Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Colunistas Rio destacam 25 agências cariocas
|
Valdir Siqueira, o Publicitario do Ano |
O Rio de Janeiro melhorou sensivelmente a qualidade de sua propaganda no último ano. Esta foi a opinião unânime do júri do XIV Prêmio Colunistas Rio, que se reuniu no último fim de semana para julgar 802 inscrições de 46 agências de propaganda sediadas no Rio.
Depois de 17 horas de trabalhos, o júri concedeu apenas 157 medalhas, sendo 5 Grand Prix, 28 Ouros, 50 Pratas e 74 Bronzes, destacando não mais que 15 agências: Agência da Casa, Artplan, BM&A, Caio, Chris Colombo, Contemporânea, CPF, D+, Denison Rio, DPZ, Giovanni, GR.3, Grottera, J. Walter Thompson, JG, McCann Erickson, Mental Mark, MPM Lintas, Productofinal, Pubblicità & Esquire, Ronson, Salles DMB&B, V&S, Young & Rubicam e Óbvio.
Entre elas, quem mais se destacou foi a Giovanni, que pela primeira vez em sua história alcança o primeiro lugar no ranking de pontuação do ColunistasRio. Esta performance com certeza reflete o investimento feito nos últimos anos na agência, culminando com a contratação, ano passado, da dupla Adilson Xavier e Cristina Amorim para encabeçar a sua criação, e mais a mudança para instalações melhores e mais modernas na Praia de Botafogo. Por estas razões, o júri escolheu a Giovanni como Agência do Ano.
O Publicitário do Ano do XIV Colunistas Rio foi Valdir Siqueira, presidente da V&S, que a cada dia vem se afirmando mais entre as lideranças do mercado carioca, com reflexos nacionais, claramente demonstrados pela sua escolha para a presidência da Fenapro, a Federação Nacional das Agências de Propaganda. Em sua agência, Valdir também teve um excelente ano, aproximando sua estrutura dos padrões mundiais adotados pela Young & Rubicam, sua associada, a ponto de absorver, no último mês, o escritório da Young no Rio, o que aumenta notavelmente o poder de fogo da V&S a partir de agora.
Marcos Silveira, diretor de criação da Young-Rio, que, a despeito das dificuldades financeiras vividas pela agência desde a perda da conta da Mesbla, conseguiu levar a agência ao segundo lugar entre as mais premiadas do Rio, mereceu do júri o título de Profissional de Propaganda do Ano.
O Anunciante do Ano - o Grupo Petrobras - foi uma escolha tranquila, feita ainda durante o julgamento das peças, apenas pela observação da quantidade e boa qualidade dos trabalhos inscritos por suas quatro agências: Caio, Contemporânea, DPZ e Denison Rio. Em um segmento de mercado tipicamente carioca, como o petroleiro, a Petrobras deu um banho, merecendo sem dúvida o título.
Finalmente, entre os Grandes Prêmios de Empresas, o Globo foi escolhido o Veículo do Ano, uma escolha muito corroborada pelos votos das Indicações de Mercado. A política agressiva do marketing do jornal junto a leitores e ao trade publicitário e mais a manutenção da qualidade do produto mesmo perante a crise do papel - reconhecida pelos vários prêmios de jornalismo conquistados - justificaram facilmente a premiação dos colunistas.
Outros destaques ficaram por conta da DPZ, que conquistou o Melhor Conjunto de Peças Eletrônicas do Ano e a Young & Rubicam, que bisou o Melhor Conjunto de Peças Impressas do Ano.
O júri deste ano foi o mais amplo do concurso no Rio. Participaram nove jurados, sendo que três deles pela primeira vez: Daniela Kresch (O Globo), Gilberto Scofield Jr. (Jornal do Brasil) e Paulo Macedo (Caderno Propaganda & Marketing). Além destes, estiveram no julgamento Armando Ferrentini (Revista Propaganda), Genilson Gonzaga (Jornal do Commércio), Jomar Pereira da Silva (CBN), Lúcia Leme (TVE), Marcia Brito (Tendência) e Marcio Ehrlich (Monitor Mercantil).
