Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/AGO/1995
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Jonas SuassunaJonas Suassuna anuncia candidatura à Abap-Rio

O presidente da agência carioca Zapt Propaganda, Jonas Suassuna, decidiu entrar na disputa pela presidência do capítulo carioca da Associação Brasileira de Agências de Propaganda. Nesta segunda-feira, durante um almoço promovido pela Abap­Rio com os seus associados, ele se apresentará como uma alternativa para que a entidade continue sendo dirigida por um empresário local da atividade publicitária. A alternativa já noticiada seria a Abap-Rio ser presidida por um executivo de agência, no caso o diretor da Standard-Rio, Sérgio Silva, indicado como candidato por Armando Strozenberg, atual presidente da associação. Sérgio Silva, na verdade, aceitou a indicação como convidado e após refletir se o cargo não prejudicaria sua atuação à frente da Standard, agência com um dos maiores volumes de trabalho do Rio. Apesar de deixar claro que se sentiria muito à vontade e honrado por presidir a associação, Sérgio garante que não estaria nem um pouco interessado em entrar em disputas. "Um cargo desses é como ser síndico do seu prédio: você acaba ganhando mais inimigos e ouvindo mais críticas do que encontrando quem queira ajudar", ponderou. Tanto que Sérgio chegou a tentar um contato com Jonas Suassuna para completar a sua chapa, na qual já está confirmada pelo menos a presença do vice­presidente da Giovanni, Maurício Nogueira.
O diretor da Standard só não concorda é que seja preterido pelo mercado por estar em uma multinacional. Ele lembra que "a Abap é a associação brasileira de agências e não a associação de agências brasileiras".
Mesmo considerando que ainda é prematuro divulgar uma plataforma, Jonas Suassuna adianta que esta não é a sua postura. "Pelo contrário, sempre fui a favor da entrada no Brasil de empresas estrangeiras, mas defendo também que a Abap poderá lutar melhor pelo mercado publicitário tendo à sua frente um empresário do setor, diretamente envolvido com o negócio publicitário, do que um funcionário de uma agência internacional", explicou.
A eleição da Abap-Rio está marcada para o dia 28 de agosto. Caso no almoço do dia 21 os candidatos não consigam se compor e confirme-se mais de uma chapa na disputa, os concorrentes terão pouquíssimo tempo para divulgar as suas plataformas e conquistar eleitores, a não ser que a associação prorrogue os seus prazos.

Criadores debatem a crise nas produtoras cariocas

A crise na produção carioca de comerciais, será debatida na próxima terça-feira, 29 de agosto, às 19:30 hrs, no auditório do Centro Empresarial Rio, numa promoção do Clube de Criação. Entre os palestrantes previstos estão Adilson Xavier (Giovanni Comunicações), Chico Abreia (Artplan), Chico Jorge (DPZ), Marcello Gorodicht (D+), Mário Barreto (Intervalo Produções), Ronaldo Uzeda (Tec Cine), Silvio Matos (CCRJ), e Zé Alvarenga (diretor de cinema).
Segundo o diretor do clube, Mário Nakamura, o objetivo é colocar a limpo os problemas do mercado, que levaram duas produtoras - a Claquete e Mr. Magoo - a fecharem suas portas. E encontrar propostas para que isto não volte a acontecer.

André NassarContemporânea pega Nassar para criação

Como já havíamos previsto na semana passada, não será pelo mercado de criação que a Janela ficará sem notícias tão cedo. Esta semana, Silvio Matos, diretor de criação da Contemporânea, tirou da V&S o diretor de arte André Nassar, com o qual havia trabalhado na mesma V&S e anteriormente na D+. André fará dupla com o próprio Sílvio, sendo mais um passo na restruturação da criação da agência, que, aliás, está demonstrando que será mais demorada do que Silvio esperava.

Propeg prorroga acordo para reabrir no Rio

O retorno da agência Propeg ao Rio de Janeiro vai demorar um pouco mais do que o noticiado pela imprensa especializada, inclusive esta Janela.
Rodrigo Sá Menezes, presidente do Grupo Propeg, garantiu a esta coluna que ainda vai estudar alternativas para ser representado no Rio, podendo a solução pender para a Cláudio Carvalho, a GR.3 e até mesmo outra agência deste mercado. "A incorporação de capital na agência acabou sendo apenas uma das alternativas possíveis", explicou Rodrigo, dizendo-se aberto a outras soluções que não envolvam sociedades.

MKTMIX MKTMIX

Clóvis Borges• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 18 (Hoje): Antoninho Pereira Rossini (colunista); Dia 19: Fábio Fernandes (F. Nazca S&S) e Paulo César Costa (V&S); Dia 21: Renata Giese (Salles) e Roberto Medina (Artplan); Dia 22: Marisa Menezes (Artplan); Dia 23: Gustavo Bragança (Agência da Casa), Homero Pacheco Fernandes (Pubblicità) e Paulo Neto (Giovanni); Dia 24: Affonso Vianna (Sima) e Cláudia Duailibi (DPZ).
• CRIADORES NA CASA - A Casa da Criação tem gente nova na criação. Alexandre Motta e Chico Cordeiro, ambos ex-Mental Mark, entraram na agência. E para fazer dupla com a diretora de arte Mônica Quaresma, foi contratado Sandro Nolding. A agência está com novos clientes, que permitirão um aumento na previsão de faturamento deste ano de US$ 4 milhões para US$ 7 milhões.
• ALMAP DE VOLTA - A Almap/BBDO do Rio voltou a estruturar a sua criação. Agora a equipe está formada pelas diretoras de arte Eliza Guimarães (ex Artplan, Promarket e DPZ), Alessandra (ex-McCann, MPM) e Bia Penteado (ex-DM-9) e os redatores Marcos Ferreira (ex-Pubblicità e Expressão) e Luciana Pessanha (ex-Rede Globo).
• ANTENA LIGADA - Clóvis Borges (foto), ex­Estado de São Paulo, Thompson e Norton, é o novo Diretor de Publicidade da TVA no Rio de Janeiro, reportando-se a Paulo Leal, Diretor Nacional da rede. Nissin Zeitune, que era o diretor do Rio, foi promovido a Diretor de Relações com o Mercado e se reportará a Luís Fernando Morau, diretor geral da TV A.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou via Internet, pelo e-mail: [email protected]