Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/AGO/1994
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Chorus aciona McCann por filme da Coca

A produtora de comerciais carioca Chorus Studio entrou ontem com uma ação em cartório contra a McCann Erickson do Rio de Janeiro, intimando-a a pagar no prazo máximo de cinco dias os direitos de reutilização do jingle produzido por ela para o comercial "Coca-Cola no seu ritmo", sob pena de tomar medidas judiciais mais drásticas.
Segundo o diretor da Chorus, Antônio Sérvulo, há vários meses a produtora vem tentando receber da McCann pela primeira reutilização do jingle, ocorrida no primeiro semestre deste ano. “Tenho enviado várias correspondências, inclusive com cópia para o Mauro Multedo, diretor de marketing da Coca-Cola, e eles não respondem”, disse Sérvulo, explicando que a agência chegou a receber o orçamento para a cessão de direitos e se comprometeu inicialmente a quitá-lo, o que não aconteceu.
O diretor da Chorus conta que decidiu agora tentar a via judicial porque a agência começou mais uma reveiculação do filme, e novamente sem negociar antes com a produtora os direitos autorais.

Rio vê mais mudanças em mídia e em criação

Depois de um bom tempo de tranquilidade - agitado apenas pela mudança de Adilson Xavier e Cristina Amorim da Contemporânea para a Giovanni, há 15 dias -, o mercado viu esta semana, algumas mexidas profissionais.
A mídia teve o principal troca-troca: a Zapt contratou para o cargo de diretor de mídia deixado vago pelo saudoso Edinaldo de Jesus, o ex-companheiro de Edinaldo na Young-Rio, Dílson Fernandes.
E a Young, então, na supervisão de mídia, colocou Leila Cardoso, que estava na agência desde 1992, quando foi absorvida grande parte da equipe da Provarejo, até então house-agency da Mesbla. Na Provarejo, Leila havia sido coordenadora de planejamento e mídia.
E na criação, o diretor de arte André Nassar deixou a Norton Rio como o mais novo investimento da D+, onde passou a fazer dupla com Sílvio Matos, o diretor de criação da agência. Sílvio conta que ele começou bem. No sábado, antevéspera de estrear oficialmente, participou da criação do anúncio da BMG Ariola para o Dia dos Pais, que foi aprovado logo na segunda-feira, quando a agência apresentou ao cliente. Terça, a peça foi produzida e já está sendo veiculada.
Outra contratação importante foi a de Piero Fioravanti, ex­gerente de comunicação da Arno, como diretor de desenvolvimento da Caio. Ele passará a cuidar da prospecção de novos negócios e das medidas necessárias para otimizar as operações da agência. Piero foi 8 vezes presidente do IVC e é conselheiro do Conar.

Bridge leva Souza Cruz e Emi-Odeon ao cinema

O escurinho do cinema não serve só para namorar, comer pipocas e assistir filme. A partir de uma ideia criativa da Bridge, cinema agora serve para veicular vídeo clips dos artistas da Emi-Odeon e promover a consagrada marca Hollywood Rock fora da mídia tradicional.
Pela primeira vez no Brasil, dois anunciantes e duas agências se unem em uma veiculação cooperada desse tipo. Ao todo foram programados 86 cinemas nas praças de Rio, São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis. Cada vídeo clip será veiculado durante duas semanas.
O clip nacional do grupo Paralamas do Sucesso, com a música "Cagaço", inaugura o projeto. Até dezembro, serão veiculados também os lançamentos internacionais da Emi-Odeon.

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Marcio Ehrlich - Cartuns: Bebeto cobra da DM-9 direitos sobre seu gesto na Copa

N.R.(2015): Na Copa de 1994, em que o Brasil levou o tetracampeonato, o jogador Bebeto comemorou um gol contra a Holanda fazendo o gesto que estaria embalando um bebê, que teria sido em homenagem a um filho recém-nascido. Mas os jogadores de 94 ganharam tantos patrocínios e presentes que achamos que o motivo era outro...

• PARABÉNS PRA VOCÊ ­ A Janela se abre para os próximos aniversariantes do mercado. Dia 06: Mauro Salles (Salles/DMB&B); Dia 07: Jonas Suassuna (Zapt); Dia 08: Paulo Vasconcelos (DNA-MG) e Dia 09: Roberto Civita (Ed. Abril).
• NO EMBALO DOS LUCROS - O jogador Bebeto entrou com uma ação contra a DM-9, agência da Parmalat, cobrando US$ 200 mil pela utilização, no comercial deste anunciante que comemorou o tetra, do mesmo gesto de embalar um bebê com que o jogador comemorou seu gol contra a Holanda. Aquele foi o primeiro comercial de Nizan Guanaes para a Parmalat, tendo sido criado e produzido em menos de uma semana.
• TENTAÇÃO DA CARNE ­ Sérgio de Paula, da Young-Rio, um dos melhores redatores da publicidade carioca, é o responsável, como free lancer, pela campanha que a churrascaria Porcão está veiculando, em televisão e revista, através da agência Produto Final. O filme de televisão foi dirigido pelo brilhante Carlos Manga Júnior, da produtora 101, com direção de fotografia de Leonardo Bartucci e direção de arte de Udi Florião. E tem um significado importante: marca o primeiro trabalho do Porcão como anunciante preocupado com uma boa criação e produção.
• BAND MOSTRA A CARA - A TV Bandeirantes do Rio, que está sob o comando comercial do competente Ricardo Gimenez, entrou forte na mídia impressa carioca através de anúncios que estão sendo criados pela agência Pixel. Esta semana, a emissora botou a banca de ter sido a emissora que mais cresceu de audiência durante a Copa: 36,3 %, contra 20,5% da Globo.
• LUCRO SEGURO - João Pecegueiro do Amaral, diretor de marketing da Interamericana de Seguros, conta orgulhoso que o Grupo AIG, do qual a Interamericana faz parte, apareceu em 7° lugar no ranking da Revista Forbes com as maiores empresas norte-americanas em termos de receita e lucros.
• CAIO PERSONALIZA - Os anúncios personalizados conquistaram mesmo o mercado brasileiro. Agora é a vez do Laboratório Bristol-Myers utilizá-lo para promover seu analgésico Bufferin. Criado pela Caio, o anúncio está saindo nas edições deste mês das revistas Cláudia e Exame, da Editora Abril, com os nomes dos seus 112 mil assinantes.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 5ª feira para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio de Janeiro, RJ. O telefone da coluna é (021) 552-4141, em horário comercial.