Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Festival de Cannes já agita publicitários de todo o País
A três semanas de seu início, o 42º Festival de Publicidade de Cannes está mobilizando o mercado desde agora em vários eventos.
No dia 8 de Junho, o Clube de Criação do Rio promove uma exibição do rolo de comerciais brasileiros que estarão disputando os Leões do Festival, com direito a voto de quem estiver presente.
E no dia 30 de Maio, a Associação Memória da Propaganda vai homenagear com um coquetel, no Hotel Intercontinental, os 26 publicitários brasileiros que nos últimos 23 anos participaram como jurados no Festival de Publicidade de Cannes.
Estarão lá desde o primeiro, Alex Periscinotto, que julgou o Festival de 1972, até Celso Loducca, o jurado deste ano.
As adesões já estão abertas na própria Memória, pelo telefone (021) 511-2979.
Os cariocas mais uma vez se superarão em sua delegação para o Festival. A expectativa é de quase 50 publicitários do Rio nos salões do Palais du Festival. Quatro deles, aliás, irão como escolhidos do Projeto Jovem Talento, que garante a viagem e a inscrição totalmente sem custos, numa promoção da Promocine, representante carioca de Cannes. São eles, a diretora de arte Camila Bezerra (Giovanni), a redatora Alda Bezerra (Contemporânea), o redator André Lima (Giovanni) e o redator Fernando Campos (Mental Mark).
Genesis cria novas empresas na área de comunicação
A Genesis, de Théo Drummond, acaba de se transformar em grupo de empresas. Além da agência de propaganda, o grupo Genesis passa a contar com a Perfecta Promoções e Eventos e a Hurry Marketing Direto, que já estão com trabalhos em andamento para os clientes da agência, inclusive os novos, como o grupo imobiliário Carvalho Hosken, para quem ela fará uma campanha institucional, e o Clube de Regatas do Flamengo, que quer atingir este ano do seu centenário a marca de 100 mil sócios.
Aproveitando o crescimento dos negócios, a Genesis ampliou seu quadro de funcionários. Na criação, foi contratado o redator Jorge Murtinho (ex-Thompson, SGB e Norton) e na supervisão de Atendimento, Leonardo Garófalo (ex-Atual-DF). Além disso, foi criado um Departamento de Novos Negócios, entregue para Elias Monteiro, exgerente comercial dos Jornais de Bairro de O Globo.
Furnas recebe propostas enquanto o GDF adia
Esta sexta feira, não havia no Rio uma agência tranquila. Estavam todas - grandes médias e pequenas - se preparando para entregar, na segunda-feira suas propostas para a nova concorrência de Furnas.
Na primeira vez, a concorrência foi cancelada por equívocos no edital. Desta vez, tanto o mercado quanto esta coluna, que denunciou os problemas anteriores, esperamos que Furnas permita uma licitação limpa, dando a vitória a quem mais merecer tecnicamente.
As contas de governo não alvoroçam as agências só no Rio. Em Brasília, deixou de ser realizada, nesta sexta-feira, por motivos ainda não muito claros, a abertura dos envelopes com as propostas de preço para a disputa da conta do Governo do Distrito Federal GDF.
E surgiram boatos de que a concorrência da Caixa deve ter mais alterações no seu edital, obrigando ao adiamento da entrega de propostas por mais 45 dias. Como todas as agências só trabalham mesmo em cima da hora um bocado de gente já meteu o pé no freio, para deixar a preparação da proposta mais para perto.
Cartas
Envolvido semana passada numa correspondência de Amaury Nicolini sobre uma possível chupada de um anúncio de sua agência CP&F, Silvio Lachtermacher solicitou à Janela que reproduzisse a carta com a sua resposta a Amaury.
|
Anúncio criado pela Norton para a Bandeirantes de Seguros e incluído no 3º Anuário do CCSP. |
"Saudoso Amaury Nicolini”.
Realmente este anúncio foi chupado, mas de uma criação minha. Talvez a minha criação mais bonita. E que ainda está no quinto mês.
