Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 07/JUL/1995
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Rio marcou uma forte presença em Cannes

Estou de volta ao Brasil, depois de 20 dias pela Europa, onde fui para acompanhar o Festival de Publicidade de Cannes e depois esticar um pouco entre Barcelona e Paris.
Quase duas semanas passadas do fim do festival, ainda sinto forte a emoção de ter acompanhado a delegação carioca presente em Cannes, que este ano teve uma participação brilhante, não somente nos resultados da premiação como em todo o evento. Ao contrário de 1994, este ano os cariocas não se esconderam nem da imprensa nem uns dos outros, souberam marcar presença, se unir, torcer e comemorar juntos.
Correndo o risco de ter esquecido alguém, fica o registro de que estiveram em Cannes estas agências e profissionais do Rio:
Agência da Casa - Gilda Antoniazzi
Artplan - Toninho Lima
Chris Colombo - Alícia Osborne
Contemporânea - Alda Bezerra e Mauro Matos
D+ - Marcelo Gorodicht e Marcos Pedrosa
Giovanni - Adilson Xavier, André Lima, Camila Bezerra, Cristina Amorim e Felipe Rodrigues.
GR.3 - Alessandra Sadock e Gustavo Bastos
J. W. Thompson - Cássio Faraco e Jair de Souza
Mental Mark - Fernando Campos
Pubblicità & Esquire ­ Ronaldo Conde e Vicente Nolasco
V&S - Bruno Prósperi, José Guilherme Vereza, Marcos Silveira, Polika Teixeira, Sérgio de Paula e Silvio Matos.
As produtoras cariocas é que ainda não acordaram para a importância de estarem presentes em Cannes. Este ano, estiveram lá apenas a Jodaf, com Roberto Cardim, a Conspiração, com Antônio Accioly e a Yes, com Chico Abreia, sendo que esse, já praticamente dentro da Artplan. Enquanto as outras bobeavam, Sérgio Tikhomiroff, da paulista Plus, não saia de perto dos criativos cariocas.
Mais uma vez, o grande herói do Rio foi Silvio Matos, redator da V&S, que ano passado, pela Contemporânea, conquistou um Leão de Mídia Impressa e este ano trouxe um Leão de Prata para seu filme "Slogans", criado para a Ação da Cidadania.
Mas também merecem comemoração, na área de filmes, os shortlist de "Museu" e "Agência de Emprego", da Thompson Rio para Telelistas; "Executivo", da Pubblicità & Esquire para a Rede Autorizada Volkswagen; e "Coca", da V&S para Xerox. E na área de mídia imprensa, o shortlist de "Disponível também...", da Giovanni para a JPX.
E, é claro, ainda ganha destaque a redatora carioca Alda Bezerra, da Contemporânea, fazendo parte da dupla que representou o Brasil na disputa dos Young Creatives, com o ótimo anúncio "By the year 2000, this shouldn't be the only tree to make kids happy".

Petrobras prepara nova concorrência

Deve ser publicada nas próximas semanas a nova concorrência da Petrobras, procurando quatro agências de propaganda para um ano a partir deste segundo semestre, com possibilidade de renovação para mais um ano.
A informação foi dada a esta coluna por Bayard Lagrotta, o premiado gerente de comunicação da BR Distribuidora, que já adiantou também que seu pedaço na conta corresponderá este ano a US$ 10 milhões.
Não é impossível que também aumentem as verbas dos outros segmentos da Petrobras, agora que a empresa deverá enfrentar com mais rigor a concorrência das demais petroleiras, e poderá com elas fazer parcerias, aumentando seu poder de fogo.
Atualmente, a conta da Petrobras está dividida entre a Caio, Contemporânea, Denison e DPZ.

x
Abreia e Medina querem retomar os tempos áureos da Artplan

Abreia entra na Artplan como sócio e criador

Mal voltou de Cannes, o diretor de comerciais, Chico Abreia deixou a sua produtora Yes-Rio para assumir como sócio a vice-presidência de Criação da Artplan, agência na qual ele já foi responsável - como diretor de criação --, por um de seus períodos mais produtivos em premiações de propaganda.
A entrada de Abreia não altera a função de Toninho Lima como o atual diretor de criação da agência. Toninho, aliás, conta que Abreia já chegou estimulando a equipe e seu próprio trabalho na liderança dos criativos da agência. Os dois agora têm como meta lutar com mais força junto aos clientes para a aprovação de trabalhos ousados, que recoloquem a Artplan na posição de destaque que ela por tanto tempo ocupou no mercado brasileiro.

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 07: Eduardo Martins (F. Nazca e ex-V&S) e José de Mingo (Premium); Dia 10: Igdal Parnes (Caio) e Mauro Matos (Contemporânea); Dia 11: Carlos Alberto Carmo (V&S); Dia 12: Flávio Gomes de Matos (Garden); Dia 13: Frida Richter (produtora de Elenco).
• NOVA ABP - Roberto Bahiense e sua nova diretoria que assumem a próxima gestão da Associação Brasileira de Propaganda vão comemorar com o mercado as novidades da entidade nesta segunda-feira, em festa no Hotel Intercontinental.
• NA MESMA - O Rio de Janeiro continua rasteiro. E rápido. Esta quinta, no dia seguinte de ter voltado da Europa onde passeou com câmera fotográfica e de vídeo na mão sem ter qualquer problema, a colunista Marcia Brito foi assaltada por dois pivetes em um sinal de trânsito no centro da cidade. Quando encontrou a Polícia mais à frente, eles disseram que não poderiam ir atrás dos bandidos. Mas que tomariam uma providência: comunicariam por rádio à patrulha que cobre a área...
• TIRO CERTEIRO DO FELIPE - Outra mudança acontecendo na propaganda carioca: Felipe Rodrigues, ex-diretor de criação da Chris Colombo, fechou em Cannes com Adilson Xavier, vp da Giovanni, para assumir na agência como redator. Felipe, que estava fazendo frila para a agência, já assina com Cristina Amorim a campanha que a Giovanni colocou no ar para o filme “Rápido e Mortal”, com Sharon Stone. São ótimos textos de duplo sentido para unir a imagem de Sharon Stone e o faroeste, como "Veja Sharon Stone mandando bala com Gene Hackman" ou "Sharon Stone, mais fatal do que nunca".
• IMAGENS DO PASSADO - Essa é para recortar e guardar até a próxima ida a Paris: publicitário nenhum pode perder uma visita às lojas do Mercado das Pulgas de Saint Ouen, que vendem material antigo de propaganda, entre posters, anúncios, placas, o diabo! Este colunista destacou dois como os mais organizados: no tradicional Marché Vernaison, o stand 41 da Allée 1, dirigido por Isabelle Maurel; e no Marché Malassis (142, rue de Rosiers), a Retro Pub, que fica nos stands 89/90. Neste mercado, aliás, também vale ver a loja Gocine, de Alain Gomet, que fica no stand 13. A coleção de materiais de cinema e fotografia - inclusive câmeras - é de enlouquecer cinéfilos e publicitários.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou via Internet, pelo e-mail Ehrlich@centroin.ax.apc.org.