Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Caio troca toda a criação e traz Fidelis de volta
O redator gaúcho Ari Fidelis é, desde ontem, o novo diretor de criação da Caio no Rio de Janeiro. Fidelis, que na verdade construiu sua reputação profissional na MPM Lintas Rio, passou os últimos meses no escritório paulista desta agência, levado por seu ex-diretor de criação Fábio Siqueira, que também se deslocou para lá quando o escritório do Rio teve que sofrer uma drástica redução em sua estrutura.
Junto com Fidelis, vêm da MPM/Lintas São Paulo o redator Gustavo Nogueira e a redatora Michele, dupla de criação que atuava na conta da Fiat (que deixou a agência no último mês).
Eles entram no lugar de Alcides Fidalgo e Heloísa Rangel, que se desligaram da Caio em fevereiro. Da equipe antiga no Rio de Janeiro, ainda está na agência o diretor de arte e ex-diretor de criação Carlos Estevão, que, demissionário, deixa a função no próximo dia 15.
Falando à Janela, o diretor presidente da Caio, Eduardo Domingues, preferiu deixar para a próxima semana a explicação oficial das mudanças tão drásticas, aproveitando a volta de Nova York do seu diretor nacional de criação, Antônio Baptista.
Cult conquista 3 contas e fatura mais R$ 4 milhões
Arnaldo Cardoso Pires está prevendo um aumento de R$ 4,2 milhões no faturamento da Cult para este ano, com as contas que a agência conquistou nas últimas semanas.
Duas delas vieram da Giovanni: a JPX do Brasil, que lançará uma campanha de reposicionamento do seu jipe 4X4 ainda em março e um novo produto em junho; e da O.K. Benfica Pneus, que além do varejo tradicional fará uma campanha conceitual para divulgar a ampliação de sua atuação no mercado automotivo.
A terceira conta conquistada foi a da tradicional Clínica São Vicente, que vai apresentar ao mercado brevemente uma nova empresa de assistência médica.
Campanha da V&S para Colunistas entra no ar
|
|
Acima, Marcio, caracterizado de "velho redator", recebe instruções do diretor Ronaldo Uzeda, enquanto Nonato Estrela prepara a tomada.
Abaixo, Uzeda dirige o comercial do cliente que não gosta de prêmios.
|
Começou a ser veiculada esta semana em todo o Brasil a campanha do Prêmio Colunistas 95, criada pela V&S e produzida pela Tec Cine e pela Mega. Como em todos os anos, foi formado um enorme mutirão para viabilizar a campanha, com a colaboração de dezenas de pessoas, algumas das quais citadas no pé desta matéria.
E para o orgulho do mercado carioca, o resultado mais uma vez alcançou um nível de qualidade e cuidado que não fica a dever a muitas produções internacionais.
A estratégia criativa desenvolvida por Lula Vieira e José Guilherme Vereza foi atacar as falsas verdades tão comumente ditas por alguns publicitários a respeito das premiações. Tanto nos anúncios de jornais quanto nos comerciais de TV, estão lá, por exemplo, o dono de agência que diz que "prêmio é só ver o cliente satisfeito" e o velho criador que ainda acha que "ninguém fica mais rico porque foi premiado".
Como lembra a campanha, na verdade todo publicitário gosta de ser premiado.
Aí vai a ficha técnica dos comerciais, com os profissionais que foram fundamentais para, também no seu próprio comercial, o Prêmio Colunistas mostrar a capacidade de criação e realização dos publicitários no Rio de Janeiro.
FICHA TÉCNICA
Direção do Filme: Ronaldo Uzeda
Direção de Fotografia: Nonato Estrela
Trilha: Phillipe Neiva
Coordenação de Produção: Cristina Simões
Produtor: André Ramalho
Cenografia: Oscar Ramos
Produção de Arte: Marcia Mattos
Figurinos: Susi Soledade
Maquiagem: Cida
Produção de Elenco: Marcio Allemand e Rosa Fernandes
Elenco: Marcio Ehrlich, Beto Simas, Renato Neves, Aline Matos, Richard Gold, Sérgio Ferrari, André Valentim, Alexandre Kingston, Alessandro Michelon e Fábio Toledo.
Atendimento (Tec Cine): Marcos de Araujo
RTVC (V&S): Vera Oliveira
Assistente de Câmera: Celso Souza
2º Assistente de Câmera: Jorge Alves
Operador de VT: Rodrigo Oliveira
Assistente de Produção: Fernanda Villela
Camareira: Terezinha
Finalização: Celeste Mattos e Rodrigo Oliveira
Cenotécnica: Almir Motta, Jorge Lima, Ronaldo Bezerra, Ademir Motta, Paulo César e Flávio Serqueira
Pintura: Martinho Silva. Silas de Oliveira e Aluísio Fernandes
Contra-Regra: Alexandre Passos
Eletricista: Mario Rinaldi
Alimentação: Ana Gonçalves e Mazo Shoc
Transporte: Luiz Silva, Antônio Coelho, Antônio Coelho Filho, José Soares, Jorge Souza, Luiz Antônio e Hélio Ricardo.
|
Anúncio criado pela V&S para o Colunistas 1995 e veiculado ao lado da Janela. |
MKTMIX MKTMIX
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado. Dia 07: Lula Vieira (V&S); Dia 08: Paulo Salles (Salles/DMB&B); Dia 09: Lúcia Leme (TVE) e Neuza Silveira (Editora Referência).
• PRO BUBU DO NENÊ - Está pra sair por esses dias o resultado da concorrência pela conta do Proderm Infantil, do Laboratório Darrow. Estão na disputa da verba de US$ 400 mil as agências Giovanni, Denison Rio, Contemporânea, CPF e Salles.
• RECAUCHUTAGEM NA OFICINA - A Oficina, agência de Nádia Rebouças e Antônio Jorge, resolveu dar uma virada e somar uma criação ousada a seu consagrado planejamento. Como diretor de criação acaba de ser contratado Rynaldo Gondin, ex-D+ e Chris Colombo, que já chegou assinando a nova campanha do Shopping da Gávea que acaba de entrar no ar.
• YOUNG MORDE O LEÃO - A Young Rio foi a agência vencedora do Troféu Leão deste ano, a premiação promovida pela Sima - Serviços Integrados de Marketing, para homenagear os melhores profissionais de mídia do mercado.
• D+ CONTRATA E CONQUISTA - A D+ Propaganda levou para sua equipe Rosa Costa como Gerente de Operações. Ela já andou pela Ferrari, Grottera e Provarejo e agora liberará mais o diretor da agência, Marcelo Gorodicht, para novos negócios. Falando nisso, a agência pegou o lançamento no Rio da loja Miami Fast, especializada em importados. A campanha já está na mídia.
• DE SAMPA PRO RIO - A Contemporânea trouxe de São Paulo mais um profissional para seu atendimento no Rio: Mauro Menezes, ex-Editora Globo e ex-Promopack, que entra supervisionando um conjunto de contas, entre as quais BR Distribuidora e Fiat Lux.
• PUBLICITÁRIO NA AVENIDA - Com a ausência de Lula Vieira do júri da Sapucaí (ele que não passe em Madureira, aliás...), a publicidade carioca esteve representada este ano na avenida por Ângelo Ferrari, diretor da Ferrari Propaganda, que julgou o quesito Conjunto.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040. Ou passadas pelo telefone (021) 552-4141.
|