| 
                                             
                                              
                                             Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil. 
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet. 
                                             Bahiense fecha sua chapa  para próxima gestão da ABP 
                                             Roberto Bahiense,  Vice-Presidente da Pubblicità & Esquire, fechou esta semana a composição da  sua chapa para disputar a próxima gestão da Associação Brasileira de  Propaganda-ABP, a mais antiga entidade da propaganda brasileira. Estarão com  ele, na vice-presidência, Edeson Coelho (DPZ) e, como diretores, Caio César  Valli (Artplan), Adilson Xavier (Giovanni) e Luís Fernando Pinto Veiga (Editora  Abril). Para o Conselho Superior foram convidados Jairo Carneiro (Intermeios),  Alvair Teixeira (Denison), Reginaldo Dória (SBT), Sérgio Rego Monteiro (JB),  Roberto Gueiros (Salles), Fred Rúfilo (Rede Globo) e Klibson da Silva (Meio  & Mensagem). No Conselho Fiscal ficarão Francisco Paula Freitas (Editora  3), Gláucio Binder (Denison Rio) e Aias Lopes (V&S). 
                                               Em contatos com Roberto  Bahiense, soubemos que ele pretende reconquistar para a entidade a importância  política perdida nos últimos anos. Para isso, ele deverá implantar uma extensa  agenda de atividades para os associados e retomar os contatos da ABP com as  diversas associações que têm afinidade com o mercado publicitário, sejam de  profissionais ou do meio empresarial. 
                                               No máximo em duas semanas,  disse Bahiense, a sua diretoria estará divulgando oficialmente o seu programa  para a ABP. 
                                              CCRJ confirma eleição para  durante todo o dia 3 
                                             Uma urna estará aberta  durante todo o próximo dia 3 de maio, no Caroline Café (Rua J. J. Seabra, 10,  Jardim Botânico) para que os criadores cariocas possam votar na nova diretoria  do Clube de Criação do Rio, escolhendo entre os candidatos (em ordem  alfabética) Gustavo Bastos, Ronaldo Conde e Silvio Matos. 
                                               No último dia 24, houve um  debate entre os três candidatos, que em princípio também marcaria o limite para  o cadastramento dos novos sócios. Esta semana, porém, um acordo foi firmado  entre eles e a diretoria do clube ampliando para os profissionais  reconhecidamente de criação que nunca tenham sido sócios do CCRJ o privilégio  dos sócios antigos: colocar-se em dia com a anuidade e poder votar no próprio  dia 3. Como todos os candidatos e o atual presidente do clube, Ricardo  Galletti, devem estar presentes no Caroline o tempo todo da eleição, eles  mesmos funcionarão como "comitê de aprovação" destes profissionais. 
                                               Após o último voto, às 21  horas, a apuração será realizada no próprio bar, com a proclamação do vencedor,  que terá a sua posse festiva no próximo dia 9, às 22 horas, no People, quando o  Clube de Criação do Rio também comemora os seus 20 anos de fundação. 
                                               Nesta festa, o CCRJ,  inspirado nos Cariocas da Gema lançados pelo Prêmio Colunistas-Rio nos últimos  anos, vai homenagear 20 profissionais que fazem do mercado carioca "um dos  mais importantes centros de geração de ideias de todo o mundo". Entre eles  estão Letícia Spiller, Bussunda e Geórgia Wortmann, além de nomes como Miguel  Falabella, Paulo Moura e Chico Caruso. 
                                             BMA conquista conta da JPX  em concorrência 
                                             A BMA, agência de Douglas  Bartholomeu e Angela Millet, acaba de vencer a concorrência pela conta da JPX,  da qual participaram agências como Cult e Pubblicità. 
                                               Segundo Angela, a empresa  investirá este ano cerca de US$ 1,5 milhão em comunicação, principalmente para  lançar uma nova caminhonete que pretende ocupar uma fatia de mercado até maior  que o jeep 4X4 lançado há poucos anos. 
                                               Com a nova conta, a BMA  dobra o seu faturamento de 1995 e, diz sua diretora, passa a disputar o mercado  com mais agressividade. Com pouco tempo de vida, a agência já ganhou prêmios no  Colunistas Promoção de 1994 e, no XIV Colunistas Rio, obteve a medalha de prata  de Campanha de menos de 60 em para os 35 anos do Supermercado Zona Sul. 
                                             JVA pega contas e muda  estrutura nacional 
                                             O Banco Porto Real, parte do  grupo fluminense Porto Real, escolheu como sua nova agência de propaganda a  JVA, de Juan Vicente, em concorrência da qual participaram mais 4 agências  cariocas. 
