Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Prêmio Produção festeja no Rio os melhores em áudio e vídeo
Walter Salles Jr. foi consagrado como o melhor diretor de comerciais do Brasil em 1993-94 pelo Prêmio Colunistas Produção, promovido pela Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda.
Ele já havia conquistado o Grande Prêmio de Direção do VIII Prêmio Produção Brasil com a campanha de Free, produzida pela Movi&Art, de São Paulo, e nesta segunda-feira, teve seu nome revelado como o vencedor do Grande Prêmio de Direção do II Prêmio Produção Rio, pelo trabalho na campanha de Lubrax, criada pela DPZ-Rio e produzida pela Videofilmes.
Além de Walter Salles Jr., os nomes de 17 outros profissionais considerados os melhores entre os que trabalharam para produtoras cariocas em 1993 e 1994 foram conhecidos na cerimônia do II Prêmio Produção Rio.
Ao estilo do Oscar, os resultados das diversas categorias foram sendo revelado por diretores de criação das principais agências cariocas, que abriam no momento da festa os envelopes lacrados entregues pela auditoria Ernst & Young, que tabulou os votos dos colunistas.
A festa contou com a presença de mais de 150 publicitários, que lotaram o Mistura Fina para aplaudir os concorrentes e até vaiar quando não concordavam com os nomes de alguns vencedores.
Outros destaques da noite foram para a produtora Mega, que já havia sido escolhida a Produtora de Fonogramas do Ano e conquistou 4 Grandes Prêmios Profissionais, e para as produtoras de comerciais Zohar e Videofilmes, cada uma embolsando outros 4 Grand Prix.
Estes foram os resultados dos Grandes Prêmios Profissionais:
Grande Prêmio de Direção:
Walter Salles Jr., por "Motor Japonês", da Videofilmes para Lubrax e DPZ.
Grande Prêmio de Produção:
Cristine Simões e Guilherme Bouças, por "Resgate-Jato", da Tec Cine Rio para Amil e Promarket.
Grande Prêmio de Direção de Arte:
Tony Vanzolini, por "Homem na TV", da Zohar para Nestlé e Norton.
Grande Prêmio de Montagem (empate):
Xocante, por "Futebol", da Yes-Rio para Antarctica e DM9; e
Luís Trípoli, por "Castanhola", da Zohar para Domecq e Denison-Rio.
Grande Prêmio de Fotografia:
Pascoal Raboud, por "Homem na TV", da Zohar para Nestlé e Norton.
Grande Prêmio de Cenografia:
Mauro Monteiro, por "E por você", da Tec Cine Rio para Amil e Promarket.
Grande Prêmio de Figurinos:
Liliana Baracat, por "Chorão III", da Videofilmes para Tritton e W/Brasil.
Grande Prêmio de Casting:
Regina Célia Trugillo Nascimento, por "Chorão III", da Videofilmes para Tritton e W/Brasil.
Grande Prêmio de Interpretação Masculina:
Caco Monteiro, por "Supla", da Zohar para Petrobrás e Denison-Rio.
Grande Prêmio de Interpretação Feminina:
Fernanda Lobo, por "Não Tem Ficha", da Claquete para Telerj e V&S.
Grande Prêmio de Efeitos Especiais:
Domingos Utimura, por "Motor Japonês", da Videofilme para Lubrax e DPZ.
Grande Prêmio de Efeito Eletrônicos ou Computação Gráfica:
Produtores Associados, por "Liquidificador", da Produtores Associados para Coca-Cola e McCann Erickson.
Grande Prêmio de Letra:
Ricardo Moretti, por "Rap da Agência do Ano", da Nova Onda para Giovanni.
Grande Prêmio de Música ou Tema Musical:
Caio Marins, por "Reserva Natural", da Lyra para Mesbla e Young & Rubicam.
Grande Prêmio de Arranjo (empate):
Luiz Farah, por "Amam", da Mega para Sebrae e Atual; e
Phillipe Neiva, por "Call Me", da Mega para Amil e Promarket.
Grande Prêmio de Solo Vocal:
Frank, por "Call Me", da Mega para Amil e Promarket.
