todas as demais 18 agências que compareceram ao Palácio Guanabara para aquele fim. Os recursos forçam a licitação a uma nova ciranda burocrática. As agências já qualificadas ganharam cinco dias para apreciar os recursos e decidirem se entram com contra recursos. Enquanto isso, a Comissão de Licitação aprecia a validade das demandas das recorrentes. Se ninguém se manifestar mais, então, só aí o Governo convoca nova reunião para a abertura das pastas.
|
Mais destaques da Produção carioca
Estes são mais profissionais que estão concorrendo aos Grand Prix do III Prêmio Produção Rio. Os votos dos colunistas serão secretos e revelados apenas no dia da Festa.
Destaque de Fotografia
• Ralph Strellow, por "Experimente A Vida", da ZOHAR para Bacardi.
• Breno Silveira, por "Free Jazz Festival", da CONSPIRAÇÃO para Souza Cruz.
• Ralph Strellow, por "Gostosa" da CONSPIRAÇÃO para O Globo.
• Edgar Moura, por "Saudade", da YES para Embratel.
• Paulo Wainer, por "Viola", da CONSPIRAÇÃO para Tênis Puma.
Destaque de Cenografia
• Emily Combecau, por "Família", da TEC CINE para Embaré.
• Toni Vanzolini, por "Free Jazz Festival", da CONSPIRAÇÃO para Souza Cruz.
• Gualter Pupo, por "Pescador", da CONSPIRAÇÃO para O Globo.
• Luís Henrique Pinto, por "Cápsula", da YES para Embratel.
• Gualter Pupo, por "Renato Gaúcho", da CONSPIRAÇÃO para Tênis Puma.
Destaque de Figurinos
• Brigitte Slama, por "Experimente A Vida", da ZOHAR para Bacardi.
• Marcelo Pies, por "Uh! Guaraná", da CONSPIRAÇÃO para Guaraná Antárctica.
• Marcelo Pies e Cláudia Montenegro, por "Free Jazz Festival", da CONSPIRAÇÃO para Souza Cruz.
• Rita Murtinho, por "Segue O Seco", da CONSPIRAÇÃO para Marisa Monte.
Prêmio Produção-Rio: os premiados em foto
A Ayrton Estúdios foi considerada o Estúdio de Fotografia do Ano do III Prêmio Produção Rio, uma premiação que também escolheu, nesta área, trabalhos da Artephoto, Sérgio Araújo, Geller e Guido Paternó.
Estes foram os resultados de Fotografia no Produção Rio:
GRANDE PRÊMIO DE FOTOGRAFIA DO ANO: "Luzes da Alquimia"
Estúdio: ARTEPHOTO STUDIO
Anunciante: Ourobráz
Agência: Quadratta
Fotografia: Mauro Risch; Assistência de Fotografia: Ronaldo Farias e Marcelo Cruz; Produção de Cena: Maurício Rodrigues; Efeitos Especiais: Light Painting - Mauro Risch;
MERCADO: Bebidas Alcoólicas
BRONZE; “... Um 95 Especial Com Você", da SÉRGIO ARAUJO para Denison e International Brand Builders
MERCADO: Bebidas Não-Alcoólicas
PRATA: "Vamos Virar Uma Noite Juntos", da AYRTON ESTUDIOS para Salles/DMB&B e Coca-Cola.
MERCADO: Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
BRONZE: "Se A Foto Tivesse Som Seria da FM", da GELLER para Giovanni e Rádio Globo FM.
MERCADO: Produtos e Serviços Automotivos
OURO: "O Importado dos Importados", da AYRTON ESTUDIOS para JVA e Castrol.
MERCADO: Produtos e Serviços para Comércio e Escritório
OURO: "Talento 6", da AYRTON ESTÚDIOS para Ari Fidelis e Ayrton Estúdios
PRATA: "Na Corda Bamba", da ARTEPHOTO STUDIO para Casa da Criação e Casa da Criação.
BRONZE: "Poison... Poisson", da GUIDO PATERNO para Art Directors Index To Photo.
MERCADO: Produtos e Serviços para a Indústria
PRATA: "Essa Ideia Tem Volta", da AYRTON ESTUDIOS para Grottera e Reynolds.
MERCADO: Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde.
PRATA: "A Alegria Está No Ar", da SÉRGIO ARAÚJO para Criativa Produtiva e Glaxo-Aerolin.
MERCADO: Serviços Financeiros e de Seguros
PRATA: "E No Campo Que Se Plantam...", da AYRTON ESTUDIOS para Giovanni e Banco do Brasil.
PRATA: "Rende Na Ponta do Lápis", da GELLER para Giovanni e Banco do Brasil.
MERCADO: Vestuário e Acessórios Pessoais
BRONZE: "Anel", da GELLER para Pós Imagem Designe e H.Stern.
MKTMIX MKTMIX
• PARABÉNS PRA você - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 10: Arminda Mello (gerente de produção da Zapt), Carlos Henrique (Sendas e Giovanni), Gina Mesquita (diretora de arte da Cult); Dia 11: Hugo Paz (diretor de criação da Genesis); Dia 13: Deirdre Gomes da Silva (diretor de criação da Metrópolis); Dia 16: William Norman (diretor da Caio); Dia 17: Ana Laet (diretora de arte da Standard).
• GARANTIU O NATAL - A conta da Império Lisamar, que estava em concorrência, foi para a Casa da Criação. A empresa pretende sair com campanha já para o Natal, vendendo o seu Presunto Tender. Há anos a Império só acordava no Carnaval, anunciando suas linguiças através da Aroldo Araújo.
• CARRO NOVO - A conta da maior revenda Mitsubishi no Rio, a Daiissen Motors, com sua verba de US$ 400 mil, deixou a Chris Colombo e foi parar na Staff/CP&F.
• CONTRATAÇÕES - A Cult tem nova diretora de arte. Mônica Quaresma, ex-Casa da Criação, que foi chamada para cobrir as férias de Gina Mesquita, acabou sendo efetivada. E na D+, entraram Ester Moutinho, exV&S e ex-Brasif, como gerente de operações, e Paulo Roberto Santa Fé, como produtor gráfico.
• PRA LER NO MICRO - A Manchete está agora com home-page na Internet. Quem tiver acesso na WWW a https://www.br.homeshopping.com.br/bloch/ vai encontrar a cobertura dos principais assuntos que foram destaque na semana. A Bloch Editores pretende colocar outras revistas na WWW. Apesar de prometerem Pais e Filhos, Amiga e outras do grupo, temos certeza que a home-page mais aguardada será de Ele/Ela.
• NA ABAP - A Ferrari é a nova associada da AbapRio. Com 37 anos de existência e 25 funcionários, a Ferrari se torna a 28ª agência representada na entidade. Na foto, dá pra notar que, para comemorar, Jonas Suassuna, presidente da Abap-Rio, fez questão que Ângelo Ferrari passasse a fumar charuto como ele.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou via Internet, pelo e-mail ehrlich@centroin.ax.apc.org.
|