Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/JUL/1995
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Mercado carioca muda 3 diretores de criação

Silvio Matos
Silvio Matos volta com plenos poderes à Contemporânea.

Há muito tempo o mercado carioca não assiste a uma agitação tão grande em sua criação. Nesta mesma semana, três agências anunciaram novidades em suas diretorias de criação, mostrando que os novos ventos favoráveis que sopram na economia do Rio de Janeiro estão sendo atentamente acompanhados pelos empresários da propaganda.
Ontem, finalmente, decidiu-se o destino do redator Silvio Matos, responsável pelos dois últimos Leões de Cannes do mercado carioca. Ele é agora o novo diretor de criação da Contemporânea, um cargo que desde o surgimento da agência, há 11 anos, vinha sendo ocupado exclusivamente por seu pai, Mauro Matos, um dos fundadores.
Há um ano Silvio ganhou em Cannes seu primeiro Leão de Mídia Impressa, para o anúncio "The End". Mal voltou de Cannes Silvio deixou a Contemporânea para buscar seu próprio caminho, ou seja, sem relação com a agência de seu pai. Foi diretor de criação da D+ até ser contratado como redator Sênior da V&S, para quem conquistou, este ano, um Leão com o comercial "Slogans". Com mais um prêmio internacional no currículo, o passe de Silvio subiu de valor e ele começou a ser sondado e disputado por uma agência paulista e outra carioca. No meio do caminho a Contemporânea decidiu entrar na briga profissionalmente, ou seja, deixando de lado a relação pai-filho de Mauro e Silvio e oferecendo a ele condições - tanto financeiras como de espaço de atuação - mais atraentes que as outras agências. Entre as ofertas da empresa está a de Silvio possa passar a participar acionariamente dela dentro de algum tempo.
Aos 25 anos, Silvio é um criador que alia um grande talento a uma enorme vontade de realizar grandes projetos. Recentemente ele demonstrou a confiança que gera em seus pares do mercado carioca ao ser eleito para presidir o Clube de Criação do Rio.
Na Contemporânea, é provável que ele venha a reformular a criação que hoje conta com 4 duplas de propaganda e uma de merchandising. Ele participará do board executivo da agência, formado ainda por Paulo Novis na direção executiva e Anthony Talbot na direção de operações. O ex-diretor de criação Mauro Matos toma-se vice-presidente, compondo com seus sócios Armando Strozenberg e José Calazans uma trinca mais voltada para o desenvolvimento estratégico da agência.

Norton e Cult

Delano D'Avila Ricardo Galletti
Delano D'Avila retorna ao Rio para comandar a Norton Ricardo Galletti vai reformular a criação da Cult.

Depois de trocar o Rio por São Paulo, Delano D'Ávila, ex-Provarejo e Pubblicità, está deixando o mercado paulista, para onde havia ido como diretor de criação da Grottera.
Delano, que também é diretor de arte, teve seu passe comprado pela Norton-Rio, que desde a saída de Franco Paulino estava querendo investir em um diretor de criação com experiência e currículo de prêmios e que lhe permitisse voltar a disputar - além de clientes, medalhas no mercado carioca.
Delano começa na Norton em agosto.
Outra agência com um investimento importante em criação é a Cult, que conseguiu tirar da JVA seu diretor de criação Ricardo Galletti, ex-presidente do Clube de Criação do Rio e com passagens por algumas das principais agências cariocas.
Galletti estava na JVA há 4 meses e começa na Cult esta semana, com carta branca para investir no que for necessário para ajudar a agência - que tem 5 anos de existência - a explodir no mercado.

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 30: Marcia Brito (colunista) e Nilton Ramalho (ilustrador); Dia 01: Aroldo Araujo (Aroldo Araujo) e Carlos Alberto Vizeu (Teletape); Dia 04: Gilberto Garcia (Contemporânea), Marcos Pedrosa (D+) e Eduardo Cunha (Década).
• NOVO DIA - O jornal carioca O Dia volta a ter um diretor comercial. E Antônio Kriegel, que por muitos anos foi o diretor de marketing da Pepsi no Brasil. Kriegel assume esta segunda-feira, reportando-se diretamente a Walter de Mattos Júnior, o homem que está por trás da grande virada que o jornal O Dia deu nos últimos anos.
• SUSTO - Valter Falcon, diretor da Mental Mark, garante que a Casas Pernambucanas, seu principal cliente, não vai reduzir nem um pouco a verba mensal de US$ 1 milhão investida em publicidade por conta da concordata solicitada no final da última semana. Falcon diz que os veículos podem se tranquilizar, porque eles terão até a garantia de receber à vista. Mas que a agência - que acaba de levar Marcos Silveira e Jairo Carneiro para serem seus diretores - levou um susto com a notícia, isto levou...
• CRESCIMENTO - A agência de publicidade Unlike, do Rio, incorporou esta semana a estrutura operacional e os clientes da Demarchi. Com isso, seu faturamento aumentou 30%, a ponto de seus diretores apostarem que até 1996 a Unlike conseguirá colocar seu nome entre as 50 maiores do ranking nacional.
• NOVAS CONTAS I - A Casa da Criação é a nova agência da Sandpiper Moda Masculina e da revenda Wilson king. A equipe da agência foi ampliada em mais 8 profissionais para acompanhar o crescimento de faturamento. Entre outras contratações da agência está a de André Barros, ex-Brahma e ex-Nutricia.
• NOVAS CONTAS II - A Ferrari acaba de ganhar, em concorrência, a conta da Transportadora Nova União. A agência passa a atender também a NKS, divisão de eletro eletrônicos importados da Kramer, empresa de equipamentos médicos.
• NOVAS CONTAS III - A D+ é outra agência que comemora novos clientes. Um deles é a Guess Watches, que lança campanha para o Dia dos Pais em jornais e revistas. A marca disputa a linha de relógios de moda. E outro o Grupo Norcar, cuja verba chega a US$ 800 mil para campanhas da Tolouse, revendedora Peugeot, a Norcar Corretora de Seguros e a Rio Off, revendedora JPX.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou via Internet, pelo e-mail: [email protected]