Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Saatchi ganha Banco Nacional e abre escritório no Rio
A F. Nazca Saatchi & Saatchi, agência presidida por Fábio Fernandes, foi a escolhida pelo Banco Nacional para cuidar da sua conta institucional e de pessoas jurídicas, avaliada em torno de US$ 10 milhões para o próximo ano e que, até o último mês, vinha sendo atendida pela MPM/Lintas.
A agência disputou a conta com a Almap/BBDO, agência que divide com a Saatchi, a DM9 e a W/Brasil o topo do conceito atual de criatividade no Brasil. Mas, pelos comentários que chegaram a esta coluna, para a escolha pesou o fato de que a agência de Fábio Fernandes terá no atendimento da conta dois profissionais que conhecem bem o Banco Nacional e têm com sua equipe de marketing uma excelente relação: em São Paulo, Ivan Marques; e no Rio, Alcir Gomes Leite, ex-diretor da MPM/Lintas.
Alcir foi um dos grandes trunfos da conquista. Desde que deixou a MPM/Lintas, ele vinha mantendo entendimentos tanto com a Saatchi quanto com a Fischer, Justus (outra agência do Nacional, que também pretendia ampliar sua fatia no Banco) para a abertura de um escritório carioca visando o atendimento da conta. Como aquela foi a vencedora da concorrência, será a Saatchi & Saatchi que Alcir estará dirigindo a partir do próximo ano no Rio de Janeiro.
Com a conquista do Banco Nacional, Fábio Fernandes fecha um ciclo com este cliente. Ele teve o primeiro contato com a conta quando estava começando na profissão, como estagiário da MPM no Rio.
DPZ-Rio cresce 17% com 7 novas contas
O escritório carioca da DPZ entrou com 7 novas contas no pacote de 15 conquistas da agência em 1994, segundo seu diretor Edeson Coelho, em almoço com a imprensa para prestação de contas dos resultados da agência. A mais nova conquista foram os Sucos de Frutas Maísa, que se juntam ao Conshopping, Editora Record, Hotel do Frade, BNDES e Bausch & Lomb.
Não bastassem as novas contas, a agência foi favorecida pelo reaquecimento de alguns clientes. A Souza Cruz, por exemplo, decidiu finalmente lançar Hollywood Light e aumentar a divulgação do Hollywood Rock, e a Coca-Cola, reinvestir no Guaraná Taí.
Com isso, a DPZ-Rio deve fechar 1994 com um faturamento em torno de US$ 42 milhões, 25% do total da agência, que está contabilizando US$ 164 milhões para este ano. O escritório carioca está hoje com 85 funcionários, 8 a mais do que em 1993.
MKTMIX MKTMIX
|
N.R. (2015): Publicitário adora reclamar... |
• FESTA DA PROMOÇÃO - Está confirmada para o dia 20 de dezembro a festa das agências e profissionais cariocas premiados no XIII Prêmio Colunistas Promoção Brasil, no Mistura Fina. Estarão lá recebendo prêmios a Profissional de Propaganda do Ano, Marta Bartholomeu, e as agências: Agência da Casa, Animus, BM&A, Casa da Criação, Cláudio Carvalho, Contemporânea, CPM, Cult, Fama, L&M, McCann Erickson, Mental Mark, Multinational, New Business, Unità e Young & Rubicam. As reservas podem ser feitas com Marcia Brito, pelos telefones 286-2515 ou 552-4141.
• MAIS NA GIOVANNI José Land, ex Artplan, Young e Standard, foi contratado pela Giovanni para o seu atendimento. A agência continua investindo no mercado. Esta terça-feira ela promove a inauguração de seu novo escritório, na Praia de Botafogo.
• OLIVETTO NAS PARADAS - A Warner está lançando um CD com 14 músicas que foram sucesso nos comerciais da W/Brasil. O título do CD: W/Hits. Entre eles, o "Pense em Mim", do filme da Bom Bril, e a "Melô do Chorão", da Triton. A W/Brasil, informa Olivetto, lança cerca de 120 comerciais por ano (!!!!), dos quais em torno de 10% usam hits como trilha.
• OPERAÇÃO PLÁSTICA - A Salles conquistou a conta da Vulcan, uma das empresas misteriosas do mercado carioca. Já foi um fantástico anunciante, com produtos derivados de plástico excelentes, retraiu-se por cinco anos e agora promete voltar. A Salles vai cuidar da operação de retorno.
• SOY LOCO POR TI - O Intergrupo Mercolatino, pool de 19 agências latino-americanas representado (e criado) no Brasil pela Denison-Rio para o atendimento do Mercosul, apresenta-se ao mercado na próxima 4ª feira, quando divulgará seus projetos de atuação para 1995.
• AROLDO CHEIO DE IDEIAS - O júri do III Prêmio Ideias, promovido pelo Conrerp-Conselho Regional de Relações Públicas, concedeu a Aroldo Araujo Propaganda o título de Empresa do Ano como prêmio especial, em homenagem aos seus 30 anos de atividade, valorizando as Relações Públicas como ferramentas do Marketing. O diploma será entregue em um jantar no próximo domingo, 11, no Hotel Copa D'Or.
• LANÇA PERFUME - A D+ está com conta nova: a Artimatic Indústria de Cosméticos, que promete investir em seus próximos lançamentos US$ 1,5 milhão. O primeiro comercial já está entrando no ar, numa produção da 101, com direção de Carlos Manga Jr.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ.
|