A festa de entrega dos diplomas do XIV Colunistas Rio está marcada para o dia 6 de junho, no Hotel Intercontinental.
Vejam a seguir, os Grandes Prêmios e as 28 Medalhas de Ouro concedidas pelo Colunistas Rio, e que estarão disputando dia 21 de Abril, a premiação do melhores de todo o Pais no XXVIII Colunistas Brasil, em São Paulo.
GRANDE PRÊMIO DE COMERCIAL DO ANO: Série "Motores", da DPZ para Petrobrás Lubrax SH.
REDAÇÃO: Claudia Duailibi e Fred Coutinho
DIREÇÃO DE ARTE: Wilson Nobrega
PRODUÇÃO: Vídeo Filmes
DIREÇÃO DE COMERCIAL: Walter Salles
ATENDIMENTO: Marco Antônio Vieira Souto
APROVAÇÃO: Bayard Lagrotta
GRANDE PRÊMIO DE FONOGRAMA DO ANO: Série "Preservação de Orelhão", da V&S para Telerj.
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Lula Vieira e José Guilherme Vereza
REDAÇÃO: José Guilherme Vereza e Lula Vieira
PRODUÇÃO: Pson
ATENDIMENTO: Guilherme Juliani
APROVAÇÃO: Ricardo Ramalho
GRANDE PRÊMIO DE ANÚNCIO DO ANO: Série "Você Não Imagina do Que Du Loren É...", da Young & Rubicam para Du Loren.
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Marcos Silveira
REDAÇÃO: Marcos Silveira e Sérgio de Paula
DIREÇÃO DE ARTE: Hélio Rosas e Bruno Prósperi
ATENDIMENTO: Erica Rabelo e Andrea Gesser
APROVAÇÃO: Roni Argalji
GRANDE PRÊMIO DE OUTDOOR DO ANO: Série "Carro. Ainda vão te roubar um" e "Botafogo Campeão", da SALLES/DMB&B para Fenaseg.
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Arnaldo Rozencwaig
REDAÇÃO: Arnaldo Rozencwaig
DIREÇÃO DE ARTE: Roberto Gueiros
ATENDIMENTO: Augusto Carvalho e Edgard Figueira
APROVAÇÃO: João Elysio, Júlio Avellar e Sônia Araripe.
GRANDE PRÊMIO DE CAMPANHA DO ANO: Série "Mônica e Beto", da J. Walter Thompson para Telelistas Editora
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Pedro Feyer
REDAÇÃO: Pedro Feyer, Flávio Horácio e Sérgio Pencak.
DIREÇÃO DE ARTE: André Galhardo
PRODUÇÃO: Imagine Cinema
DIREÇÃO DE COMERCIAL: Murilo Salles
ATENDIMENTO: Vera Lopes, Sérgio Coelho e Diana Seidl.
APROVAÇÃO: Eduardo Gosling e David Clemons
MEDALHAS DE OURO
ÁREA: TELEVISÃO E CINEMA
CATEGORIA: Bebidas Não-Alcoólicas
OURO: "Fotocopiadora", da MCCANN ERICKSON e 5.6 para Coca-Cola.
CATEGORIA: Cosméticos e Produtos de Toalete
OURO: "Tarados", da D+ e 101 para Artimatic.
CATEGORIA: lnstitucional ou Corporativo
OURO: "Futebol" da DPZ e Moviart para McDonald's/Institucional
CATEGORIA: Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
OURO: "Segurança", da V&S e Set TV Cinc para Abril.
CATEGORIA: Produtos e Serviços para Comércio e Escritório
OURO: "Seu Manuel da Padaria", da D+ e Plus para OESP Gráfica.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde.
OURO: “Louis Armstrong", da YOUNG & RUBICAM e Cinema Centro para Anapion.
CATEGORIA: Varejo de Grande Porte
OURO: "Liquidação de Verão", da SALLES DMB&B para Shopping Center Rio Sul.
CATEGORIA: Varejo de Pequeno e Médio Porte
OURO: "George e Real", da DPZ e Briquet para McDonald's S/Mc Refeição.
ÁREA RÁDIO
CATEGORIA; Produtos e Serviços Automotivos.
