Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Reforma da Constituição terá campanha em licitação pública
Até fevereiro o Governo Federal deve lançar uma concorrência para escolher a agência que fará a campanha de mobilização da opinião pública a favor da Reforma da Constituição.
Fontes de Brasília comentam que a expectativa local era de que esta campanha seria feita pela DM-9, que coordenou o marketing político de Fernando Henrique. Mas o Governo teria mudado de rumo, decidindo abrir a disputa.
Pelas análises de especialistas, um trabalho de comunicação deste porte - que terá que enfrentar resistências de vários grupos políticos - não se faz por menos de R$ 20 milhões.
O duro hoje é admitir que, quando Sarney falou que a Constituição, como estava, deixaria o Brasil ingovernável, ele estava certo e hoje se vai pagar caro para consertar os erros.
Medina traz de volta seu Rock in Rio
Não foi por acaso que Roberto Medina apareceu nos jornais comemorando os 10 anos do Rock in Rio.
Com Brizola fora da influência política no Rio e com a provocação da vinda dos Rolling Stones ao Brasil no mega evento do Hollywood Rock, Medina não está conseguindo mais resistir à tentação de atender aos pedidos que há anos recebe de todo mundo que o conhece.
Ele finalmente deverá fazer o Rock in Rio III.
Um passarinho que sobrevoou o prédio da Artplan contou que no andar da diretoria, agora, só se ouve sons de guitarras.
Notícias ficam mais caras este domingo
Pelo menos três jornais brasileiros vão aumentar o seu preço de capa a partir deste domingo. No Rio, O Globo. Em São Paulo, a Folha. E em Minas, o Estado de Minas.
A média de aumento será de 30%, levando as edições semanais para R$ 0,80 e as de domingo para R$ 1,30.
Os jornais descobriram que a Medida 434, que impede os reajustes de preços das tabelas de publicidade, não falam nada sobre os preços de venda ao público.
Thompson–Rio segura Feyer na sua criação
Quem entrar na Thompson-Rio ainda vai encontrar Pedro Feyer na direção de criação.
A agência conseguiu cobrir a proposta que Pedro recebeu de se mudar para São Paulo.
Agora que Pedro encontrou o caminho das pedras para fazer a Esso assinar campanhas criativas, a Thompson é boba de o deixar ir embora?
Concorrência da Caixa ainda deve demorar
A Caixa Econômica Federal adiou sua concorrência publicitária, cujo edital já estava até redigido, esperando novas definições sobre os caminhos do órgão no Governo Cardoso.
O contrato com as agências atuais - Propeg, Salles e RC - foi prorrogado por três meses e provavelmente o será por mais três.
Durante este tempo, as lideranças do mercado estão se organizando para tentar convencer a Caixa a mudar seu propósito de abrir a disputa a agências que também tenham outras contas de bancos privados.
O argumento é que manter contas conflitantes fere a Ética da Propaganda, conforme definida no Decreto 57.690 que regulamentou a famosa Lei 4.680.
Artplan pega Apóstolo para sua equipe
Está desfeita uma das duplas mais premiadas do mercado carioca. O redator Marcos Apóstolo, parceiro de Fernando Barcellos na DenisonRio, aceitou o convite de Toninho Lima para reforçar o time de criação da Artplan, na vaga deixada pela não menos competente Renata Giese.
Agora é a vez de a Denison correr atrás do prejuízo, movimentando ainda mais a criação carioca neste começo de ano.
Minas quer pegar João Bosco de volta
Aqui em Belo Horizonte, onde esta coluna foi redigida, o boato mais forte no momento é que o redator João Bosco - que atualmente está de férias em Aruba- não volta para a Contemporânea.
Ele teria recebido uma proposta irrecusável de Almir Salles para voltar ao mercado mineiro, onde dirigiria a criação de uma nova agência do mercado.
Mas é bom que se diga: boato é só a parte da aceitação de Bosco. Que a proposta foi feita, isso foi.
Sendas reencontra linha institucional
As Casas Sendas voltam a fazer propaganda institucional a partir deste domingo, depois de meses investindo apenas na maciça campanha de ofertas do "locutor e seu câmera Batata", que o mercado detesta, mas parece que o público gosta.
A campanha institucional, criada igualmente pela I Giovanni, está sendo assinada pelos criadores Adilson Xavier, Renato Jardim e Cristina Amorim, e tem sua peça principal no comercial "Fazenda", dirigido por um dos profissionais mais valorizados do mercado, José Alvarenga Jr., da Mr. Maggoo.
No filme, uma consumidora é mostrada fazendo suas compras em uma fazenda, um frigorífico e em um barco pesqueiro em alto mar, para valorizar "a atenção que a Sendas dedica à procedência e conservação de seus produtos".
Vale lembrar que Adilson foi responsável por um filme institucional bastante premiado para as Sendas: o "Bate-Mãe", veiculado em homenagem ao Dias das Mães, há vários anos.
Parabéns pra você
A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
. HOJE: Armando Ferrentini (Editora Referência); Dia 28: Carlos Augusto Montenegro (Ibope); Dia 30: José Dias (ex Globograph); Dia 31: Ronaldo Uzeda (Tec-Cine); Dia 01/02: Freddy Nabhan (diretor de comerciais) e Luís Antônio Ribeiro Pinto (Promocine).
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