Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Janela acerta: Propeg fechou mesmo com Cláudio Carvalho
O presidente da Propeg, Rodrigo Sá Menezes, confirmou afinal a notícia que esta Janela havia publicado há algumas semanas. A agência carioca Cláudio Carvalho é a sua nova associada no Rio de Janeiro, passando a se assinar Cláudio Carvalho Propeg.
A formação da nova agência aparenta que será basicamente pautada nos lobbies políticos desenvolvidos por Rodrigo e Cláudio Carvalho. Ambos têm fortes relações com políticos eleitos na última eleição, tanto na área federal quanto estadual. São antigos os comentários do mercado em relação aos vínculos de Rodrigo com Antônio Carlos Magalhães e de Cláudio Carvalho com Marcello Alencar, o que pode ser muito conveniente neste momento em que tanto o Governo do Estado do Rio está com licitação aberta para a sua conta, quanto Brasília coloca a publicidade de várias de suas empresas em disputa.
Para a Propeg, inclusive, a urgência em ter novamente uma base no Rio de Janeiro devia-se à licitação, em curso, da Vale do Rio Doce. Em seu edital de concorrência, a Vale exige das agências pretendentes à sua conta publicitária uma estrutura no Rio. Sem uma associação com alguma agência local, a Propeg seria bastante prejudicada em sua expectativa de conquistar uma parte daquele cliente.
Cariocas ficam de fora no prêmio da Globo
Mais uma vez só deu agências paulistas na regional Sudeste do Prêmio Profissionais do Ano, promovido pela Rede Globo. Na última terça-feira, a emissora reuniu os publicitários cariocas e paulistas para entregar seus prêmios em uma festa no Sheraton cuja atração principal foi a própria produção da festa, cheia de cenografias e efeitos especiais. Aproveitando o tema marinho (nada a ver com o Dr. Roberto, porém), a organização encheu todo o piso do salão com toneladas de areia e colocou todas as suas recepcionistas de maiô e máscaras de mergulho. A apresentadora Maria Paula entrou sensualmente vestida de sereia.
Na categoria Campanha, cujo prêmio é de US$ 1,5 mil, a vencedora foi a W/Brasil, com "Piadas", uma série de filmes para a Autoline, um serviço de telemarketing de automóveis de São Paulo, de cuja criação participou Washington Olivetto, Gabriel Zellmeister, Alexandre Machado, Gianfranco "Panda" Betting e Marcelo Pires. A produção foi da Videofilmes e direção de João Moreira Salles. Este resultado obteve a aprovação da plateia antes mesmo de ser divulgado. Durante a exibição dos concorrentes foi o que arrancou mais risos e aplausos da plateia.
A mesma coisa não aconteceu com o filme "Cretino", da FCB para a Farinha Boa Sorte, da Santista, premiado em Mercado e com o valor de US$ 2 mil. Apesar de vencedor também em Cannes no ano passado, onde ganhou um Leão de Bronze, este comercial não teve uma recepção muito calorosa da plateia durante a sua exibição, ficando atrás de outros comerciais como "Aula de Inglês" (o filme do cachorro), da Thompson, e "Importados", da DM.9 para a Mesbla, com a atriz Regina Casé. Na criação deste trabalho participaram Celso Loducca, Javier Talavera e Cristiane Maraddei, hoje sócios da Lowe Loducca & Partners. A produção foi da Jodaf, com direção de João Daniel Tikhomiroff.
Candidatos à Abap-Rio ainda definem chapas
Os dois candidatos à presidência do capítulo carioca da Abap-Associação Brasileira de Agências de Propaganda, Jonas Suassuna, da agência Zapt, e Sérgio Silva, da Standard, passaram a semana tão envolvidos com costuras políticas para a atração de votos dos associados da entidade que não tiveram tempo para estruturarem plataformas para fornecer a esta coluna, como prometemos a nossos leitores na última semana.
