Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/NOV/1995
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Abracomp premia produções cariocas em júri nacional

O Rio de Janeiro conquistou oito medalhas de Ouro no Prêmio Produção Brasil, promovido pela Abracomp, cujo julgamento foi realizado este último fim-de-semana. Concorreram todos os trabalhos merecedores de Ouro no Produção Rio.
Estes foram os vencedores também a nível nacional:
• Comercial de Bebidas Não-Alcoólicas: "Guerra das Colas", da CONSPIRAÇÃO para W/Brasil e Guaraná Antarctica.
• Comercial de Meios de Comunicação, Cultura e Comunicação: "Free Jazz Festival", da CONSPIRAÇAO para Standard, 0 & Mather e Souza Cruz
• Fonograma (Trilha Instrumental) de Meios de Comunicação, Cultura e Educação: "Parintins", da SOUND MAKERS para McCann Erickson e Coca-Cola.
• Fonograma (Trilha Instrumental) de Produtos e Serviços Públicos e Comunitários: "54%", da MEGA-VP para Contemporânea e Vale do Rio Doce.
• Fotografia de Serviços Financeiros e de Seguros: "Luzes da Alquimia", da ARTEPHOTO STUDIO para Quadratta e Ourobráz.
• Ilustração de Meios de Comunicação, Cultura e Educação: "Diário Místico", da TIMBIRA para Editora Maio e Capa de Agenda.
• Ilustração de Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde: "Óculos", da NEWTON JR. para Optotal Lentes.
• Videoclip: "Segue O Seco", da CONSPIRAÇÃO para Emi-Odeon e Marisa Monte.
Na última semana, começamos a publicar os resultados do III Prêmio Produção Rio, com a listagem dos vencedores de comerciais. Desta vez, relacionamos os vencedores da área de Fonogramas e mais dois destaques de vídeo:
GRANDE PRÊMIO DE JINGLE DO ANO:
"Remédio Musical", da produtora MEGA-VP para Rede Farmalife e Promarket. Direção: Luiz Farah e Philippe Neiva. Música: Guilherme de Holanda. Letra: Guilherme de Holanda. Arranjo: Luiz Farah. Apoio Vocal: Ana Leusingrer, Ana Zingone, Vera Negri e Cecília Spyer. Gravação e Mixagem: Mauro Swenssom.
GRANDE PRÊMIO DE TRILHA DO ANO:
"Parintins", da produtora SOUND MAKERS para Coca-Cola e McCann Erickson. Direção: Nico Rezende. Música: Nico Rezende. Arranjo: Nico Rezende. Solo Vocal: Nico Rezende. Gravação e Mixagem: Bernardo Muricy.
MEDALHAS
ÁREA: FONOGRAMAS/JINGLE
MERCADO: Bebidas Alcoólicas
PRATA: "Quem Bebe Pode Mais", da CHORUS para Young & Rubicam e Conhaque São João da Barra.
MERCADO: Bebidas Não-Alcoólicas
PRATA: "600 Ml", da STUDIO NOVA ONDA para McCann-Erickson e Coca-Cola.
BRONZE: "Coca Cola Dance", da MEGA-VP para McCann Erickson e Coca-Cola.
MERCADO: Imobiliário
PRATA: "Rio 2", da STUDIO NOVA ONDA para Genesis e Carvalho & Hosken
MERCADO: Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
PRATA: "Classificados Descomplicados", da STUDIO NOVA ONDA para McCann Erickson e Jornal do Brasil.
BRONZE: "Reggae", da STUDIO NOVA ONDA para DPZ e Cultura Inglesa.
MERCADO: Produtos e Serviços Automotivos
OURO: ''Nova Gasolina Maxxi 2". da MEGA-VP para J. W. Thompson e Esso
PRATA: "Ararajuba Copa 94", da STUDIO "V" para Denison e Posto Petrobrás.
MERCADO: Produtos e Serviços de Lazer e Recreação
PRATA: "Jogo dos Sonhos", da MEGA-VP para J. W. Thompson e Lotopar/Jogo dos Sonhos
MERCADO: Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde.
BRONZE: "SMB Plano Familiar", da VIDA para Cláudio Carvalho e SMB.
MERCADO: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
PRATA: "Mais Vida Na Vida do Povo Do Rio", da STUDIO "V" para Pubblicità & Esquire e Gov. Estado do Rio de Janeiro.
MERCADO: Serviços Financeiros e de Seguros
PRATA: "Só Posso Querer Amil", da MEGA-VP para Promarket e Amil.
MERCADO: Varejo de Grande Porte
OURO: "Institucional Rio de Janeiro", da DC VOX para Norton e Paes Mendonça.
ÁREA: FONOGRAMAS/SPOT
MERCADO: Bebidas Não-Alcoólicas
PRATA: "Carnaval - Garrafa", da STUDI0 NOVA ONDA para McCann-Erickson e Coca-Cola.
MERCADO: Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
OURO: "Ai, Meu Rolex!", da CHORUS para Young & Rubicam e AERJ
PRATA: "Rumberos", da CHORUS para Young & Rubicam e AERJ.
BRONZE: "Ai, Doutor", da CHORUS para Young & Rubicam e AERJ.
ÁREA: FONOGRAMAS/TRILHA
MERCADO: Bebidas Não-Alcoólicas
BRONZE: "Contour", da STUDIO NOVA ONDA para McCann-Erickson e Coca-Cola.
MERCADO: Cosméticos e Produtos de Toalete
BRONZE: "Presto barba Max", da CHORUS para Almap/BBDO e Gillette.
MERCADO: Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
PRATA: "Mentira", da MEGA-VP para V&S e Abracomp.
BRONZE: "Correndo Atrás", da STUDIO NOVA ONDA para GR.3 e O GLOBO - Jornais de Bairro.
MERCADO: Móveis, Decoração e Utensílios Domésticos.
BRONZE: "Ortobom", da STUDIO NOVA ONDA para Giovanni e Ortobom.
MERCADO: Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde.
BRONZE: "Samba", da CHORUS para Giovanni e Sidney Ross/Sonrisal.
MERCADO: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
OURO: "New York", da CHORUS para Artplan e Embratel.
PRATA: "Telerj Natal - Janelas", da MEGA-VP para V&S e Telerj.
BRONZE: "54%”, da MEGA-VP para Contemporânea e Vale do Rio Doce.
BRONZE: "Feira do Empreendedor-Região Sul", da STUDIO NOVA ONDA para Giovanni e Sebrae.
MERCADO: Turismo, Transportes e Diversões Públicas.
PRATA: "Feras", da STUDIO NOVA ONDA para Giovanni e Fundação Rio Zoo.
MERCADO: Varejo de Grande Porte
OURO: ''Retrospectiva 95", da STUDIO NOVA ONDA para Giovanni e Supermercado Planaltão.
PRATA: "Rio Sul Natal 94", da MEGA-VP para Salles/DMB&B e Rio Sul.
BRONZE: "Novela", da STUDIO NOVA ONDA para Giovanni e Supermercado Planaltão.
MERCADO: Veículos Pessoais e Profissionais
OURO: "Xantia", da MEGA-VP para Chris Colombo e Citroën.

