Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Sílvio Matos vence a eleição pelo Clube de Criação do Rio
O redator Sílvio Matos, 24 anos, será o novo presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro, eleito esta quarta-feira com 93 votos, 42% dos 220 colocados na urna que ficou aberta durante todo o dia no Caroline Café, o bar onde os criadores cariocas costumam se reunir às quartas-feiras.
Sílvio superou Ronaldo Conde, 44 anos, por exatos 20 votos e Gustavo Bastos, 30 anos, por 40 votos também exatos. Estes números demonstram claramente a mudança no perfil da criação carioca, que nos últimos anos viu entrar no mercado toda uma nova geração de profissionais que hoje estão mais interessados em serem representados por companheiros que acenem com novos ares para o CCRJ do que por criadores que prometam trazer de volta ideais que eles sequer conheceram.
Como em todo processo democrático, isso não é melhor nem pior, mas uma decisão que deve ser acatada por todos, já que a regra do jogo foi escolher o representante dos criadores em uma eleição de maioria simples, ou seja, de apenas um turno, mesmo havendo mais de dois candidatos.
Da sua geração, Sílvio Matos é, sem dúvida, um representante legítimo e muito respeitado. Bem nascido - é filho de um dos papas da publicidade carioca, Mauro Matos -, bem criado estudou no exterior -, ele cedo conseguiu demonstrar talento para ter seus voos próprios. Na curta carreira profissional já coleciona uma direção de criação, um Leão de Mídia Impressa em Cannes, uma medalha de Ouro no Fiap e, na festa do ColunistasRio, dia 6 de junho, receberá 8 diplomas por trabalhos feitos para as agências D+ e V&S.
Colunistas Brasil destaca 14 trabalhos cariocas
|
O carioca Paulo Giovanni, Publicitário do Ano nacional. |
O Rio de Janeiro voltou com 1 Grande Prêmio e 13 medalhas de Ouro do 28º Prêmio Colunistas Brasil, que teve o seu julgamento realizado no último fim de semana, em São Paulo.
O júri, presidido por Francisco Alberto Madia de Souza e integrado também por A. P. Rossini, Adonis Alonso, Armando Ferrentini, Dorinho, Eloy Simões, Fernando Vasconcelos, Genilson Gonzaga, Jomar Pereira da Silva, Lúcia Leme, Manoel Dornelles, Marcello Queirós, Marcio Ehrlich, Nélson Cadena e Paulo Macedo, julgou cerca de 170 trabalhos premiados com medalhas de Ouro nos 9 julgamentos regionais do Prêmio Colunistas, o maior de todos os concursos na história da premiação.
Como Agência do Ano nacional foi escolhida a DM9, enquanto o prêmio de Publicitário do Ano, depois de 17 anos, voltou a ser entregue a um carioca: Paulo Giovanni, diretor presidente da Giovanni & Associados. O Profissional de Propaganda do Ano, segundo o júri, foi Octavio Florisbal, da Rede Globo, ficando o título de Anunciante do Ano com a Volkswagen do Brasil e o de Veículo do Ano com a Net Brasil.
A seguir, os Grandes Prêmios do 28º Colunistas Brasil e a relação completa de medalhas conquistadas pelas agências cariocas.
