Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Bahiense deve presidir a ABP com o apoio das lideranças
Roberto Bahiense, diretor da Pubblicità & Esquire, deve ser o novo presidente da ABP - Associação Brasileira de Propaganda para os próximos 2 anos. Sua candidatura - que dificilmente terá oposições - foi definida durante um almoço na última terça-feira que marcou a volta dos encontros mensais da Abap-Rio e que contou com a presença de quase 20 dirigentes de agências de propaganda do Rio de Janeiro.
A indicação de Bahiense como candidato das lideranças cariocas derruba a pretensão de Jairo Carneiro, atual presidente da entidade, de continuar no cargo. Já há algumas semanas o nome de Bahiense havia sido aventado como candidato potencial à sucessão de Jairo. Na época, elegantemente, o diretor da Pubblicità levou a Carneiro o seu projeto, quando ouviu dele o desejo de se manter por mais uma gestão na presidência da ABP. Bahiense foi, inclusive, convidado a participar desta nova diretoria, como VicePresidente. Para evitar constrangimento, Bahiense aceitou a situação.
Durante o almoço da ABAP, porém, Celso Japiassú, diretor da Denison Rio e um dos mais respeitados e influentes empresários do setor neste mercado, lançou abertamente o apelo a Bahiense que se candidatasse, conseguindo o apoio de todos os presentes no encontro.
A principal justificativa para a mudança no comando da ABP é retomar a importância política da entidade, reduzida nos últimos anos pelo estilo de Jairo Carneiro, mais voltado para as atividades sócios-culturais, como o Festival do Filme Publicitário. O principal argumento levantado por Japiassú, e que conquistou a opinião das demais lideranças, é que neste momento em que a atividade publicitária vem enfrentando novas crises junto ao governo e à iniciativa privada - principalmente no Rio de Janeiro - seria fundamental na ABP um profissional mais comprometido com o negócio da propaganda, de preferência sendo atuante em uma agência. Jairo Carneiro, no momento, dirige uma empresa de representação de veículos que comercializa no Rio a Editora Globo.
Roberto Bahiense atende folgadamente a estas exigências, como um publicitário de larga experiência à frente de importantes agências no Rio de Janeiro. Conhecido por seu estilo franco de dizer o que pensa, Bahiense tem uma excepcional formação cultural e é respeitado por seus colegas como um trator no enfrentamento de problemas.
Tanta disposição, porém, não o impediu de comunicar aos companheiros do almoço de terça-feira que só aceitaria a candidatura se ela também tivesse a concordância de Jairo Carneiro. O encarregado de comunicar a Jairo a decisão das lideranças foi Valdir Siqueira, presidente da agência V&S e presidente da Fenapro - Federação Nacional das Agências de Propaganda, escolhido por sua habilidade em negociações. Valdir reuniu-se com Jairo nesta última quarta-feira, obtendo dele a concordância em desistir da reeleição.
Não é impossível, no entanto, que Jairo continue vinculado à ABP. Há um convite para que ele passe a se dedicar à viabilização do Espaço da Propaganda, um projeto que pretende reunir, em uma área do MAM - Museu de Arte Moderna, as sedes de todas as entidades de publicidade do Rio de Janeiro, com possibilidade de também transferir para lá todos os congressos, seminários e cursos do setor.
Contemporânea pega Teletrim de volta
A Contemporânea reconquistou a conta da Teletrim, que após se mudar para São Paulo havia passado a trabalhar com a paulista Lew Lara Propeg.
Esta semana, após concorrência com a Salles e a própria Lew, a agência de Mauro Matos e Armando Strozenberg voltou a cuidar da marca que ela ajudou a se tomar sinônimo de "pager".
Por enquanto, a criação do Rio é que vai trabalhar para a Teletrim, mas a agência está estudando uma forma de crescer em São Paulo, podendo a operação deste cliente se tornar totalmente cuidada por lá.
A Contemporânea tem em São Paulo um acordo com a FCB, que assumia, por isso, o atendimento e a criação da conta do Morumbi Shopping. Dependendo do resultado da concorrência que este shopping está realizando, no entanto, não é impossível que este acordo se desfaça, passando a Contemporânea a ter uma operação independente no mercado paulista.
Chorus deixa a Globo e passa para diretores
A partir de abril, o Estúdio Chorus, um dos mais premiados estúdios de produção fonográfica do Rio, deixa de ser uma empresa das Organizações Globo.
A Chorus está sendo comprada por seus diretores Antônio Servolo, Mario Avelar e o maestro Edison Campos.
Conde completa chapa para disputar o CCRJ
Ronaldo Conde oficializou esta semana a sua chapa para disputar, em abril, a presidência do Clube de Criação do Rio. Estarão com ele, na chapa "Pelo Clube", os criadores Ari Fidelis (Caio), Eduardo Correa (Pubblicità), Fernando Barcelos (Denison Rio), João Santos (Arthouse), Kiko Fernandes (Speedball), Lelo Nahas (Artplan), Levindo Carneiro (fotógrafo), Marcio Bauclair (Publinews), Raoul Nótrica (Agência da Casa), Renata Giese (Arthouse) e Sérgio Cardoso (Mr. Magoo).
Confirmando que representa a busca de reconduzir o Clube ao seu estilo dos primeiros anos, Conde buscou e está divulgando o apoio de vários dos fundadores da entidade, como Carlos Pedrosa, José Monserrat, Pedro Galvão e Antônio Torres. E outros nomes bem conhecidos no Rio, como Luís Vieira, Fábio Siqueira e Alexandre Machado. Ele garante que até estes dois últimos, que estão morando em São Paulo, virão ao Rio especialmente para votar em sua chapa.
MKTMIX MKTMIX
• ADIAMENTO - Ricardo Galletti, presidente do Clube de Criação do Rio, está adiando por pelo menos uma semana tanto a eleição do clube quanto a festa de posse. Até semana que vem ele comunica as novas datas oficiais.
• FESTA DA ABRIL EM MARÇO - Será no próximo dia 30, no Iate Clube, o jantar de entrega do Prêmio Abril de Publicidade 94 Regional Rio, cujo resultado é mantido a sete chaves pelo pessoal da Editora. Até agora só conseguimos saber que estão entre as classificadas a Salles, a Giovanni e a Young.
• OFICINA INVESTE - A Oficina, conta seu diretor de criação Rynaldo Gondim, contratou mais dois diretores de arte: Luiz de França (ex-Mental Mark e Almap/BBDO), para fazer dupla com Flávio "Frigo" Medeiros e Heleno Bernardi, que era da D+.
• MAC REVISTA - O McDonald's está lançando em abril, nacionalmente, a revista “A Turma do Ronald McDonald", que é distribuída gratuitamente em suas lojas. Com a expansão, a publicação passa a ter a tiragem de 1,5 milhão de exemplares. O lançamento, no Rio, será no próximo dia 26, com uma festa que durará o dia inteiro no Carrefour.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040. Ou passadas pelo telefone (021) 552-4141.
• INTERNET - Você também pode enviar suas notícias e mensagens para este colunista pela Internet. O e-mail é: Ehrlich@centroin.ax.apc.org.
|
|
Anúncios das agências CP&F e Ferrari veiculados ao lado da edição impressa da Janela Publicitária |
|