Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/SET/1994
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Varig fecha com Y&R a venda da Expressão

A Young & Rubicam foi confirmada ontem como a agência compradora da Expressão, house-agency da Varig, tendo o direito de assumir a conta publicitária da companhia aérea e, eventualmente, dos demais clientes da Expressão que aceitarem a mudança.
Pela negociação, a Y&R leva todas as instalações, equipamentos e os quase 130 funcionários da companhia aérea que estavam lotados na sua house-agency. O valor estipulado por este lote foi de US$ 5 milhões, que a Young espera amortizar com as verbas de comunicação da Varig e dos clientes que vierem com ela.
Apesar de a sede da Varig estar no Rio de Janeiro, o atendimento da conta será realizado através da matriz da Young em São Paulo, onde também estão as diversas outras empresas do grupo Y&R no Brasil, responsáveis por áreas como marketing direto, relações públicas etc. O diretor da Young-Rio, Paulo Novis, espera, no entanto, que dentro de alguns meses o escritório carioca da agência também passe a realizar alguns trabalhos para o novo cliente.
Hoje, às 11 horas, no edifício sede da sede da Varig, seu presidente Rubel Thomas e a presidente da Young & Rubicam brasileira, Christina Carvalho Pinto, estarão comunicando oficialmente para a imprensa a venda da Expressão.

Quem serão os Grand Prix de Produção do Rio?

Cinco diretores cariocas estão disputando o Grand Prix de Direção do III Prêmio Produção Rio, cujo resultado só será divulgado durante a festa de premiação, no mês de outubro.
Este ano, a Abracomp, promotora do Prêmio Produção decidiu mudar o sistema de divulgação dos Grandes Prêmios Profissionais. Assim como os diretores, outras profissionais de produção, como fotógrafos, cenógrafos etc foram indicados pelos jurados da premiação para receber seus respectivos prêmios. Os votos dos jurados, então, foram encaminhados, lacrados, para a empresa de auditoria Ernst & Young, que devolverá os nomes dos vencedores em envelopes lacrados para abertura na festa.
Até lá, a Janela estará detalhando, para o mercado, quem são estes concorrentes dos Grand Prix. Assim, os leitores também poderão fazer as suas apostas sobre os nomes dos vencedores.
INDICADOS DE DIREÇÃO.
• Carlos Manga Jr: Um dos mais jovens diretores cariocas, Manguinha foi indicado pelo comercial "O Silêncio de Um Inocente", produzido pela 101 para a campanha de classificados do Globo criada pela Grottera. Este é aquele comercial em que o personagem reclama do ótimo tratamento que passou a receber após vender sua bateria. Apesar de simples, nota-se a presença forte do diretor tanto na ação do ator como em todas as composições da cena.
• Chico Abreia: O experiente diretor ganhou seu lugar entre os cinco indicados ao Grand Prix pelo comercial ''Fim de Semana", criado pela DM9 para a nova linha Samoa, da Alpargatas. Um comercial repleto de situações extremamente diferentes, que Chico conseguiu brilhantemente dar unidade. Enquanto alguns jovens fazem programas calmíssimos e bregas e estranham a ausência de certos amigos, estes são mostrados se divertindo sem parar com outras pessoas, obviamente usando todos sandálias Samoa.
• João Salles: Um diretor pouco presente no mercado, o que é uma pena, porque sempre aparece com trabalhos de qualidade, João Salles foi indicado pelo comercial “Supla", representando a divertida série de peças produzidas pela Zohar para a mais recente campanha dos Postos Petrobrás, criada pela Denison. Filmado na Bahia, este comercial mostra dois frentistas baianos da Petrobrás atendendo o roqueiro paulista Supla e assumindo o seu sotaque paulista.
• Jodele Larcher: O videoclipe “Nada Especial”, produzido pela N'Ativa para Gabriel O Pensador, permitiu a este diretor, conhecido por seus trabalhos na Rede Globo e um dos especialistas em Videoclips do Rio, disputar o Grand Prix de Direção. A saga do Pensador no ônibus 175 que ele pegou na Central é contada aos detalhes pela direção cheia de carioquices de Jodele Larcher.
• Walter Salles Jr: O conhecido Waltinho, festejado diretor de cinema, tem-se mostrado um dos mais criativos diretores de comerciais do mercado. O trabalho com o qual foi indicado para disputar o GP de Direção foi "Motor Japonês", um dos filmes da campanha criada pela DPZ e produzida pela Videofilmes para Lubrax, da Petrobrás. No comercial, um grupo de japoneses é colocado como parte do motor de um carro importado, tendo que enfrentar os tórridos rigores do clima brasileiro. No mínimo, um excelente trabalho de direção de atores.
INDICADOS DE PRODUÇÃO.
• Cristina Simões e Carlos Henrique Ferreira: O filme "Comboio", produzido pela Tec Cine Rio para Shell/Fórmula Diesel, numa criação da Standard, colocou mais de 10 caminhões manobrando pelas estradas a caminho de um posto Shell. Razão mais do que suficiente para Cristina e Carlos Henrique estarem disputando o Grand Prix de Produtores deste ano no Rio.
• Cristina Simões e Guilherme Bouças: Mais um trabalho de Cristina Simões, desta vez com Guilherme Bouças, "Resgate-Jato" foi a última ousadia da Amil, produzida pela Tec Cine Rio. O clímax é a presença, numa mesma cena, do jato com dois dos helicópteros da Amil e três de suas ambulâncias. Um trabalho que diretor nenhum faria sem o apoio de uma forte produção.
• Lucilia Coelho e Luiz Teatini: O clipe "Nada Especial", já comentado acima, é um verdadeiro curta-metragem. O 175, ônibus do Pensador, faz todo o trajeto da Central à Barra, enfrentando todas as exigências do texto da música. Inclusive uma enchente.
• Socorro Góes: Para um comercial com tantas situações diferentes e super detalhadas, como "Fim de Semana", a Yes tinha que ter pedido Socorro. O resultado foi tão forte que deu a ela o direito de estar disputando o Grand Prix deste Prêmio Produção Rio.
• Wagner Araújo, Rômulo Marinho, Isabelle Tanuji e Carlos Paiva: A turma da Zohar que viabilizou o comercial de lançamento internacional do Ford Fiesta, dirigido por Hugh Johnson, não poderia estar de fora desta disputa. O filme não foi exibido no Brasil, mas sua produção foi muito badalada na época. Não por acaso. Foi neste comercial que dezenas de passistas de uma escola de samba carioca foram colocadas para desfilar em plena Presidente Vargas durante todo um fim-de-semana. E não era Carnaval.
Todos estes profissionais aqui relacionados já estão premiados com os respectivos Destaques. Até a festa, portanto, eles podem comemorar. E torcer.

