Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 17/JUN/1994
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

CCRJ terá encontro todo ano.

O sucesso do IV Encontro de Criação Publicitária, realizado no Rio de Janeiro, motivou o Clube de Criação do Rio a realizá-lo anualmente. Ricardo Galletti, Diretor de Criação da Bridge e Presidente do Clube de Criação do Rio, ficou satisfeito com os resultados do Encontro, que contou com a participação de mais de duzentas pessoas e propiciou debates interessantíssimos, como a mesa-redonda que juntou Armando Strozenberg (Contemporânea), Luís Grottera (Grottera) e Edeson Coelho (DPZ), enfocando o atendimento, e, Lula Vieira (V &S), Álvaro Gabriel (Giovanni) e Toninho Lima (Artplan), a criação, tendo como moderador Jarbas Nogueira, do jornal O Globo.
Para Galletti, o mercado publicitário carioca saiu desse Encontro revigorado, pois os cases apresentados pela Contemporânea, para seu cliente O Globo, pela V &S para a Veja e o da Standard para o Free reafirmaram como a criação o atendimento e o cliente, quando bem sintonizados em uma estratégia de marketing competente, podem gerar ótimos resultados.
Um dos melhores momentos do Encontro, segundo Galletti, foi a palestra de Roberto Duailibi (DPZ), abordando o polêmico assunto do direito autoral na propaganda. Para Duailibi, o criador deve cobrar, além da tarefa de criar, o copyright pelo uso de suas ideias. Isso me faz lembrar de algumas peças antológicas da propaganda, como o jingle do Banco Nacional, o do Barra Shopping, o das Pernambucanas, só para citar alguns, que há décadas são utilizadas sem que seus criadores ganhem por isso.
Outra presença que agradou muito aos participantes foi a de Paulo Mathias, diretor de marketing da Bom Bril que, após a apresentação dos cases de seus produtos, por Washington Olivetto (W/Brasil), sintetizou o conceito do próprio Encontro - a parceria entre cliente e criação -, apontando o próprio Olivetto como o diferencial dos produtos de sua empresa.
O Clube de Criação está preparando e vai comercializar, talvez em agosto, a edição das fitas em vídeo com as palestras e também a edição dos Anais do Encontro.

ABAP quer valorizar a propaganda.

Com três anúncios de página dupla, começa a ser veiculada no dia 19 de junho nas principais revistas e jornais do país, a campanha criada pela Talent para valorizar o negócio da propaganda.
Segundo Júlio Ribeiro, diretor-presidente da Talent e vice-presidente da ABAP, o mundo da comunicação passa hoje por um período de transição. As vendas à distância provocaram uma revisão das funções desempenhadas pelas agências: elas deixam de ser figurantes para tornarem-se protagonistas no processo de marketing.
Diante dessas mudanças, há uma tendência de se minimizar a importância das agências de propaganda e da comunicação para o desenvolvimento das empresas. Questiona-se a remuneração, a capacidade, e qualidade e até a necessidade de sua existência. "Por isso, a campanha da ABAP tem por finalidade esclarecer o verdadeiro papel que as agências exercem não só nas empresas, mas também na economia e na sociedade brasileira", afirma Júlio Ribeiro.

Relembrando momentos do Colunistas Rio

Ricardo Galletti, Armando Ferrentini e Marcio Ehrlich Gustavo Tirre, Jorge Gomes e Genilson Gonzaga
À esquerda, Ricardo Galletti, diretor de criação da Bridge, Armando Ferrentini e Marcio Ehrlich, da Abracomp, papeando descontraidamente no Intercontinental.

A dupla de criação da Urbana, Gustavo Tirre (redator), e Jorge Gomes, o Jorjão (diretor de arte), recebem de Genilson Gonzaga o diploma conquistado para o Norte Shopping.