Mais destaques da Produção Carioca

Estes são mais profissionais que estão concorrendo aos Grand Prix do III Prêmio Produção Rio. Os votos dos colunistas serão secretos e revelados apenas no dia da Festa.
Destaque de Direção de Arte
• Brigitte Slama, por "Experimente A Vida", da ZOHAR para Bacardi.
• Gualter Pupo, por "Uh! Guaraná", da CONSPIRAÇÃO para Guaraná Antárctica.
• Equipe Produtores Associados, por "Animal", da PRODUTORES ASSOC., para Coca-Cola/Cherry Coke
• Toni Vanzolini, por "Free Jazz Festival", da CONSPIRAÇÃO para Souza Cruz.
• Gualter Pupo, por "Gostosa", da CONSPIRAÇÃO para O Globo.
Destaque de Montagem
• Umberto Martins, por "Experimente A Vida", da ZOHAR para Bacardi.
• João Paulo de Carvalho, por "Uh! Guaraná", da CONSPIRAÇÃO para Guaraná Antárctica.
• Sérgio Mekler, por "Free Jazz Festival", da CONSPIRAÇÃO para Souza Cruz.
• João Paulo de Carvalho, por "Renato Gaúcho", da CONSPIRAÇÃO para Tênis Puma.
• João Paulo de Carvalho, por "Viola", da CONSPIRAÇÃO para Tênis Puma.