Grande Prêmio de Solo Instrumental:
Phillipe Neiva, por "Sônia Braga", da Mega para Associação dos Lojistas do Rio Sul e Salles.
|
ABP escolhe os Destaques Profissionais de 1994
No próximo dia 6 de dezembro, a Associação Brasileira de Propaganda - ABP vai comemorar o Dia Mundial da Propaganda (que acontece dia 4 de dezembro), com um jantar no qual também serão homenageados os Destaques do Ano, profissionais cariocas que, a critério da diretoria da ABP, tiveram participação mais ativa na publicidade carioca no último ano.
Este serão os homenageados:
Executivo de Anunciante: Mauro Multedo (Coca-Cola)
Executivo da Agência: Roberto Bahiense (Pubblicità)
Profissional de Planejamento: (Maria Alice Langoni (GR.3)
Profissional de Atendimento de Agência: Edilson Leitão (V&S)
Diretor de Criação: Arnaldo Rozencwaig (Salles/DMB&B)
Redator: Paulo César Costa (V&S)
Diretora de Arte: Cristina Amorim (Giovanni)
Profissional de Estúdio de Agência: Mario Francisco da Costa (JWT)
Profissional de Estação Gráfica de Agência: José Roberto Mainard (Contemporânea).
Produtor Gráfico de Agência: Gilberto Rodrigues (V&S)
RTVC de Agência: Francisco Jorge Pereira da Silva (DPZ)
Profissional de Mídia de Agência: Gilberto Garcia (Contemporânea)
Tráfego de Agência: Glória Saez (DPZ)
Profissional de Pesquisa: Zilda Knoploch (Enfoque)
Profissional de Artes Gráficas: Dionisio Vinicius de Queiroz (DRQ)
Produtor de Comerciais: Sérgio Cardoso (Mr. Maggoo).
Diretor de Comerciais: Carlos Manga Jr.
Fotógrafo: Levindo Carneiro
Profissional de Veículo: Elizabeth Oliva (Revista de Domingo)
Profissional de Comunicação Social: Bayard Lagrota (Petrobrás)
Homenagens Especiais: Paulo Macedo e Cláudia Penteado
Publicitário do Ano: Paulo Novis (Young & Rubicam).
Guerra amarela começou no Rio
|
Anúncio veiculado pela agência Unità ao lado da Janela Publicitária |
O Rio de Janeiro começou a assistir esta semana a uma nova guerra. Uma guerra de tons amarelados, desde que a Thompson-Rio passou a veicular a gigantesca campanha para as Páginas Amarelas, a publicação da Tele-Listas autorizada pela Telerj como a oficial do Rio, constando de 13 comerciais de televisão, anúncios de revistas e jornais, outdoors e cartazes de ônibus.
Tudo isso para fazer frente à campanha das Amarelinhas, a edição não oficial dos classificados de negócios, publicada pela OESP Gráfica, que, através de campanha da D+, já vem ocupando um grande espaço na mídia.
A campanha das Amarelinhas, na verdade, já estava saindo do ar, mas ao saber do lançamento das Páginas Amarelas, a OESP autorizou um novo flight.
Considerando que, no Rio, o mercado de guias telefônicos de negócios já vinha sendo atendido pelo Grupo Gilberto Huber, com o título (que a Telerj garante ser dela) de Páginas Amarelas, o Rio de Janeiro, que há 10 anos não tem uma lista telefônica de assinantes, corre o risco de, ano que vem, ter 3 diferentes Páginas Amarelas para disputar lugar nas mesas telefônicas dos cariocas.
MKTMIX MKTMIX
• PARABÉNS PRA VOCÊ A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado. Dia 27: Leonardo Sérvulo (Yes-Rio) e Cláudio Carvalho (Cláudio Carvalho); Dia 28: José Carlos Rodrigues (Jornal do Brasil); Dia 01: Eloy Simões (Colunista); Dia 03: Roberto Marinho (O Globo).
• PROSIT - A Publinews é a agência responsável pela veiculação dos anúncios da Skin Bier, sua nova conta. A Skin Bier é uma distribuidora de bebidas nacionais e importadas e pertence ao grupo Skin Rio, a maior distribuidora da cerveja Schincariol no Brasil.
• TRRRIM - A Speroni, agência carioca que está completando 10 anos de idade, tem novos telefones. A mesa é (021) 551-6599 e o Fax (021) 551-3580.
• MAIS FESTA - O Clube de Criação avisa que ainda há convites para a festa da criação, que ele promoverá dia 29 próximo no People. Os convites custam R$ 25 e darão direito ao coquetel e ao show, assim como acesso ao People Down.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ.
|