GRANDES PRÊMIOS
Grande Prêmio de Comercial do Ano: Série "Motores"
Categoria: Produtos e Serviços Automotivos
Agência: DPZ
Cliente: Petrobrás/Lubrax Sh
Redação: Cláudia Duailibi e Fred Coutinho
Direção de Arte: Wilson Nóbrega
Produção: Vídeo Filmes
Direção de Comercial: Walter Salles
Atendimento: Marco Antônio Vieira Souto
Aprovação: Bayard Lagrotta
Grande Prêmio de Fonograma do Ano: "Amaaar"
Categoria: Varejo de Grande Porte
Agência: ESCALA
Cliente: Praia de Belas Shopping/Namorados
Direção de Criação: Eduardo Axelrud
Redação: Magali Moraes e Marcelo Del Pino
Direção de Arte: Regis Montagna e Telmo Lanes
Produção: Soc. Acústica
Atendimento: Fernando Picoral e Miriam Kafer
Aprovação: Rosele Sanchotene
Grande Prêmio de Anúncio do Ano: "A Dobra da Revista É Só Para Dar Ideia"
Categoria: Vestuário e Acessórios Pessoais
Agência: DM.9
Cliente: Valisére
Direção de Criação: Nizan Guanaes
Redação: Carlos Domingos
Direção de Arte: Roberto Cipolla
Atendimento: Joca Guanaes
Aprovação: Oswaldo de Oliveira
Grande Prêmio de Campanha do Ano: ''Nova Pepsi"
Categoria: Bebidas Não-Alcoólicas
Agência: ALMAP/BBDO
Cliente: Pepsico
Direção de Criação: Alexandre Gama, Marcello Serpa
Produção: Film/Cine 21
Direção de Comercial: Flávia Moraes e Clóvis Mello
Atendimento: Eugênio Romaguera e Wilson Pereira
Aprovação: Gianni Pieraccione, Nicolino Spina Neto e Pedro F. Scarpetta.
MEDALHAS DO RIO
ÁREA: TELEVISÃO E CINEMA
Categoria: Bebidas Não-Alcoólicas
OURO: "Fotocopiadora", da MCCANNERICKSON e 5.6 para Coca-Cola.
Categoria: Institucional ou Corporativo
OURO: "Futebol", da DPZ e Moviart para McDonald's/Institucional.
ÁREA: RÁDIO
Categoria: Produtos e Serviços Automotivos
OURO: Série: "Para-choques de Caminhão", da CONTEMPORANEA e Choros para BR Distribuidora/Diesel Aditivado.
Categoria: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
OURO: Série "Preservação de Orelhão", da V&S e Pson para Telerj.
ÁREA: MÍDIA IMPRESSA
Categoria: Produtos e Serviços de Lazer e Recreação
OURO: "O Sombra", da CONTEMPORANEA para United International Pictures
Categoria: Veículos Pessoais e Profissionais
OURO: Série "Jpx", da GIOVANNI para Jpx do Brasil.
ÁREA: OUTDOOR
Categoria: Bebidas Alcoólicas
OURO: "Milagre", da YOUNG & RUBICAM para Toquino.
Categoria: Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde:
OURO: Série "Comeu Demais?" e "Bebeu Demais?", da GIOVANNI para The Sydney Ross Co.
ÁREA: CAMPANHAS
Categoria: Cosméticos e Produtos de Toalete
OURO: "Creme Dental Phillips", da GIOVANNI para The Sydney Ross Co.
Categoria: Produtos e Serviços para Comércio e Escritório
OURO: "Mônica e Beto", da J. WALTER THOMPSON para Telelistas Editora.
Categoria: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
OURO: "Robauto, da SALLES DMB&B para Fenaseg
Categoria: Vestuário e Acessórios Pessoais.
OURO: "Você Não Imagina do Que Uma Duloren é Capaz", da YOUNG & RUBICAM para Duloren.
ÁREA: APRESENTAÇÕES ESPECIAIS
Categoria: Campanha de até 60 cm ou 1/2 Página de Revista
OURO: "Girafa", da V&S para Abril.
MKTMIX MKTMIX
• NO BANCO - A D+ conquistou a conta do Banco Bozzano Simonsen, que estava na Artplan. O diretor da agência, Marcelo Gorodicht, conta que por enquanto, o grupo concentrará seus esforços de comunicação no exterior.
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: HOJE: Antônio Carlos Rosa Gonçalves (Pubblicità); Dia 09: Nizan Guanaes (DM9); Dia 11: Luís Carlos Lopes (Unità).
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141.
|