Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
MPM se reestrutura e demite 19 pessoas
Alcir Gomes Leite, diretor da MPM/Lintas no Rio, garante que a agência já estava programando enxugar a sua estrutura, independente da saída ou não de alguma conta. Quer dizer, a perda da conta da Souza Cruz só fez apressar o processo.
Esta semana. 19 profissionais foram demitidos da MPM/Lintas-Rio. A grande maioria da contabilidade, que ficará totalmente centralizada em São Paulo. Nas áreas técnicas, deixaram a agência 1 profissional da criação, 2 do atendimento e 1 da mídia.
Este ano, se continuar com apenas com os clientes atuais, o escritório carioca da MPM/Lintas deve fechar seu faturamento entre 25 e 30 milhões de dólares. A expectativa era de US$ 10 milhões a mais com a Souza Cruz. Os números não são tão ruins por conta do Banco Nacional e da IBM, que resolveram aumentar sua presença na mídia.
Para a Souza Cruz, parou tudo. Plaza tinha até produção aprovada, que por enquanto fica na geladeira. Qual o destino desta marca - e mais, de Ritz e Belmonte -, é um segredo que a Souza Cruz guarda no fundo da gaveta. Derby, como se sabe, já correu para a DM-9.
Coca amplia sua linha com Diet Taí e Cherry
O Rio de Janeiro ainda vai demorar a conhecer os novos produtos da Coca-Cola que estão sendo distribuídos no mercado brasileiro: Cherry Coke, em teste no Rio Grande do Sul desde o começo do ano; e Diet Taí que os paulistas passam a contar em seus bares e supermercados a partir deste fim-desemana.
Por enquanto, o novo dietético vem com uma comunicação bem magra. Nem campanha de televisão terá. A DPZ, agência que tem a conta do guaraná Taí normal preparou apenas material de ponto de venda. Ou, como quer o marketing da Coca, material de ponto de compra, numa tradução literal de Point of Purchase.
O Cherry Coke - Coca com sabor cereja - é que marca uma postura mais ousada do marketing da empresa, trazendo para o Brasil mais uma variante da Coca que há muito tempo conquistou mercados no exterior e abrindo brecha para outras tentativas futuras, como a do refrigerante livre de cafeína. Na Grande Porto Alegre, o Cherry Coke conquistou 3% do segmento cola nos primeiros 45 dias, superando as expectativas da empresa, que não ultrapassem 1% no final de 3 meses.
Concorrência da Prefeitura entra em compasso de espera.
Alguma coisa definitivamente não vai bem entre o Prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, e as agências de propaganda cariocas.
Na sexta-feira passada, os jornais do Rio publicaram uma nota conjunta das entidades representantes das agências demonstrando o desagrado pela declaração do Prefeito de que "detestava agências de propaganda".
Coincidência ou não, no começo desta semana a coordenadora de Comunicação do Prefeito, Leila Castanheira, suspendeu a reunião que aconteceria ontem para a recontagem dos pontos das agências cariocas participantes da licitação pela conta publicitária da Prefeitura carioca, e que haviam entrado com recurso após a sua desclassificação. No setor de publicidade da Prefeitura, durante toda a quinta-feira e até o fechamento da Janela, não houve ninguém que pudesse informar o destino da Licitação.
Alvarenga abre sua produtora de filmes
O Rio tem uma nova produtora de comerciais. Seus sócios são o diretor de comerciais cariocas José Alvarenga Filho e o profissional de atendimento (e ex-RTV de agência) Sérgio Cardoso, que resolveram abrir a Mr. Magoo aproveitando o bom conceito que Alvarenga conquistou como freelance no mercado carioca.
Por enquanto, a produtora está funcionando em uma sala da agência Meet, mas ainda este mês deve se mudar para a Torre do Rio Sul. Como primeiro trabalho, a Mr. Magoo já produziu um comercial para a agência paulista ZY Denison, para o lançamento do chiclete Beldent.
DM-9 deve abrir escritório no Rio
Apesar de não confirmados oficialmente, são fortes os comentários em São Paulo de que a entrada na conta da Souza Cruz e o início do atendimento à Mesbla no próximo mês já deram a Nizan Guanaes os argumentos suficientes para abrir um escritório carioca da sua DM-9.
A agência que dará apoio à DM-9 na produção dos folhetos da Mesbla já está montada, com o nome de FK, iniciais de sua diretora Fumiko Kayo. Nem por isso Nizan deixaria de se organizar melhor no Rio.
Pepsi troca todo o seu comando.
Se o objetivo da Pepsi no Brasil é alcançar o público jovem, ela chegou mais perto com a mudança de toda a sua estrutura de comando. Todos os três novos diretores da empresa têm menos de 40 anos.
O mais novo é o próprio Diretor de Marketing, Nicolino Spina Neto, que substitui Gerry Schmidt, que deixou a empresa para se dedicar a seus próprios negócios na Argentina. Com 33 anos, Spina Neto chega trazendo no currículo o título de Engenheiro Químico pela USP e Diretor de Desenvolvimento de Negócios na Divisão de Produtos de Limpeza da Colgate-Palmolive.
Na nova estrutura, que deixou de ter o cargo de "presidente", o principal ponto de comando ficou com Antônio Kriegel, 38 anos, formado em Administração de Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. Kriegel já esteve como Diretor de Marketing da Pepsi no Brasil, antes de ser Vice-Presidente da área para a América Latina e, ultimamente, Gerente de Mercado em Bueno Aires.
Para completar a renovação, o atual Diretor de Finanças da Pepsi é Willie Wagner, 37 anos, sendo 7 na própria Pepsi. Ele iniciou sua carreira na Colômbia, passando pelo México e pela sede da Pepsi internacional, em Somers.
|
MIKMIX MKTMIX
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela abre seu abraço para os próximos aniversariantes do mercado. Hoje, comemoram Maria Luiza Barbosa (Dual) e Sérgio Rego Monteiro (Jornal do Brasil). E no dia 21, é a vez de Fernando Mothé (Publinews) e Gustavo Bastos (BR-3).
• MAIS UM DE SP NO RIO - A Premium que já estava representando a Agnelo Pacheco na concorrência da Prefeitura do Rio - ampliou o acordo para permitir à Agnelo colocar um pé mais firme nestas praias. E por outro lado, voltar a ter uma criação. A agência está abrindo espaço na sua estrutura para sediar um escritório carioca da Agnelo Pacheco.
• OFERTA DE TRABALHO - A Elan Rio Propaganda está procurando redator júnior que tenha no mínimo 3 anos de experiência e facilidade para trabalhar com varejo. Quem se interessar, procure Eliane e Andrea no telefone 224-5282.
CARTAS
As correspondências para a Janela devem ser encaminhadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.
|
Anúncio criado pela Giovanni para publicação ao lado da Janela Publicitária |
|