Thompson conquista Abradif e retorna com a Ford

É caso para se dizer que o amor é uma beleza. E é isso mesmo, pois em uma concorrência que contou com a Salles, Talent, Young e Standard, a Thompson usou todas as suas armas para chegar ao que Roberto Leal chama de "profundo conhecimento dos elementos de marketing pertinentes à Abradif - Associação Brasileira dos Distribuidores Ford".
A Abradif reúne mais de 400 revendedores Ford em todo o Brasil. Com essa conquista, a Thompson confirma a expectativa de trazer importantes clientes para a agência em 94.

CARTAS

Da Aroldo Araújo Propaganda

Marcio e Marcia. Achamos que a data de 16/6/76 deve ser lembrada. E comemorada. Foi o inicio da coluna "Janela Publicitária". Parabéns. A vida é uma beleza! Que o sucesso continue para vocês.
Um abraço do Aroldo Araujo e da Ana Maria.

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Marcio Ehrlich - Charge: Polícia vai inibir torcida da Brahma
N.R.(2015): Na época da Copa de 1994, a agência Fischer havia criado uma ação de guerrilha em que torcedores pagos pela Brahma ficavam mostrando com a mão o "Número 1" da campanha da cerveja, em todos os jogos televisionados.
Na edição impressa da Janela, o Monitor publicou erroneamente o titulo como "Político vai inibir...".

• FASHION MALL CONFIRMA CONCORRÊNCIA - Conforme esta coluna adiantou há alguns meses, o Fashion Mall está abrindo concorrência.
• A JANELA EMPERROU - No Troca-Troca da semana passada o Marcio trocou o nome do santo. Na verdade, o redator João Renha, que deixou a Giovanni, está agora fazendo dupla com o diretor de criação Hugo Paz, na Genesis.
• PURO TESÃO - A Young & Rubicam Rio criou um broadside para a Du Loren que desperta as mais íntimas e eróticas fantasias. Em 30 páginas, com fotos de Nana Moraes, produção de Hiluz del Priori e tendo a top model Cláudia Liz como modelo, os produtos são apresentados homenageando as heroínas de filmes, como Nikita, Betty Blue, Dama do Lotação, Ligações Perigosas e outros mais. A criação foi do Marquinhos Silveira e do Hélio Rosas. Esses meninos estão muitos safadinhos... e competentes.
• BRAZILIAN FOOD - É a mais recente conquista da Casa de Criação, que também conquistou as contas da Casas Fernandes e da Gabriella Discos.
• A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA - A gente quer também sobremesa que não engorda. Ainda bem que a Dietil está lançando novos produtos dietéticos, e passa a ter a linha mais completa do mercado.
• CENTRAL DE CRIAÇÃO ­ Gilvan Chegure e José Geraldo Fajando se uniram a João Henrique Dourado e a José Antônio Nunes para tomarem a Central de Criação uma agência full-service. Eles já contam com a Churrascaria Pampa, Dinisa Veículos e Real Supermercados como clientes.
• CCRJ MUDA DE BAR - Os encontros das quartas-feiras do Clube de Criação serão agora no "Caroline Café", na Rua J. J. Seabra, 10, no Jardim Botânico.
• CLIO FARÁ NOVO CONCURSO - Jim Smyth, presidente do Clio, vai promover novamente o concurso que premiará com mil dólares o melhor anúncio do Clio. Como todos lembram, o anúncio premiado este ano foi o Head Hunter, do Hélio Rosas e Sérgio de Paula, da Young Rio. O que o levou a repetir a promoção foi o sucesso obtido nas inscrições do Brasil que, segundo ele, teve um aumento de 100%, chegando este ano a 400 o número de peças inscritas. E, por falar em Clio, foram duas as agências brasileiras premiadas: A DM9, que conquistou o Gran Prix com "Banco de Olhos", o ouro com o "Guaraná Diet" e duas pratas para as séries das "Meias Liz" e da ''Valisére'', além de duas pratas para comerciais com ''Neo Nazismo", para a Anistia Internacional e ''Ele/Ela'' para o partido republicano brasileiro. E a Umuarama conquistou o Clio de prata para a peça promocional ''Camiseta com Camisinha".