Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/SET/1994
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Festival da ABP bate recorde de inscrições de São Paulo

O 16º Festival do Filme Publicitário bateu mais uma vez o seu recorde de inscrições de filmes: 690 comerciais de todo o Brasil serão julgados na próxima semana por um júri formado exclusivamente por criadores e diretores de comerciais.
Não é o maior número em uma premiação publicitária brasileira (o Colunistas, este ano, teve 964 inscrições de filmes), mas chega a ser muito significativo quando se descobre que, deste total, apenas 75 (11%) foram inscritos por agências do Rio.
Entre os paulistas, duas agências inclusive ultrapassam as inscrições cariocas. O maior volume vem da W/Brasil, com 112 trabalhos, seguida da DM9, com 78. Já os cariocas entram liderados pela McCann, com 16 filmes, seguida pela Contemporânea, com 12.
Os prêmios da ABP serão entregues em cerimônia que será realizada na próxima sexta-feira, no Hotel Rio Palace.

Mais Destaques do II Produção Rio

Dia 21 de Novembro, o Rio terá finalmente a sua festa do Prêmio Produção. Só falta definir se será no Mistura Fina ou no Sweet Home. Os organizadores, aliás, aguardam opiniões do mercado para formalizar a decisão.
Enquanto isso, a Janela vai relacionando os nomes dos profissionais e empresas que irão disputar os Grandes Prêmios técnicos, cujos votos dos jurados foram lacrados e serão abertos apenas durante a festa.
DESTAQUE DE EFEITOS ESPECIAIS
• Domingos Utimura: conseguiu a façanha de concorrer sozinho por dois filmes "Motor Japonês" e "Motor Caipira", produzidos pela VIDEOFILMES para Lubrax. Neles, os personagens fazem papel de pistões do motor, subindo e descendo dentro de capôs de um carro importado e de um utilitário.
DESTAQUE DE EFEITOS ELETRÔNICOS/COMPUTAÇÃO GRÁFICA
• Globograph: A série de comerciais estrelados por Regina Casé, para "Massas Piraquê", em que várias imagens se alternam em quadros simultâneos na tela deram o direito à Globograph de disputar este prêmio.
• Produtores Associados: foi esta produtora que assinou o comercial "Liquidificador", lançado durante a Copa pela Coca-Cola. E aquele em que inúmeras imagens bem brasileiras - de jogadores a sambistas - vão caindo como num vórtice dentro de um estádio de futebol.
• Zohar: apesar de pouco exibido, o filme "Doação de Órgãos", gravado para o Lions Club, tem um efeito interessante. Nele, Cristiane Oliveira vai retirando pedaços de seu corpo com a mão, enquanto fala da necessidade de se doar órgãos.

MKTMIX MKTMIX

PARABÉNS PRA VOCÊ
A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários. Hoje: Ronaldo Conde (Pubblicità); Dia 03: Fernando Gerardó (diretor de arte); Dia 06: George Teichholz (McCann) e Rosângela "Danda" Accioly (diretora de arte).
CARIOCA NA MPM LINTAS
O Presidente da MPM Lintas no Brasil, Alejandro Larenas, garantiu a esta coluna que quer colocar um carioca para dirigir o escritório da agência no lugar de Alcir Gomes Leite, que deixa hoje o cargo. Esta semana, Larenas esteve no Rio conversando com alguns profissionais, cujo nome só será oficializado na semana que vem. Larenas ainda garantiu à Janela que não tirará a sigla MPM do nome da agência após novembro, quando encerra o período de responsabilidade legal dos antigos donos Macedo, Petrônio e Mafuz. "O nome faz parte da tradição da agência", disse.
MERCADO CRESCE
Segundo Raymundo Araújo, da ABP, o mercado publicitário brasileiro deve aumentar este ano a sua participação no PIB - Produto Interno Bruto. Dos 0,9% com que fechou 1993, passará este ano para 1,2%. E alguma coisa a se pensar em véspera de eleições.
LIDERANÇA
A Pubblicità & Esquire garante que fecha o ano como maior agência do Rio de Janeiro. Seu faturamento de 1994 deve fechar em US$ 50 milhões, segundo seu diretor Roberto Bahiense.
THE BEST
Jomar Pereira da Silva foi confirmado no júri da 7ª versão do Prêmio Marketing Best, promovido pela Fundação Getúlio Vargas, Madia & Associados e Editora Referência. A festa de entrega acontecerá dia 06 de dezembro no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.
BYTES NA TELA
Cláudia Maroja deixou a coordenação do Depto. de Desktop Publishing na Standard-Rio, onde estava desde 1992, para assumir a chefia da Estação Gráfica e do Estúdio da Giovanni-Rio.
CITI EM SP
O Citibank transferiu seu departamento de marketing do Rio para São Paulo. O responsável pela área, Décio Clemente, de malas prontas, acompanha a mudança.
CARTAS
As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP. 22250-040 Rio - RJ.