MKTMIX MKTMIX

Marcio Ehrlich - Cartum: Tá todo mundo arrasando com a nossa propaganda
N.R.(2015): Nem precisa explicar. A baixa qualidade da propaganda política não é de hoje.

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para festejar os próximos aniversários. Hoje: Joseph Esquenazi (Artplan); Dia 03: Nélson Baptista Neto (JB); Dia 04: Manolo Rodrigues Garcia (Diretor de Arte); Dia 06: Manoel Francisco do Nascimento Brito (JB) e Mino Carta; Dia 07: Paulo Rolf (Ronson) e Cid Pacheco; Dia 08: Toni Lourenço (Urbana).
• ZAPT IMPORTANTE - A Zapt Propaganda conquistou a conta de uma importadora, a maior rede farmacêutica e de utilidades da Flórida, a Federal Discount. Eles se instalam no Brasil esta semana, com uma campanha que abrange jornal e rádio, além de material promocional. A Zapt também comemora o resultado da campanha de lançamento do filme Velocidade Máxima, que rapidamente, em duas semanas, colocou 400 mil pessoas nas salas de cinema, faturando R$ 2 milhões.
• CHRIS RENOVA - A Chris Colombo está com gente nova na sua criação. A equipe comandada pelo competente e simpático casal Felipe Rodrigues e Alicia Osborne foi acrescida do diretor de arte Eduardo Guzman (ex-Contemporânea, Salles e NA) e do redator Rynaldo Gondim, vindo da D+, onde foi diretor de criação. Gondim & Gusman farão dupla.
• QUE QUI É ISSO... - A gente tem que tomar vergonha na cara e pensar muito a respeito. O Rio perder a conta de um candidato a governador deste estado para uma agência de São Paulo é o cúmulo. Se o Marcello Alencar for eleito, com que cara as agências cariocas vão disputar a sua conta? Não sei nem mais o que dizer.
• OFICINA A TODO GAS - A Oficina de Marketing, agência de Nádia Rebouças e Antônio Jorge Pinheiro, está agora com um informativo quinzenal: "Boomerang Holístico", ótimo exemplo da filosofia da empresa. E da Oficina, aliás, o material promocional de um lançamento interessantíssimo da White Martins. A empresa vai colocar bombas de calibragem de pneus a nitrogênio em todos os postos BR do Rio de Janeiro. E o mesmo processo da Fórmula I ao alcance do usuário comum.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone da coluna, em horário comercial, é (021) 552-4141.