OURO: Serie "Para-choques de Caminhão", da CONTEMPORÂNEA e Chorus para BR Distribuidora / Diesel Aditivado
CATEGORIA: Serviços Financeiros e de Seguros
OURO: Série "Poupou... Rendeu", da GIOVANNI e Cardan para Banco do Brasil.
CATEGORIA: Veículos Pessoais e Profissionais
OURO: "Beethoven", da CHRIS COLOMBO e Rádio Atividade para Citroën.
ÁREA: MÍDIA IMPRESSA
CATEGORIA: Bebidas Não-Alcoólicas
OURO: Série "A Vida Nasce Aqui...", da YOUNG & RUBICAM para Empresa de Aguas São Lourenço.
CATEGORIA: Institucional ou Corporativo
OURO: Série "Interior", da YOUNG & RUBICAM para Mesbla Móveis.
CATEGORIA: Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
OURO: Série "Pais & Filhos", da GIOVANNI para Bloch Editores/Pais & Filhos.
CATEGORIA: Produtos e Serviços de Lazer e Recreação
OURO: "O Sombra", da CONTEMPORÂNEA para United International Pictures
CATEGORIA: Serviços Financeiros e de Seguros
OURO: Série "Rende", da GIOVANNI para Banco do Brasil.
CATEGORIA: Veículos Pessoais e Profissionais
OURO: Série "JPX", da GIOVANNI para JPX do Brasil.
ÁREA: OUTDOOR
CATEGORIA: Bebidas Alcoólicas
OURO: "Milagre", da YOUNG & RUBICAM para Toquino.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde.
OURO: Série "Comeu Demais?" e "Bebeu Demais?", da GIOVANNI para The Sydney Ross Co.
ÁREA: CAMPANHAS
CATEGORIA: Cosméticos e Produtos de Toalete
OURO: "Creme Dental Phillips", da GIOVANNI para The Sydney Ross Co.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Automotivos
OURO: "Extra Diesel Aditivado", da CONTEMPORÂNEA para BR Distribuidora.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
OURO: "Robauto" da SALLES DMB&B para Fenaseg
CATEGORIA: Varejo de Grande Porte
OURO: "Outono/Inverno", da SALLES DMB&B para Shopping Rio Sul.
CATEGORIA: Vestuário e Acessórios Pessoais
OURO: "Você Não Imagina do Que Uma Duloren É", da YOUNG & RUBICAM para Duloren.
ÁREA: APRESENTAÇÕES ESPECIAIS
CATEGORIA: Campanha de até 60 cm ou 1/2 Página de Revista
OURO: "Girafa", da V&S para Abril.
CATEGORIA: Peça Publicitária de Oportunidade
OURO: Série "Clip Copa do Mundo", da AGÊNCIA DA CASA para Rede Globo.
CATEGORIA: Peça Publicitária Relativa a Datas Comemorativas
OURO: "Natal", da SALLES DMB&B para Shopping Rio Sul.
CATEGORIA: Peça Publicitária de Agência
OURO: "Na Página A Esquerda", da D+ Propaganda.
MKTMIX MKTMIX
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado. Dia 08: Alex Periscinotto (Almap/BBDO); Dia 09: Jornal do Brasil; Dia 11: Diler Trindade.
• PERFORMANCE - Ronaldo Conde parou o Plataforma na última sexta-feira, com uma performance teatral homenageando o Rio de Janeiro e os seus dois concorrentes à diretoria do CCRJ. Na semana anterior, Silvio Matos já havia levado modelos para distribuir adesivos. Na última, Ronaldo deu seu show. Hoje, será que Gustavo Bastos vai aprontar também?
• DURO NA QUEDA - Segundo sua secretária, Armando Strozenberg está muito bem e em pleno processo de recuperação da queda sofrida esta semana no Copacabana Palace. A Janela torce por seu retorno rápido à ativa, para que dia 6 de junho ele possa estar recebendo com os amigos do mercado os aplausos pelos prêmios da Contemporânea no Colunistas Rio.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 110, CEP 22250-040. Rio - RJ. Ou comunicadas pelo telefone (21) 552-4141. Ou pela Internet, com e-mail para Ehrlich@centroin.ax.apc.org.
|