Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Caixa Econômica vai escolher 4 agências para 95 e 96
A Caixa Econômica Federal, um dos principais anunciantes do Governo Federal, abriu uma nova licitação para a escolha das agências que vão atendê-la nos próximos 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 12.
Esta concorrência estava prevista desde o final do ano passado, pois a CEF já havia prorrogado uma vez os contratos com suas agências Propeg, Salles e RC pelo período legal de mais um ano e, extraordinariamente, por mais alguns meses.
A mudança de governo, porém, acabou forçando o atraso no processo. Com um novo presidente da República, inevitavelmente haveria uma alteração também na diretoria do órgão e de sua coordenação de publicidade. O risco de a concorrência, com isso, ser cancelada, seria muito grande.
Definida agora a saída de Vagner Luís Pinto e João Regis Magalhães da área de comunicação da Caixa, e a entrada de Paulo Roxo no lugar, o processo pôde retomar seu rumo e com significativas modificações em relação à última licitação.
Desta vez, a Caixa escolherá 4 agências para cuidar de uma verba total de R$ 32,5 milhões. A parte que hoje está com a RC será dividida em duas: a lnstitucional, que tem verba alocada de R$ 8 milhões, e a de Fundos de Programas Sociais, que ficou com R$ 7 milhões. A conta das Loterias Federais, que hoje é da Salles, terá este ano uma verba de R$ 6,5 milhões, enquanto a Carteira Comercial, correspondente aos produtos do banco, como cartão, poupança etc, ficará com a maior fatia, de R$ 11 milhões.
Festa do Colunistas Rio será no dia 6 de junho
Mais uma vez o Hotel Intercontinental sediará a Grande Festa do Prêmio Colunistas Rio, que há alguns anos tem sido a maior reunião festiva de publicitários do mercado carioca.
Este ano, ela vai acontecer a partir das 19 horas do dia 6 de junho, terça-feira, com um coquetel em torno da piscina e a entrega no tradicional Salão Gávea. Diferentemente, porém, dos últimos dois anos, a organização do ColunistasRio decidiu não realizar, desta vez, a homenagem que ficou conhecida como dos Cariocas da Gema. O objetivo é reduzir o tempo da cerimônia.
Os principais premiados deste ano foram a Giovanni, como Agência do Ano; Valdir Siqueira (V&S), como Publicitário do Ano; Marcos Silveira (Young & Rubicam), como Profissional de Propaganda do Ano; Grupo Petrobrás (Holding e BR Distribuidora); como Anunciante do Ano; e O Globo, como Veículo do Ano.
As agências premiadas no concurso, que estarão dia 6 recebendo seus diplomas, serão: Agência da Casa, Artplan, BM&A, Caio, Chris Colombo, Contemporânea, CPF, D+, Denison-Rio, DPZ, Giovanni, GR.3, Grottera, J. Walter Thompson, JG, McCann Erickson, Mental Mark, MPM Lintas, Productofinal, Pubblicità & Esquire, Ronson, Salles DMB&B, V&S, Young & Rubicam e Obvio.
O júri do Colunistas Rio foi presidido por Armando Ferrentini e integrado também por Daniela Kresch, Genilson Gonzaga, Gilberto Scofield Jr., Jomar Pereira da Silva, Lúcia Leme, Marcia Brito, Marcio Ehrlich e Paulo Macedo.
|
N.R.(2015): A foto era de Ricardo Galletti |
Janela no Tempo
A publicidade tem memória?
Vamos checar isso a partir de agora, aproveitando o baú de lembranças da Janela, que este ano completa sua maioridade: 18 anos.
Esta foto foi tirada no I Encontro Nacional de Criação Publicitária, promovido pelo Clube de Criação e organizado pela Dinâmica de Comunicação. Em março de 1978.
Quem reconhece o rapazinho da foto, elegante em seu casaco de couro, bolsa a tiracolo e camisa florida? Uma dica: era diretor de criação da Abaeté, agência que, aliás, nem existe mais.
Respostas hoje, no almoço do Plataforma.
Conta do Casashopping muda outra vez de mãos
A D+ foi a vencedora da concorrência pela conta do Casashopping, o shopping de decoração da Barra que troca de agência com mais facilidade do que a gente consegue trocar a decoração de casa.
Esta semana, a Mental Mark, agência que atendeu este cliente de 1994 para cá, veiculou seu último anúncio para o Casashopping, promovendo o Dia das Mães. Pouca gente notou, mas a agência despediu-se do cliente assinando o anúncio como "Mental, Tchau".
O melhor, porém, da despedida, foi o próprio anúncio, ainda que tudo tenha sido apenas um ato do inconsciente do redator e exagero de imaginação deste colunista. Mas estava lá para quem do Casashopping quisesse ler. Em 1994, um ralador. E debaixo do 1995, o recado: "Vamos ver se esse ano você acerta"...
MKTMIX MKTMIX
• MUDANDO DE REFERÊNCIA - Este colunista, sem deixar de lado esta Janela, está assumindo também, na próxima semana, a Direção de Redação no Rio da Editora Referência, responsável pelas revistas Propaganda e Marketing e pelo Caderno Propaganda & Marketing da Folha da Tarde. O cargo estava com o jornalista Paulo Macedo, que assumiu esta semana a Gerência de Comunicação da Artplan.
• CABO LONGO - Vai se estender pela Zona Norte e pelo interior do Estado do Rio o cabeamento de TV. Só que não será pela Net. Foi criada uma nova empresa para cuidar especialmente da área, a TV Cabo Rio. Que virá com campanha publicitária, criada especialmente pela Grottera, a nova responsável pela conta. Com esta conquista, a Grottera já alcança um faturamento no Rio da faixa de U$ 5 milhões.
• NORTON MUDA - Franco Paulino deixou a direção de criação da Norton-Rio, que já está procurando outro diretor. O boato é que Alvinho estava indo para lá, mas com a contratação dele pela Chris Colombo, o comentário mais forte agora é que a meta da agência é trazer o grande escritor Antônio Torres para comandar sua criação. Torres, até o fechamento desta coluna, estava dirigindo a criação da Publinews.
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: HOJE: Wilson Nóbrega (DPZ); Dia 13: Chico Abreia (Yes); Dia 15: Toninho Lima (Artplan); e Dia 18: Osmar Gonçalves (TV Manchete).
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141.
• RUMOS DE CHRIS COLOMBO- Mudou o comando da criação da Chris Colombo. Felipe Rodrigues, que nos últimos anos ajudou a aumentar o número de premiações da agência, está saindo para novos destinos e o timão do barco passa a ser assumido por um dos patrimônios da propaganda carioca: Álvaro Gabriel de Almeida, o Alvinho.
|