Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/ABR/1994
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas escolhem melhores do Rio.
Giovanni e Contemporânea se destacam

Dia 31 de Maio, os melhores publicitários cariocas têm um encontro marcado no Hotel Intercontinental. Neste dia, vai acontecer a Grande Festa do XIII Prêmio Colunistas-Rio. Trinta e cinco agências de propaganda cariocas estarão recebendo seus diplomas: um símbolo de que elas conseguiram ultrapassar um julgamento super-rigoroso feito pelos jurados da premiação.
Dos 572 trabalhos inscritos (que contabilizavam mais de 2 mil peças) apenas 111 foram premiados, com o número de medalhas de Ouro mal chegando a 20%.
A grande surpresa para os jurados, este ano, foi a participação - algumas até bem sucedidas - de várias pequenas e novas agências do mercado. Ao que parece, muita gente que deixou as grandes agências nos últimos meses resolveu partir para o próprio negócio e já começa a botar as manguinhas de fora.
O júri do XIII Colunistas-Rio foi presidido por Suzane Veloso e ainda e contou com Armando Ferrentini, Genilson Gonzaga, Jomar Pereira da Silva, Lúcia Leme, Marcia Brito e Marcio Ehrlich.
Estes foram os resultados da premiação:
GRANDES PRÊMIOS
• AGÊNCIA DO ANO: Giovanni
• PUBLICITÁRIO DO ANO: Flávio Andrade (Souza Cruz)
• PROFISSIONAL DE PROPAGANDA DO ANO: Reginaldo Dória (SBT-Rio)
• ANUNCIANTE DO ANO: Banco Nacional
• VEÍCULO DO ANO: Caderno "InformáticaEtc.", do O Globo.
• GRANDE PRÊMIO DE COMERCIAL DO ANO: ''História da Informação"
CATEGORIA: Institucional ou Corporativo
AGÊNCIA: CONTEMPORÂNEA / CLIENTE: O Globo / DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Mauro Matos / REDAÇÃO: Adilson Xavier / DIREÇÃO DE ARTE: Cristina Amorim / PRODUÇÃO: 5.6 / DIREÇÃO DE COMERCIAL: Wellington Amaral Jr. / ATENDIMENTO: Milton Santana / APROVAÇÃO: Jarbas Nogueira e Luiz Eduardo Vasconcelos
• GRANDE PRÊMIO DE FONOGRAMA DO ANO: ''Fome''
CATEGORIA: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
AGÊNCIA: YOUNG & RUBICAM / CLIENTE: Ação da Cidadania Contra a Fome / DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Marcos Silveira / REDAÇÃO: Marcos Silveira, Rodolfo Sampaio e Sérgio de Paula / PRODUÇÃO: Chorus / ATENDIMENTO: Gláucio Binder / APROVAÇÃO: Betinho (Herbert de Souza).
• GRANDE PRÊMIO DE CAMPANHA DO ANO: "Cada um na sua"
CATEGORIA: Cigarros e Tabacos
AGÊNCIA: STANDARD, OGILVY & MATHER / CLIENTE: Souza Cruz / Free / DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Luiz Vieira / REDAÇÃO: Luiz Vieira / DIREÇÃO DE ARTE: Luiz Vieira e Ana Laet 1 / PRODUÇÃO: Movi & Art 1 / DIREÇÃO DE COMERCIAL: Ricardo Van Steen e Walter Salles Jr. / ATENDIMENTO: Fernando Luiz e Ana Leme / APROVAÇÃO: Gilmar Madureira
• MELHOR CONJUNTO DE PEÇAS ELETRÔNICAS DO ANO: CONTEMPORÂNEA
• MELHOR CONJUNTO DE PEÇAS IMPRESSAS DO ANO: YOUNG & RUBICAM
• OS DESTAQUES DO ANO:
- Ao Ibase, pela mobilização da Publicidade Carioca na Campanha contra a Fome.
- Ao movimento "Viva Rio", por suas atividades em defesa do Rio de Janeiro.
MEDALHAS
• ÁREA TELEVISÃO E CINEMA
CATEGORIA: Alimentos
PRATA: "Pelo amor de Deus, prova!", da TÁTICA e Globograph para Mocochoc Imbasa
BRONZE: "Invenção real", da J.WALTER THOMPSON e 5.6 para Nabisco.
CATEGORIA: Bebidas Não-Alcoólicas
PRATA: "Coca-Cola no seu ritmo", da MCCANN ERICKSON e Prod. Associados para Coca-Cola.
PRATA: "Insônia", da MCCANN ERICKSON e Julinho Xavier para Coca-Cola.
CATEGORIA: Institucional ou Corporativo
PRATA: "Encontro", da CONTEMPORÂNEA e Tec Cine para Cia. Vale do Rio Doce.
CATEGORIA: Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
OURO: "Beijo", da MPM / LINTAS e Imagine para Brasas.
PRATA: "Ditadorzinho", da CONTEMPORÂNEA e Blow Up para Fundação Roberto Marinho.
BRONZE: "Campanha Brasas", da MPM / LINTAS e Imagine para Brasas.
CATEGORIA: Móveis, Decoração e Utensílios Domésticos.
BRONZE: "Casa", da CONTEMPORÂNEA e Interteam para Cia. Fiat Lux.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Automotivos
OURO: "Controle de qualidade", da J. WALTER THOMPSON e FILM para Esso
CATEGORIA: Produtos e Serviços para Comércio e Escritório
PRATA: Série "Banco / Pombo / Lama", da CULT e Made for TV para Gestetner.
BRONZE: Série "Códigos", da CONTEMPORÂNEA e Yes Rio para Victori Telecomunicações.
BRONZE: "Listas Telefônicas do interior", da V&S e Claquete para Telerj.
CATEGORIA: Produtos e Serviços de Lazer e Recreação
BRONZE: "Indicador", da JG e Made For TV para Isa / Loterj.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
OURO: "Duplo sentido", da CONTEMPORÂNEA para Arquidiocese do Rio de Janeiro.
PRATA: "Sub", da CONTEMPORÂNEA e Jodaf Rio para Fundação Roberto Marinho.
PRATA: "Não tem ficha, vai sem ficha", da V &S e Claquete para Telerj.
BRONZE: "Manchetes", da CONTEMPORÂNEA e Interteam para Cruzada do Menor.
BRONZE: "Cadê você", da YOUNG & RUBICAM e E.B. para Ação da Cidadania Contra a Fome.
CATEGORIA: Serviços Financeiros e de Seguros
OURO: "Evolução", da PROMARKET e 5.6 para AMIL.
CATEGORIA: Varejo de Grande Porte
BRONZE: Série "Superbox é nossa praia", da MPM / LINTAS e Yes Rio para Superbox.
CATEGORIA: Veículos Pessoais e Profissionais
PRATA: "JPX 4X4", da GIOVANNI 101 para JPX do Brasil.
• ÁREA: RÁDIO
CATEGORIA: Bebidas Não-Alcoólicas
PRATA: Série "Bom mesmo é Café Capital", da GIOVANNI e Rádio Atividade para Café Capital.
CATEGORIA: Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
PRATA: "Casual", da GROTTERA & CIA e Souto Produções para O Globo.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
PRATA: "Piadas", da CONTEMPORÂNEA e Rádio Atividade para Banco Boavista.
CATEGORIA: Varejo de Grande Porte
OURO: "Paes Mendonça Bairros", da NORTON c DC Vox para Paes Mendonça Supermercados.
PRATA: "Cascavel", da YOUNG & RUBICAM e Chorus para Mesbla.
CATEGORIA: Varejo de Pequeno e Médio Porte
BRONZE: Série "Palavrão", da CONTEMPORÂNEA e Choros para Redley.
• ÁREA: MÍDIA IMPRESSA
CATEGORIA: Eletrodomésticos
BRONZE: Série "Rowenta", da BR3 para Rowenta.
CATEGORIA: Imobiliário
BRONZE: "Barraquinhas", da CPF para Construtora Presidente.
BRONZE: "Rua Dona Mariana", da ÓBVIO para Bulhões Carvalho da Fonseca
CATEGORIA: Institucional ou Corporativo.
PRATA: Série "Verão", da AGÊNCIADA CASA para Rede Globo.
BRONZE: "Trabalhar com a Souza Cruz é melhor", da MPM / LINTAS para MPM / LINTAS.
CATEGORIA: Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
OURO: Série "O Rio lê mais"; da GROTTERA&CIA, para O Globo.
PRATA: "O maior lançamento musical...", da ECOMKT&COM para EMY / ODEON.
BRONZE: Série "Planeta Globo", da CONTEMPORÂNEA para O Globo.
CATEGORIA: Produtos e Serviços para Agropecuária
PRATA: Série "Cyanamid, ciência dedicada...", da PUBBUCITÀ & ESQUIRE para Cyanamid.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Automotivos
PRATA: "A Shell excede de novo", da STANDARD, OGILVY & MATTER para Shell.
BRONZE: "Use agora. E pague depois...". da J. WALTER
CATEGORIA: Produtos e Serviços para Comércio e Escritório
OURO: "É só ligar uma coisa a outra...", da DENISON-RIO para IBM Brasil.
PRATA: "Pombo-Correio", da CONTEMPORÂNEA para Victori Telecomunicações.
CATEGORIA: Produtos e Serviços para a Indústria
PRATA: "É mais fácil", da CONTEMPORÂNEA para White Martins.
BRONZE: "Cimento Mauá, 50 anos", da NORTON para Cimento Mauá.
CATEGORIA: Produtos e Serviços de Lazer e Recreação
BRONZE: "Menino Jesus", da YOUNG& RUBICAM para Bar Sacristia.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde.
OURO: "Depois da caipirinha...", da GIOVANNI para Sydney Ross.
PRATA: "Leite Moça", da GIOVANNI para Sydney Ross.
BRONZE: Série "Aqueles dias...", da GIOVANNI para Sydney Ross.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
BRONZE: "Este homem tem um briefing", da V&S para Ação da Cidadania Contra a Miséria.
BRONZE: "No país com a maior área...", da YOUNG & RUBICAM para Ação da Cidadania Contra a Fome.
CATEGORIA: Turismo, Transportes e Diversões Públicas.
PRATA: "O jogo vai ser duro. Mas para você...", da PUBBLICITA & ESQUIRE para TURISRIO.
BRONZE: Série "Inauguração", da BR3 para Voilà.
CATEGORIA: Varejo de Grande Porte
OURO: ''Nem tudo cheira mal em Brasília", da YOUNG & RUBICAM para Mesbla
PRATA: "Você anda gastando muito", da GIOVANNI para Casa shopping.
BRONZE: "A gente só não vende a mãe", da YOUNG & RUBICAM para Mesbla.
CATEGORIA: Varejo de Pequeno e Médio Porte
OURO: Série "Linha Mitsubishi 94", da CHRIS COLOMBO para Daiissen Mitsubishi.
PRATA: Série "Italianos", da CHRIS COLOMBO para Pavão Veículos
CATEGORIA: Vestuário e Acessórios Pessoais
OURO: "Alpargatas - Yes Brazil", da DPS para Alpargatas Yes-Brazil.
PRATA: "Dez", da YOUNG & RUBICAM para Duloren.
BRONZE, "Caras", da V&S para Bausch & Lomb.
• ÁREA: OUTDOOR
CATEGORIA: Alimentos
PRATA: "Não vá para cama sem eles", da UNITÁ para Alimentos Mainiti.
CATEGORIA: Varejo de Pequeno e Médio Porte
PRATA: "Vendo todos os meus móveis", da YOUNG & RUBICAM para Mesbla Móveis.
• ÁREA: CAMPANHAS
CATEGORIA: Ciganos e Tabacos
PRATA: "Pall Mall We Are The World", da STANDARD, OGILVY & MATHER para Souza Cruz.
CATEGORIA: Imobiliário
PRATA: "Agora é a sua vez...", da CPF para Construtora Presidente.
CATEGORIA: Institucional ou Corporativo
BRONZE: "40 Anos (Campanha Gráfica)", da CAIO para Petrobrás.
BRONZE: "IBM Business", da MPM / LINTAS para IBM.
CATEGORIA: Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
OURO: "O Globo no Teatro", da CONTEMPORÂNEA para O Globo.
PRATA: "Mais televisão na sua televisão", da GR0TTERA & ClA para Globosat
PRATA: "Personalidades", da STANDARD, OGILVY & MATHER para Jornal O Dia.
BRONZE: ''Novos Formatos Comerciais", da AGÊNCIA DA CASA para Rede Globo
CATEGORIA: Produtos e Serviços Automotivos
OURO: "Controle de qualidade", da J. WALTER THOMPSON para Esso
PRATA: "Brasileiro igual a você", da DPZ para BR Petrobrás.
PRATA: "Chegou Shell Fórmula Diesel", da STANDARD, OGILVY & MATHER para Shell.
CATEGORIA: Produtos e Serviços para Comércio e Escritório
PRATA: "Mainframe", da DENISON-RIO para IBM Brasil.
BRONZE: "Risc 6000", da MPM / LINTAS para IBM.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde.
OURO: "Sonrisal", da GIOVANNI para Sydney Ross.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários.
OURO: "Telefone bem usado", da V &S para Telerj.
PRATA: "Praça do Areão", da CONTEMPORANEA para Cia. Vale do Rio Doce.
BRONZE: "Telefone", da ARTPLAN para ABBR.
CATEGORIA: Serviços Financeiros e de Seguros.
OURO: "Pode Sonhar...", da GROTTERA & CIA, para Consórcio Mesbla.
PRATA: "Assistência Auto Dia e Noite Bradesco", da ALMAP/BBDO para Bradesco Seguros.
PRATA: "SuperVida Bradesco", da ALMAP / BBDO para Bradesco Seguros.
BRONZE: "Vida de artista", de CHRIS COLOMBO para UNIMED.
CATEGORIA: Varejo de Grande Porte
OURO: "Outono / Inverno", da SALLES para Rio-Sul.
PRATA: "Expansão (Novas Lojas)", da ARTPLAN para Barrafreeshopping.
BRONZE: "Pré-Inauguração", da MIX MARKETING para Proshopping / Via Parque Shopping.
BRONZE: "How to be a carioca", da SALLES para Rio Sul.
CATEGORIA: Varejo de Pequeno e Médio Porte
OURO: "A Daiissen sabe", da CHRIS COLOMBO para Daiissen Mitsubishi.
PRATA: "Diversos", da GIOVANNI para Graffiti Automóveis.
BRONZE: "Oportunidades", da ARTPLAN para Gatão Veículos.
CATEGORIA: Vestuário é Acessórios Pessoais
OURO: "Porque nem toda mulher é igual", da YOUNG & RUBICAM para Duloren.
• ÁREA: APRESENTAÇÕES ESPECIAIS
CATEGORIA: Campanha de até 60 em ou 1 / 2 Página de Revista.
OURO: "Recado agora é assim", da CONTEMPORÂNEA para Victori Telecomunicações.
PRATA: "Diversos", da CPF para Diagonal Consultoria Imobiliária.
BRONZE: "Mais italiano só na Itália", da INFORMAÇÃO para Fratelli.
CATEGORIA: Anúncio de até 60 em ou 1 / 2 Página de Revista
PRATA: Série "Liquidation", da BR3 para Inega.
BRONZE: Série "Vende mais", da MENTAL MARK para JUERP.
CATEGORIA: Peça Publicitária Destinada ao Trade
OURO: Série "P.E.M", da GR0TTERA&CIA. Para O Globo
PRATA: "Os recém-chegados", da URBANA para Norte shopping.
BRONZE: "Dizem que neste país tudo acaba"..., da DÉCADA para Corum Four Star Pizza.