Documentos desqualificam cinco na disputa do Governo do Rio

As agências Denison-Rio, D+, V&S, Workstation e Zapt têm até esta sexta-feira para apresentar ao Governo do Rio de Janeiro os seus recursos para não ficarem definitivamente de fora da concorrência pela conta publicitária do Estado. As cinco tiveram documentos considerados inadequados pela comissão de licitação e não poderão ter suas propostas analisadas na fase seguinte da disputa se não comprovarem a regularidade de suas situações.
A abertura das pastas com as propostas acontecerá dia 8 próximo, às 10 horas, no Palácio Guanabara.

Maísa escolhe a V&S para voltar à mídia

A V&S foi a agência vencedora da concorrência pela conta publicitária dos sucos Maísa, fabricado pela Mossoró Agro-Industrial S.A. A empresa faz neste próximo verão o lançamento publicitário de sua linha de polpas de frutas, já a cargo da nova agência, apesar de toda a programação visual do produto ter sido herdada da DPZ, onde a conta estava e precisou sair para dar lugar à Fruitopia, da Coca-Cola.
Com 27 anos de existência, a Maísa não anuncia desde 1983, quando a MPM assinou uma campanha para a linha de sucos engarrafados. De lá para cá, a empresa se concentrou no mercado externo. Há 3 anos, porém, explica Sérgio Abreu, seu gerente de marketing, com o sucesso da polpa de fruta no mercado brasileiro a empresa decidiu voltar à televisão.
Participaram da disputa as agências cariocas Chris Colombo, GR.3 e Pubblicità e as paulistas Interação, DDB e Talent.

Agora é Brasília que atrasa o acordo das licitações

Depois de as agências de propaganda atrasarem por mais de uma semana a entrega ao Governo Federal de suas propostas para uma nova sistemática de licitações na esfera estatal, é a vez do Governo passar do prazo prometido para a análise do estudo das agências.
Segundo entrevista de Lipel Custódio, subsecretário adjunto de comunicação da Presidência da República, a este colunista, o Governo estaria convocando as agências a Brasília até semana passada, o que não aconteceu.
O problema é que, enquanto este acordo entre Governo e agências não sai, ficam suspensas todas as novas concorrências publicitárias da área federal. Perde o Governo e perdem as agências.

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 02: Paula Lagrota (Pubblicità); Dia 05: Geraldo Alonso Filho (presidente da Norton), Nélson Varón Cadena (colunista); Dia 06: Charles Gianni (diretor de criação da Communicare); Dia 07: Alberto Pecegueiro (diretor da Globosat); Dia 08: Fernando Barbosa Lima (Diretor da Rede Manchete).
• RECADO AOS LEITORES - Você leu a declaração de alguém na Janela? E depois não leu nenhuma carta pedindo para desmentir? Então pode acreditar no que leu, meu amigo. É simples assim. Há 18 anos. Quase a idade de muita gente por aí.
• É FORD - A agência Unlike comunica que conquistou a conta da campanha regional dos distribuidores Ford para o Rio e Espírito Santo, pelo segundo ano consecutivo. A concorrência foi com a Garden e a Elan.
• NA CAIO - O redator da Caio, Gustavo Nogueira, ganhou duas passagens ida e volta para a Europa ao mandar a melhor frase entre 7.658 para uma promoção do Jornal do Brasil! E a Caio inaugura seu e-mail internet: [email protected]
• PROMOÇÃO NO RIO - A Multinational, empresa de promoção de vendas que tem atendido mais a clientes paulistas, contratou Patrícia Saldanha para gerenciar seu atendimento de contas no Rio de Janeiro, onde a empresa pretende aumentar a sua presença.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou via Internet, pelo e-mail: [email protected]