Mesmo a composição definitiva das chapas não está garantida. Para completar o trio liderado por Sérgio Silva foi convidado o presidente da Chris Colombo, Cyd Alvarez, que somente esta sexta-feira reúne-se com Sérgio e Mauricio Nogueira, da Giovanni - o outro membro da chapa - para confirmar sua participação e definir em conjunto a filosofia de administração da AbapRio a ser apresentada como pensamento do grupo.
Do lado de Jonas Suassuna, a movimentação mais forte ficou por conta de seu companheiro de chapa Celso Japiassú, presidente da Denison-Rio e um dos mais antigos e conceituados líderes do mercado publicitário carioca. Celso está buscando atrair os votos de outras grandes agências para sua chapa, levando em conta que os pesos dos votos de cada associado da Abap são proporcionais ao seu faturamento. Um candidato pode ganhar no número de agências votado a seu favor, mas perder no peso relativo destas agências.
No meio de tudo isso, aliás, vale parabenizar publicamente a nova atitude do presidente da Abap-Rio, Armando Strozenberg, da Contemporânea, em relação à imprensa. A princípio incomodado pelo vazamento das notícias sobre a eleição para este colunista (atitude estranha, vinda de um profissional oriundo do jornalismo), desde a última semana decidiu colaborar com o trabalho dos seus colegas, autorizando a secretaria executiva da Abap-Rio a nos comunicar oficialmente as novidades da eleição. E recheou o comunicado com uma bela frase: "Há um consenso de que não se vai escolher apenas entre nomes, mas, sobretudo entre ideias".
Richers vai disputar mercado de multimídia
A produtora carioca de comerciais Richers - dirigida por Ronaldo Richers e Anita Olivares - está diversificando as suas atividades, entrando também na área de informática.
Até a próxima semana, eles apresentam ao mercado a Richers Multimídia, que está operando em instalações reformadas da Richers Produções com um conjunto formado por um Macintosh Power PC 8100 AV com 65 Mb de RAM e um PC 486 DX4-100 que só de HD conta com 10 Gigabytes. A apresentação será através de seu primeiro produto, um CD-ROM com um portfólio de 8 dos mais conhecidos filmes assinados pela produtora de comerciais, um trabalho desenvolvido totalmente pelo diretor de programação desta área de multimídia, Justo César.
Segundo Ronaldo Richers, o potencial da empresa de multimídia é tão grande que rapidamente compensará o investimento de quase US$ 160 mil feitos nas reformas, equipamentos e softwares. "Além do nosso próprio CD-ROM estamos desenvolvendo a apresentação em multimídia de uma grande agência do Rio", ele revela. Além disso, a Richers Multimídia já dublou para português a parte de áudio da versão nacional do CD-ROM "The Way Things Work" que a Editora Globo lançará este ano. A partir deste trabalho, ela está fechando contratos para lançar traduções em português de softwares educativos e de jogos que, até hoje, só chegavam ao Brasil importados na versão em inglês.
Cartas
De Hayle Gadelha, diretor da Workstation.
"Marcio, entramos com recurso contra o encaminhamento da concorrência que houve para a Prefeitura de Niterói. Das 3 agências que participaram (Workstation, Premium e Cult), somente a nossa apresentou imediatamente todos os documentos exigidos. Concordamos com um prazo extra de 2 horas para que a Premium e a Cult também apresentassem o que faltava, mas só a Premium fez isso, A Cult reapresentou seus documentos com os prazos vencidos... e a Comissão aceitou!
Quando foram abertos os envelopes técnicos, mais uma vez nossa superioridade era incontestável. Não falo nem de questões subjetivas (como repertório), mas de pontos objetivos dentro da proposta de trabalho para a Prefeitura (raciocínio básico, estratégia, etc). A diferença era muito grande a nosso favor, mas a Comissão, mais uma vez inexplicavelmente, deu 148 pontos à Cult e 143 a nós, num total de 150. Vimos que alguma coisa estava errada e recorremos. (Aliás, a Premium também recorreu).