                                               A conquista vem num momento  em que a JVA passa por uma série de reestruturações. Na sua criação, acaba de  assumir a direção o redator Ricardo Galletti, exTandem, Grottera e Bridge; e  atual presidente do Clube de Criação do Rio. Ele trabalhará com outro novo  membro da equipe: Wesley Marini, ex-SGB, McCann, Coca-Cola e Kaiser, que passou  a supervisionar as áreas de mídia, atendimento, produção gráfica e tráfego da  JVA. 
                                               A agência também ampliou sua  presença em São Paulo, através de um acordo operacional com a Logullo  Associados, de Domingos Logullo, para atender lá a St. Ives (Swiss Formula). A  JVA já é o centro de criação para toda a América Latina da St. Ives. 
                                             Denison volta a ser uma só  agência no Rio e São Paulo 
                                             No próximo dia 03 de Maio,  Celso Japiassú e Sérgio Amado, respectivamente presidentes da carioca Denison  Rio e da paulista Denison Bates, comunicam oficialmente à imprensa a fusão das  duas agências, encerrando uma novela que já se arrasta há quatro anos, desde  quando ambas começaram a tentar solucionar as dificuldades causadas pela  separação de três anos antes, quando morreu seu fundador Sepp Baendereck e não  foi possível encontrar uma solução conciliatória com os herdeiros. 
                                               Quando a IBM deixou a  Denison Rio para respeitar o alinhamento internacional da empresa com a agência  Ogilvy & Mather, acabou também o principal entrave para o retorno das  negociações de reunião entre Japiassú e Amado, que na Denison Bates detém a  conta dos computadores Acer. 
                                               O grupo internacional Bates  Worldwide, associado ao braço paulista da Denison, participará da joint-venture  formada pelas duas agências, que esperam fechar 1995 com um faturamento  superior a US$ 100 milhões, o que a colocará no ranking das dez maiores agências  brasileiras. 
                                             MKTMIX MKTMIX 
                                             • VENTO EM POPA - Foi para a  Grottera a conta da Mesbla Náutica, disputada há 3 meses por várias agências  cariocas. A verba é de US$ 700 mil para este ano, o que deixará o escritório  carioca da agência com um faturamento, em 1995, da ordem de US$ 5 milhões,  segundo Luís Grottera. 
  • TENTAÇÃO - Pedro Feyer,  diretor de criação da Thompson-Rio, desta vez não resistiu a um convite de São  Paulo. E que ele veio da sua própria J. Walter Thompson, que o levará para a  vice-presidência nacional de criação da agência. Mas Pedro pretende vir sempre  ao Rio para o fim de semana. Shabat, só aqui. 
  • NO GOVERNO - Jomar Pereira  da Silva mudou de posição no governo Marcelo Alencar. Deixou a subsecretaria de  Turismo e assumiu a coordenação de publicidade do governador, onde já esta  cuidando da concorrência para as novas agências que cuidarão da publicidade do  Rio. 
  • MAQUIAGEM - Com o  fechamento da Bridge no Rio, a Dermage - empresa de cosméticos que faz  basicamente material promocional - abriu concorrência, convidando a Óbvio, a  Unitá e a D+. Ganhou esta última, apostando que a empresa este ano se expanda e  abra franquias em outras capitais, ampliando também a sua comunicação  publicitária. 
  • POSITIVO - Os fotógrafos  publicitários Mauro Risch e Marcia Ramalho estarão até 31 de maio expondo seus  trabalhos na mostra "Rupturas", juntos com Duda Carvalho na Galeria  Sérgio Milliet (Rua Araujo Porto Alegre, 80, Centro, Rio). 
  • PARABÉNS PRA VOCÊ - A  Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado. Dia 29: Hugo  Tikhomiroff (Interteam Plus); Dia 30: Franzé (Pubblicità) e Flávio Salgado  (Standard); Dia 01: Jorge Barros (Standard); Dia 03: Rafael Sampaio (About) e  Ronaldo Vidigal (Giovanni); Dia 04: Carlos Leonam (Petrobras); e Dia 05: Antônio  Carlos Rosa Gonçalves (Pubblicità). E a gente aproveita para lembrar aos RPs e  secretárias das agências que, se quiserem nos enviar as suas listas de  aniversários para nosso cadastro, elas serão muito bem vindas. 
  • CARTAS - As  correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340  grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. Ou comunicadas pelo telefone (021)  552-4141. Ou pela Internet, com e-mail para Ehrlich@centroin.ax.apc.org. 
  
                                              |