Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 23/SET/1994
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Itaguaí quer sediar agências cariocas

A Prefeitura de Itaguaí, município do Estado do Rio que fica a menos de 40 minutos de distância do Rio de Janeiro, começou um trabalho junto às agências de propaganda cariocas propondo a mudança de suas sedes para lá.
Esta semana, a Prefeitura enviou cartas ao mercado informando que a Câmara de Vereadores aprovou uma Lei que permitirá a redução da base de cálculos do Imposto Sobre Serviços - ISS a no mínimo a metade do que as agências estão pagando atualmente.
Esta prática é comum em São Paulo, por exemplo, onde diversos municípios próximos da capital há anos vêm oferecendo vantagens ao mercado publicitário.
As agências interessadas devem se comunicar com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itaguaí, pelos telefones 788-1165, 788-02446 ou pelo celular 988-8135.

Novos indicados aos GPs de Produção no Rio

Mais uma vez a Janela registra os nomes dos indicados aos Grandes Prêmios Profissionais do II Prêmio Colunistas Produção Rio, que escolheu os melhores realizadores do mercado carioca.
Como todo o mercado, eles só vão saber qual deles foi o vencedor na festa que a Abracomp promoverá dia 21 de Novembro, no Sweet Home.
DESTAQUES DE FIGURINOS
• Pazzeto: Mais uma indicação para o filme "Homem Na TV", produzido pela ZOHAR para a Nestlé. Pazzeto conferiu ao casal de atores uma classe indiscutível com o figurino escolhido.
• Celina Richers e Tadeu Catharino: A série "Lar & Cia", que a RICHERS vem produzido para O Globo exige sempre uma boa dose de loucura nos figurinos, dando vida a objetos domésticos. Mais uma vez, o resultado ficou divertido.
• Rui Costa: Poucas vezes um figurino conseguiu ser tão integrado à direção de arte quanto no comercial "Não Tem Ficha", da CLAQUETE para Telerj/Discagem Local A Cobrar.
• Liliana Bacarat: Um figurino fundamental teve o filme "Chorão 3", da VIDEOFILMES para a Tritton. Ele tinha que passar exatamente o oposto do produto anunciado. E as inúmeras variações que Liliana levou para o filme são inquestionavelmente bregas.
• Gringo Cardia: O diretor de arte Gringo Cardia assinou também o variado figurino das "caveiras" que aparece em todo o videoclip "Tudo Igual", filmado pela N'ATIVA para Lulu Santos.
DESTAQUES DE CASTING
• Cláudia Monteiro: Os caipiras do filme "Motor Caipira", que a VIDEOFILMES fez para Lubrax, têm uma uniformidade e uma qualidade de atuação nada inferior ao outro filme da série. "Motor Japonês", que também teve produção de elenco de Cláudia.
• Karla Souza: A produtora de elenco do filme "Supla", que a ZOHAR filmou para Petrobrás/Postos de Serviços, foi buscar na Bahia excelentes atores para a divertida campanha da Denison. E acertou em cheio.
• Krysse Mello: A escolha do casal de "Não tem Ficha", da CLAQUETE para a Telerj, foi tão adequada que permitiu à volta do comercial ao ar sem cansar o espectador.
• Regina Célia Trugillo Nascimento: Tanto quanto o figurino, o casting de "Chorão 3", da VIDEOFILMES, era primordial para o sucesso do filme. Regina encontrou um conjunto de chorões realmente impagáveis.
• Ligia Itiberê: O videoclip "Nada Especial", da N'ATIVA para Gabriel O Pensador, tem o jogador Ronaldo, o cantor Martinho da Vila e outras tantas aparições, além de dezenas de atores e figurantes que ajudaram a contar a saga do ônibus 175. Um casting volumoso, porém perfeito.

MKTMIX MKTMIX

Marcio Ehrlich - Cartum: Pelé - Pede! Pode pedir!!
N.R. (2015): Este foi um comercial estrelado pelo Pelé. Mas não consegui mais recuperar o conteúdo. Se algum leitor lembrar, por favor, me relembre.

•. PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários. Dia 25: Genilson Gonzaga e Albano Alves Filho; Dia 28: Dia do Anunciante; Dia 29: Washington Olivetto (W/Brasil).
N.R. (2016): O anúncio de oportunidade se refere ao que se chamou, na época, de "O Escândalo da Parabólica".
Em 01/09/1994, vazou, apenas para quem tinha um canal privativo de parabólica da Embratel, uma conversa entre o ministro da Fazenda, Rubens Ricúpero, e o jornalista Carlos Monforte, antes de entrar no ar ao vivo pelo Jornal da Globo. Sem saber que estava sendo transmitido, Ricúpero falou "Eu não tenho escrúpulos; o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde."
O PT, que havia perdido com Lula a eleição para Fernando Henrique Cardoso, fez protestos, e Ricúpero acabou demitido.
•. OPORTUNIDADE - Adilson Xavier e Cristina Amorim já estão agitando a Giovanni. Em uma semana, conseguiram aprovar três anúncios de oportunidade para os clientes da casa Banco do Brasil, Conselho Nacional de Entorpecentes do Rio e a Ladogano Sistemas Eletrônicos, fabricante de antenas parabólicas. Essa, não dava para perder mesmo.
•. CRÍTICA DE PROPAGANDA - O mercado perdeu a coluna do Jornal do Commercio, mas ganhou um folhetim mimeografado - apesar de bem composto e diagramado - chamado Post Scriptum, que se apresenta como "o primeiro e único folhetim de critica de propaganda". Editado pelo desconhecido Alexandre Cassimiro (um publicitário de 32 anos formado em 1984), o Post Scriptum baixa o sarrafo em tudo o que o autor não gosta em propaganda. No número 0 que recebemos, Cassimiro pixa a campanha da Assim com Mussum, os "Flores" do Boavista, a Skol Bock e por ai vai.
•. IDEIAS - O Conrerp - Conselho Regional de Relações Públicas está lançando seu 3° Prêmio Ideias em Relações Públicas, que escolherá os melhores cases e profissionais do setor este ano. Quem quiser mais informações deve procurar na entidade, à Av. Presidente Antônio Carlos, 251 sobre­loja, Rio.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ.