Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Young-Rio quer ficar com conta da Rio Sul
Apesar de, com a compra da agência Expressão, a Young & Rubicam ter definido que todo o atendimento às empresas do Grupo Varig passaria a ser feito por São Paulo, o diretor do escritório carioca da Young, Paulo Novis, está se empenhando desde o início desta semana em uma conquista importante para a sua equipe e para o mercado carioca: a permanência no Rio da conta da Rio Sul, empresa de transportes aéreos regionais ligadas à Varig e com uma verba anual de comunicação avaliada em US$ 2,5 milhões.
Na próxima segunda-feira, a Young-Rio faz uma apresentação deste escritório para a diretoria da Rio Sul, que, nos últimos anos, era atendida pelo escritório carioca da Expressão, tendo os trabalhos de criação desenvolvidos através de freelancers.
Lutando bravamente para compensar a perda da·conta da Mesbla para a DM9, a Young-Rio se considera no caminho certo para retomar seu crescimento. Tanto que Paulo Novis descarta totalmente o boato que andou circulando na praça de uma eventual fusão entre sua agência e a V&S, também pertencente ao Grupo Young. "Esta hipótese andou sob estudos, mas foi totalmente descartada", afirma Novis.
Lintas enfrenta no Rio mudança de gerência
Mais um profissional oriundo da MPM deixa a agência. Alcir Gomes Leite, Vice-Presidente do escritório Rio da MPM/Lintas e ex-Vice-Presidente de coordenação nacional da antiga MPM, pediu demissão de seu cargo em caráter irrevogável e se mantém na agência apenas até o próximo dia 30, após o que deve assumir a direção de outra agência no mercado carioca.
Alcir não foi localizado pela Janela até o fechamento desta matéria para esclarecer os motivos de sua saída, mas as informações são de que há tempos ele discordava do estilo gerencial implantado pela multinacional, principalmente em relação ao escritório do Rio de Janeiro.
Antes da fusão, a MPM chegou a ter no Rio de Janeiro mais de 200 funcionários, ocupando dois casarões no bairro de Botafogo. Há poucas semanas ela se transformou em um escritório de representação com cerca de 10 funcionários, que no início de outubro transferem-se para um conjunto de salas no Rio Sul.
Para nós, que já vimos a Lintas fechar seus escritórios duas vezes no Rio de Janeiro, não deixa de ser uma triste imagem.
Contratos de Propaganda terão seminário este mês
A Abap-Rio e o Sindicato de Agências do Rio vão promover no próximo dia 21 um seminário sobre o tema "Contratos na Propaganda", dirigido as profissionais de criação, atendimento e administração.
Ministrado por advogados, o seminário mostrará cases e esclarecerá dúvidas sobre temas como Carta Acordo, Contrato de Fee Mensal, Cessão de Direitos etc.
As inscrições serão gratuitas para profissionais de agências associadas à Abap-Rio e ao Sinap, mas custarão R$ 100,00 para os não sócios. O seminário será realizado no Hotel Glória, das 14 às 17:30 horas e as vagas serão limitadas.
Novos indicados a GP no II Produção Rio
A Janela continua relacionando os concorrentes aos Grandes Prêmios Profissionais do II Colunistas Produção Rio, que terá sua festa de entrega dos diplomas no final de outubro.
DESTAQUE DE FOTOGRAFIA
• Luís Trípoli: o mesmo comercial "Castanhola", produzido pela Zohar para a Domecq e que concorre ao GP de Montagem dá mais uma indicação a Luís Trípoli. O calor da dança espanhola e do conhaque Domecq estão presentes em sua fotografia.
• Pascoal Raboud: este francês que tantos trabalhos já tem feito no Brasil para a Zohar disputa agora o Grand Prix com o filme "Homem Na TV", também daquela produtora, para a Nestlé. Um comercial com clima de cinema noir, repleto de transparências e com a interferência, na dosagem certa, da luz que vem de uma televisão ligada em cena.
• Marcelo Durst: produzido pela Yes para um anunciante de São Paulo, a Iodice, o filme "Casamento", tem na fotografia de Marcelo um de seus trunfos para contar os diversos momentos íntimos de um casal jovem.
• Pedro Farkas: no videoclip "Paratodos", filmado pela Conspiração para Chico Buarque, Pedro Farkas imprimiu um tom sépia que ressaltou a aridez da vida de muitos dos personagens do filme.
DESTAQUE DE CENOGRAFIA
• Yurika Yamasaki: é dela toda a composição cenográfica do filme "Orelhões", que a Claquete produziu para a campanha de Conservação de Orelhões da Telerj. Em um filme sem atores nem locução, o cemitério de orelhões criado por Yurika se basta para contar a história.
• Mauro Monteiro: o vencedor do Grand Prix de Cenografia do ano passado comparece novamente na disputa, com o trabalho feito para o comercial "E Por Você", produzido pela Tec Cine para a Amil, dando a ambientação necessária para passar toda a tecnologia com que este anunciante procura se apresentar.
|
MKTMIX MKTMIX
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado. Dia 18: Suzane Veloso (DPZ-SP); Dia 19: Isabelle Tanuji (Zohar); Dia 21: Maria Cecília Velozo (mídia).
• METEORO - A agência D+ não conseguiu segurar o criador Silvio Matos em sua ascensão meteórica no mercado, mesmo tendo oferecido a ele a direção de criação. Mas Silvio preferiu o desafio de atuar na V&S, onde terá mais contas para mostrar seu talento.
• JANTANDO O GG - Dia 24 próximo, os amigos de Genilson Gonzaga, colunista publicitário carioca há mais de 3 décadas e atual diretor superintendente do Jornal do Commercio do Rio, se reúnem no Rincão Gaúcho para comemorar seus 60 anos de vida, em um jantar de adesão. Os convites estão sendo vendidos pela ABP, pelo telefone 233-1197 e 233-1492.
• NOVAS NA PUBLINEWS Agora em seu novo endereço na Av. Rio Branco, 110/28° andar, a Publinews comemora a nova conta do Hipermercado ABC com contratações. Entrou na criação da agência o diretor de arte Marcelo Lobo, ex-V&S e Pixel. E a Publinews passou a ter nova diretora de operações: é Lili Póvoa Gallotti, ex-Provarejo e JB.
• JC SEM COLUNA - O Jornal do Commercio do Rio acabou com a coluna Marketing Comunicação, que José Roberto Penteado coordenava aos domingos. Mas o jornal pretende continuar cobrindo a área de publicidade, através de outros formatos e outros profissionais.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.
|