Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Bahiense fecha sua chapa para próxima gestão da ABP
Roberto Bahiense, Vice-Presidente da Pubblicità & Esquire, fechou esta semana a composição da sua chapa para disputar a próxima gestão da Associação Brasileira de Propaganda-ABP, a mais antiga entidade da propaganda brasileira. Estarão com ele, na vice-presidência, Edeson Coelho (DPZ) e, como diretores, Caio César Valli (Artplan), Adilson Xavier (Giovanni) e Luís Fernando Pinto Veiga (Editora Abril). Para o Conselho Superior foram convidados Jairo Carneiro (Intermeios), Alvair Teixeira (Denison), Reginaldo Dória (SBT), Sérgio Rego Monteiro (JB), Roberto Gueiros (Salles), Fred Rúfilo (Rede Globo) e Klibson da Silva (Meio & Mensagem). No Conselho Fiscal ficarão Francisco Paula Freitas (Editora 3), Gláucio Binder (Denison Rio) e Aias Lopes (V&S).
Em contatos com Roberto Bahiense, soubemos que ele pretende reconquistar para a entidade a importância política perdida nos últimos anos. Para isso, ele deverá implantar uma extensa agenda de atividades para os associados e retomar os contatos da ABP com as diversas associações que têm afinidade com o mercado publicitário, sejam de profissionais ou do meio empresarial.
No máximo em duas semanas, disse Bahiense, a sua diretoria estará divulgando oficialmente o seu programa para a ABP.
CCRJ confirma eleição para durante todo o dia 3
Uma urna estará aberta durante todo o próximo dia 3 de maio, no Caroline Café (Rua J. J. Seabra, 10, Jardim Botânico) para que os criadores cariocas possam votar na nova diretoria do Clube de Criação do Rio, escolhendo entre os candidatos (em ordem alfabética) Gustavo Bastos, Ronaldo Conde e Silvio Matos.
No último dia 24, houve um debate entre os três candidatos, que em princípio também marcaria o limite para o cadastramento dos novos sócios. Esta semana, porém, um acordo foi firmado entre eles e a diretoria do clube ampliando para os profissionais reconhecidamente de criação que nunca tenham sido sócios do CCRJ o privilégio dos sócios antigos: colocar-se em dia com a anuidade e poder votar no próprio dia 3. Como todos os candidatos e o atual presidente do clube, Ricardo Galletti, devem estar presentes no Caroline o tempo todo da eleição, eles mesmos funcionarão como "comitê de aprovação" destes profissionais.
Após o último voto, às 21 horas, a apuração será realizada no próprio bar, com a proclamação do vencedor, que terá a sua posse festiva no próximo dia 9, às 22 horas, no People, quando o Clube de Criação do Rio também comemora os seus 20 anos de fundação.
Nesta festa, o CCRJ, inspirado nos Cariocas da Gema lançados pelo Prêmio Colunistas-Rio nos últimos anos, vai homenagear 20 profissionais que fazem do mercado carioca "um dos mais importantes centros de geração de ideias de todo o mundo". Entre eles estão Letícia Spiller, Bussunda e Geórgia Wortmann, além de nomes como Miguel Falabella, Paulo Moura e Chico Caruso.
BMA conquista conta da JPX em concorrência
A BMA, agência de Douglas Bartholomeu e Angela Millet, acaba de vencer a concorrência pela conta da JPX, da qual participaram agências como Cult e Pubblicità.
Segundo Angela, a empresa investirá este ano cerca de US$ 1,5 milhão em comunicação, principalmente para lançar uma nova caminhonete que pretende ocupar uma fatia de mercado até maior que o jeep 4X4 lançado há poucos anos.
Com a nova conta, a BMA dobra o seu faturamento de 1995 e, diz sua diretora, passa a disputar o mercado com mais agressividade. Com pouco tempo de vida, a agência já ganhou prêmios no Colunistas Promoção de 1994 e, no XIV Colunistas Rio, obteve a medalha de prata de Campanha de menos de 60 em para os 35 anos do Supermercado Zona Sul.
JVA pega contas e muda estrutura nacional
O Banco Porto Real, parte do grupo fluminense Porto Real, escolheu como sua nova agência de propaganda a JVA, de Juan Vicente, em concorrência da qual participaram mais 4 agências cariocas.
A conquista vem num momento em que a JVA passa por uma série de reestruturações. Na sua criação, acaba de assumir a direção o redator Ricardo Galletti, exTandem, Grottera e Bridge; e atual presidente do Clube de Criação do Rio. Ele trabalhará com outro novo membro da equipe: Wesley Marini, ex-SGB, McCann, Coca-Cola e Kaiser, que passou a supervisionar as áreas de mídia, atendimento, produção gráfica e tráfego da JVA.
A agência também ampliou sua presença em São Paulo, através de um acordo operacional com a Logullo Associados, de Domingos Logullo, para atender lá a St. Ives (Swiss Formula). A JVA já é o centro de criação para toda a América Latina da St. Ives.
Denison volta a ser uma só agência no Rio e São Paulo
No próximo dia 03 de Maio, Celso Japiassú e Sérgio Amado, respectivamente presidentes da carioca Denison Rio e da paulista Denison Bates, comunicam oficialmente à imprensa a fusão das duas agências, encerrando uma novela que já se arrasta há quatro anos, desde quando ambas começaram a tentar solucionar as dificuldades causadas pela separação de três anos antes, quando morreu seu fundador Sepp Baendereck e não foi possível encontrar uma solução conciliatória com os herdeiros.
Quando a IBM deixou a Denison Rio para respeitar o alinhamento internacional da empresa com a agência Ogilvy & Mather, acabou também o principal entrave para o retorno das negociações de reunião entre Japiassú e Amado, que na Denison Bates detém a conta dos computadores Acer.
O grupo internacional Bates Worldwide, associado ao braço paulista da Denison, participará da joint-venture formada pelas duas agências, que esperam fechar 1995 com um faturamento superior a US$ 100 milhões, o que a colocará no ranking das dez maiores agências brasileiras.
MKTMIX MKTMIX
• VENTO EM POPA - Foi para a Grottera a conta da Mesbla Náutica, disputada há 3 meses por várias agências cariocas. A verba é de US$ 700 mil para este ano, o que deixará o escritório carioca da agência com um faturamento, em 1995, da ordem de US$ 5 milhões, segundo Luís Grottera.
• TENTAÇÃO - Pedro Feyer, diretor de criação da Thompson-Rio, desta vez não resistiu a um convite de São Paulo. E que ele veio da sua própria J. Walter Thompson, que o levará para a vice-presidência nacional de criação da agência. Mas Pedro pretende vir sempre ao Rio para o fim de semana. Shabat, só aqui.
• NO GOVERNO - Jomar Pereira da Silva mudou de posição no governo Marcelo Alencar. Deixou a subsecretaria de Turismo e assumiu a coordenação de publicidade do governador, onde já esta cuidando da concorrência para as novas agências que cuidarão da publicidade do Rio.
• MAQUIAGEM - Com o fechamento da Bridge no Rio, a Dermage - empresa de cosméticos que faz basicamente material promocional - abriu concorrência, convidando a Óbvio, a Unitá e a D+. Ganhou esta última, apostando que a empresa este ano se expanda e abra franquias em outras capitais, ampliando também a sua comunicação publicitária.
• POSITIVO - Os fotógrafos publicitários Mauro Risch e Marcia Ramalho estarão até 31 de maio expondo seus trabalhos na mostra "Rupturas", juntos com Duda Carvalho na Galeria Sérgio Milliet (Rua Araujo Porto Alegre, 80, Centro, Rio).
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado. Dia 29: Hugo Tikhomiroff (Interteam Plus); Dia 30: Franzé (Pubblicità) e Flávio Salgado (Standard); Dia 01: Jorge Barros (Standard); Dia 03: Rafael Sampaio (About) e Ronaldo Vidigal (Giovanni); Dia 04: Carlos Leonam (Petrobras); e Dia 05: Antônio Carlos Rosa Gonçalves (Pubblicità). E a gente aproveita para lembrar aos RPs e secretárias das agências que, se quiserem nos enviar as suas listas de aniversários para nosso cadastro, elas serão muito bem vindas.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. Ou comunicadas pelo telefone (021) 552-4141. Ou pela Internet, com e-mail para Ehrlich@centroin.ax.apc.org.
|