CATEGORIA: Peça Publicitária de Oportunidade
OURO: "Quem vem ao Rio volta sempre", da JG para Turis Rio
PRATA: "Você também encontra o seu...", da SALLES para Rio Sul
BRONZE: "Ministro diz que vai dedetizar", da D+ para Servitox Inseticidas.
BRONZE: "Barriga", da V &S para Ação da Cidadania Contra a Miséria
CATEGORIA: Peça Publicitária Relativa a Datas Comemorativas.
OURO: "Encarte Veja 25 anos", da STANDARD, OGILVY & MATHER para Souza Cruz.
PRATA: Série "Datas", da CONTEMPORÂNEA para Sapasso.
PRATA: "Segundo Freud, elas vão sempre", da SALLES para Rio Sul.
BRONZE: "Abasteça de alegria num posto", da DENISON­RIO para Petrobrás.
CATEGORIA: Peça Publicitária de Agência
PRATA: "Viva a Baía", da MPM / LINTAS para MPM / LINTAS.
PRATA: "A Norton Rio está de cara nova", da NORTON para Norton Rio

Giovanni para Sydney Ross: 70 anos de Janela
Anúncio criado pela agência Giovanni para publicação ao lado da Janela.

MKTMIX MKTMIX

• TRIÂNGULO NOS SHOPPINGS - Conhece aquela do João que amava Maria que amava Pedro? Pois é, Eduardo Marinho deixou o Fashion Mall para assumir a gerência de marketing do BarraShopping, no lugar de Geraldo Schuller, que deixou o BarraShopping para a gerência de marketing do Vitória Shopping, no lugar de Lydia Velasco, que deixou o Vitória Shopping para assumir a gerência de marketing do Fashion Mall. Se não entendeu, leia de novo.
• PREPAREM OS PORTFÓLIOS - Falando em Fashion Mall, o shopping carioca está mesmo abrindo concorrência em busca por estes dias. Quem vinha atendendo a conta era a Mix, agência dirigida pelo ex­gerente de marketing do Fashion Mall, Axel Chaves, e que atualmente está se dedicando mais à comunicação do Via Parque Shopping.
• AINDA SHOPPINGS - O Casa shopping mudou mais uma vez de agência. Fez concorrência e entregou a conta para a Mental Mark.
• MEET HIM NO MORE - Carlos Campana, ex-diretor de atendimento da Almap / BBDO-Rio e da DPZ-Rio, deixou esta semana a sociedade na agência Meet, que ultimamente tem se dedicado mais a campanhas políticas que à publicidade. Quem quiser encontrar o Carlos, não precisa de campana. Basta ligar para 984-8131.
• ELES NÃO USAM TÊNIS - Dia 12, terça-feira, o Clube de Criação do Rio promove a I Grande Festa da Criação do Rio, com a entrega do Prêmio Cliente de Ouro da Criação. Será na casa noturna Barthô, a partir das 19 horas, com coquetel antes e música para dançar depois. Os convites custam 25 dólares e podem ser comprados na Dinâmica, pelo telefone (021) 552-4141. Agora, pra quem for atenção: a casa não deixa entrar de tênis nem de camiseta.
• PACIÊNCIA - A Prefeitura do Rio continua sem agência de propaganda. Como a Pubblicità - uma das duas agências qualificadas - entrou com impugnação dos recursos das desclassificadas, o assunto teve que subir para autoridades superiores na hierarquia municipal. Agora, há que se aguardar.
• VIDA NO BAIXO - A produtora de fonogramas Vida, cuja direção de criação, produção está nas mãos da dinâmica Virgínia Carvalho, está instalada em novo estúdio, na Ataulfo Alves, 1251 s / 706, em pleno Baixo Leblon. Já foi feito lá o novo jingle do Porcão que está no ar, vencido por concorrência. Os telefones da Vida são: 512-1549 e 239-2338.

Unità 4 Anos Unità 4 Anos
Unità 4 Anos Unità 4 Anos
Anúncios da agência Unità para comemoração do seu 4º aniversário, publicados ao lado da coluna Janela Publicitária