Honestamente, é muito difícil, hoje, outra agência aqui do Rio nos igualar em marketing municipal, graças à equipe altamente preparada de que dispomos. Mas a questão não é essa. O importante, para nós, é que essas concorrências sejam sempre saudáveis.
Abraços, Gadelha." |
N.R.: A Workstation comunicou também a conquista da conta da Prefeitura de Queimados, município fluminense emancipado há 5 anos.
Conta da Fernandes volta ao Rio com Casa de Criação
A rede varejista de tapetes e carpetes Fernandes (ex-Casa Fernandes) entregou a sua conta publicitária para a Casa de Criação, que nos últimos 18 meses já vinha desenvolvendo para a empresa um trabalho interno de rejuvenescimento da marca. No valor de R$ 1,5 milhão, a conta estava sendo atendida pela agência paulista SN, que continuará com o atendimento da HMK, holding controladora do grupo.
A campanha será lançada este mês e compreenderá peças de televisão e jornal, além de um trabalho de marketing direto desenvolvido pela Direto da Casa, a agência especializada nesta técnica ligada à Casa da Criação.
Segundo o diretor da agência, Noel de Simone Jr., o objetivo da campanha é elevar as vendas da Fernandes em 30% ainda este ano.
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• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 01 (Hoje): André Pedroso (Contemporânea) e Marcos Frauches (GR.3); Dia 02: Joseph Esquenazi (Artplan); Dia 03: Clóvis Speroni (Speroni); Dia 04: Manolo Rodrigues Garcia; e Dia 06: Manoel Francisco do Nascimento Brito (JB) .
• MAIS GENTE E MAIS RECEITA - Com a conquista das contas do Jornal do Brasil e da Gerauto - uma das maiores concessionárias Chevrolet do Rio - e mais o aumento do volume do trabalho do marketing direto dos Cartões Nacional Visa com os shoppings da Renasce, a GR.3 contratou dois novos profissionais para o atendimento: Tereza Sette Câmara (ex-Texaco e Salles-Rio) e Eduardo Succini, que será o responsável também por organizar a prospecção da agência. "De julho para cá a GR.3 conquistou seis contas novas, com investimentos da ordem de R$ 5 milhões por ano", comemoram Gustavo e Maria Alice Langoni. A GR.3 espera fechar o ano com um crescimento real da ordem de 80%, chegando a mais de US$ 13 milhões de faturamento.
• MEIAS VERDADES - Com este título, o fotógrafo Geraldo Melo abre uma exposição de suas fotos no próximo dia 5 de setembro, às 18:30h, no Centro Cultural Light, que fica na Av. Marechal Floriano, 168, no Rio.
• ENTRE FOLHAS ROSAS - A Publinews vai entrar no ar este mês com uma campanha para o Jornal dos Sports que incluirá televisão e mídia especializada. O JS, novo cliente da agência, está em pleno processo de modernização tanto da sua área de redação como do projeto gráfico, desenvolvido pelo diretor de arte da Publinews, Marcelo Lobo. Como parte do esforço de mudar, o jornal contratou Marcos Antônio Fernandes (ex-Jornal do Brasil) para a Gerência Comercial e Suzana Moreira para a Assessoria de Marketing.
• NOVO ATAQUE - A Pixel decidiu mais uma vez dar uma investida agressiva na área de propaganda. Contratou Marisa Lima (ex-Norton e Genesis) como coordenadora de Mídia, Leonardo Godoy para o Atendimento e Eugênio Raja Gabaglia para Novos Negócios. Na criação entrou a diretora de arte Renata Issa (ex-Office M). Seu diretor Marcello Noronha conta que, como resultado, entraram novas contas na agência: a Farinha de Trigo 3 Coroas, que vem com campanha de nova embalagem, as Bicicletas KHS e o Tijuca Off-Shopping.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou via Internet, pelo e-mail: Ehrlich@centroin.ax.apc.org.
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