Olhando minha esposa, grávida, não tive o menor escrúpulo de chupar aquele layout que andava contente, de um lado para o outro da sala. A ideia, assim surgiu naturalmente. A não ser que você também considere plágio o fato dela estar grávida, e com barriga, já que não foi a primeira. Você pode até dizer que a sua mãe ficou grávida primeiro, há 70 anos atrás, e que você não acha ético e coisas do tipo. Mas tudo bem, eu não vou deixar de gostar do meu filho por causa disso. Assim como não vou deixar de adorar o anúncio que a gente fez. Só me deixa chateado, essa crítica ter vindo logo de você, a primeira pessoa que eu trabalhei em propaganda. Se quiser continuar pensando assim, tudo bem.
Eu chupei isso de você.
De resto, o mercado todo vem acompanhando a luta da CP&F Propaganda para tentar ser criativa a cada anúncio, a cada filme, como esta coluna mesmo destacou.
Em anexo, mando mais algumas provas de que coincidências realmente acontecem, com a certeza de que, como eu, esses criadores estavam tão preocupados em fazer um anúncio criativo que não tiveram tempo para ficar olhando o anuário de propaganda 87/88. Caso do anúncio "The End", a campanha do "vira o disco", dos Fermentos da Colluci e da Abril e muitos outros.
Eu e o Fernando nos sentimos orgulhosos de fazer parte deste grupo.
P.S.: A Diagonal cresceu bastante nestes dois anos de CP&F. E hoje é uma das líderes deste mercado.
Sem mais, cordialmente, Silvio Lachtermacher". |
MKTMIX MKTMIX
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 26: Arnaldo Rozencwaig (Salles); Dia 29: Pedro Feyer (Thompson); Dia 30: Nei Leandro de Castro; Dia 31: Edeson Coelho (DPZ); Dia 01: Leila Duarte (ABP).
• FESTA DO COLUNISTAS-RIO - Está mais dificil conseguir lugares na Festa de Entrega do Prêmio Colunistas-Rio, que acontece no próximo dia 6 de junho, que nos voos da Air France para o Festival de Cannes. Os organizadores informam que vão tentar uma alternativa com o hotel, para viabilizar a colocação de mais lugares. Se não for possível, quem não tiver seus convites comprados até segunda-feira poderá dar adeus à festa.
• ÀS MARGENS DA BAÍA - A agência Staff inaugura no dia 30 sua nova sede na Praia de Botafogo, 518/12º andar, com o telefone 295-6547. Como convite, a agência produziu um belo postal de sua vista da Enseada de Botafogo, num ângulo diferente do que estamos acostumados a ver nas bancas de jornais.
• NA CONTEMPORÂNEA - Luiz Carlos Laureano é o novo diretor de grupo de contas da Contemporânea. Ex-MPM, onde atendeu Souza Cruz e Ipiranga, ele ocupou nos últimos 5 anos a diretoria Nacional de Programação e Promoção do Sistema Globo de Rádio.
• MISTÉÉÉRIO - A Coca-Cola está convidando os jornalistas para uma coletiva no próximo dia 30, com a presença de seu diretor de Marketing Odilon Almeida, na qual ela promete anunciar "uma mudança histórica em sua trajetória de 53 anos no Brasil"!!
Será que ela vai passar a distribuir também a Pepsi?
• PARA MÍDIAS- O Grupo de Mídia do Rio realiza no dia 31 de Maio, no auditório do Edifício Caemi, seu próximo Mix de Mídia. Desta vez, os convidados a falar são do SBT: Walter Zagari, superintendente comercial; Carlos Alberto Missiroli, diretor nacional de vendas; e Reginaldo Dória, diretor comercial do Rio.
• SHOPPING SHOW - O gerente de Marketing do BarraShopping, Luiz Alberto Marinho, é o único brasileiro a participar da Primeira Conferência Latino-Americana de Shopping Centers, que acontece em Santiago, Chile, de 7 a 9 de junho. Marinho vai falar sobre o tema "Estratégias para obter a lealdade do consumidor". Como hoje todas as promoções do BarraShopping são de sorteios diários de carros, passagens, etc., ele provavelmente deverá explicar por que esta estratégia funciona.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 21O, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou via Internet, pelo e-mail: Ehrlich@centroin.ax.apc.org.
|