Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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Coca-Cola recria rifa em promoção da Copa.
Lembram daquelas rifas de colégio, em que cada um destacava um nome numa cartela e ganhava aquele que tivesse tirado o mesmo nome definido pela fábrica da rifa?
A Coca-Cola desenterrou esta mecânica simples, mas genial, e juntou com os velhos bolões de acertadores da Copa na sua nova campanha promocional, criando uma mecânica inédita em todo o mundo na área de refrigerantes.
A partir desta semana, em todas as tampinhas dos refrigerantes da empresa virão impressos os nomes de três países, correspondendo às três primeiras colocações da Copa do Mundo de Futebol. Pra participar da promoção (batizada não por acaso de "Bolão da Copa"), o sujeito vai ter que guardar as chapinhas até o final da Copa. Aí, vai ser só comparar com o resultado verdadeiro da competição. Quem tiver os três países na ordem certa poderá concorrer a um sorteio de 30 carros Corsa e terá direito a uma parcela no rateio de 1.500.000 URVs que será coordenado pela Caixa Econômica Federal.
Pelas contas feitas pelo matemático Oswald de Souza, foram possíveis 12.144 combinações com os nomes de todos os países participantes. Até o final da Copa, deverão ter sido distribuídas cerca de 80 mil tampinhas com a combinação vitoriosa. O diretor de marketing da Coca-Cola, Mauro Multedo, imagina que, desta quantidade, não mais que 70% sejam guardadas pelos consumidores, permitindo a cada um a cota de 26,79 URVs.
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Como uma das patrocinadoras da Seleção e da transmissão dos jogos pela Rede Globo, a Coca-Cola vai investir na fase do torneio um total de US$ 20 milhões.
A campanha publicitária envolverá quatro comerciais e sete vinhetas para televisão, todas criadas pela McCann EricksonRio, com direção de criação de Ricardo Guinsburg. O filme que a CCA fez no Brasil com a BlowUp não será exibido no pais. A Coca brasileira, disse Multedo, achou-o inadequado ao nível de envolvimento que o brasileiro já tem com o futebol. "Ele é bom, mas é muito didático", explicou o diretor de marketing da Coca.
Mas a grande amarração da campanha da Coca é o urso polar que vem fazendo sucesso em todo o mundo desde que surgiu pela primeira vez tomando o refrigerante ao assistir a aurora boreal. Para a Copa, a aurora foi repintada de verde e amarelo e nos ursos surge a camisa da seleção, com a quarta estrela que simboliza a esperança do tetra.
O urso ainda vai aparecer nas vinhetas - em desenho animado do Takeshi - e, transformado em boneco vestido com a tal camisa da seleção, acompanhará a torcida brasileira como mascote nos campos de São Francisco.
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N.R. (2015) - Carlos Alberto Parreira era o técnico da Seleção Brasileira de 1994, que entrou em campo cheia de patrocínios. |
Bridge investe no Rio e contrata Galletti.
A Bridge, agência inventada por Magim Rodrigues, diretor de marketing da Brahma, para cuidar da conta dos refrigerantes da empresa, decidiu dar uma virada no mercado carioca.
Para poder sair atrás de contas, ela decidiu ter criação local e o escolhido para dirigir o setor no escritório foi Ricardo Galletti, que estava parado desde a fusão da Grottera - onde dirigia a criação –com a BR3.
Galletti leva com ele seu dupla naquela agência, o diretor de arte Adhemar Campos, que passou as últimas semanas fazendo freelances na Pubblicità.
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• PARABÉNS PRA VOCÊ - Como toda semana, a Janela se abre mais uma vez para os próximos aniversariantes. Dia 15: Toninho Lima (Artplan); Dia 18: Osmar Gonçalves; Dia 19: Jomar Pereira da Silva (Jomarketing).
• CITI RENOVA - O departamento de Marketing do Citibank, dirigido por Richard Reisfeld, tem novos integrantes: Ana Teresa Salles, ex-Salles (é isso mesmo, é Salles de família e é ex-Salles de profissão), assumiu a gerência de Marketing e Eventos. E Ricardo Cid, ex-JB, passou a cuidar da gerência de Propaganda e Promoções do banco.
•.NOVAS IDÉIAS, VELHAS IDÉIAS - A V&S aderiu à nova tendência de ter um departamento de "Consumer Insights" e transferiu Karla Mourão, que estava no atendimento da conta da Xerox, para cuidar da área. Pelo release da agência, o "Consumer Insights" é responsável por estudos e análises do comportamento do consumidor e representa uma nova visão do pensamento estratégico, atuando em estrita colaboração com a criação e o atendimento. Enfim, é a velha área de pesquisa e planejamento, só que agora a criação deixa chegar perto...
• CULT CRESCE - A Cult se amplia com 5 contratações. Marcelo Souto Mayor, ex- Thompson e Almap/BBDO assumiu a Gerência de Planejamento Estratégico. Cláudia Verdade, ex-MPM, vai gerenciar a Mídia e a Pesquisa; Virgínia Valiero, exMesbla e Barra Shopping, passa a cuidar do Núcleo de Varejo; Paulo Pereira entrou para a gerência de Computer Graphics; e Rachei Martins para o atendimento.
• SOLTANDO O CORO - A Chorus Estúdio foi a produtora de fonogramas que mais prêmios emplacou no XIII Colunistas-Rio. Além do Fonograma do Ano, criado com a Young-Rio, ela cuidou da trilha de vários comerciais e campanhas. Foram 11 medalhas no total.
• McCOPA - O McDonald's também entrou no clima da Copa, lançando a promoção McGoleada. Cada uma das 54 lojas da rede no Rio e no Norte do país vão sortear 3 TVs entre os clientes que consumirem os lanches da promoção. Além disso, eles terão direito a uma raspadinha, na qual poderão ganhar camisetas ou bolas de plástico. Até o fim da Copa serão distribuídas 70 mil camisetas e 53 mil bolas.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser encaminhadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio de Janeiro - RI. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.
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Anúncio criado pela agência Giovanni para veiculação ao lado da Janela Publicitária. |
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