Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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Prefeitura vai recontar pontuação das agências
A coordenadora de publicidade da Prefeitura do Rio de Janeiro, Leila Castanheira, está convocando as 10 agências que ultrapassaram a fase de documentação da Licitação pela conta do Munícipio para uma reunião na próxima quinta-feira, 17 a partir das 14 horas, quando serão recontados todos os pontos das propostas técnicas dos licitantes.
A decisão é fruto da aceitação de parte dos recursos apresentados pelas 8 agências desclassificadas na fase técnica. A Comissão de Licitação concordou em rever seus critérios do que deve ser considerado ou não "anunciante". A partir de agora, para a concorrência da Prefeitura, anunciante é todo aquele que contrata um serviço de uma agência de propaganda. Seja instituição pública, privada, de fins lucrativos ou beneficentes.
Para tirar qualquer dúvida, a Prefeitura está pedindo às agências que elas levem para a reunião de quinta-feira documentos demonstrando que cada cliente cujo comercial ou anúncio foi incluído em seus portfólios é uma entidade jurídica diferente. Na prática, se o CGC do anunciante for um só, não adianta os trabalhos serem de produtos diferentes porque só um deles vai contar ponto.
Feita a recontagem de pontos, terminam as chances de recursos das desclassificadas. Ficará faltando apenas o Chefe de Gabinete da Prefeitura ratificar a decisão da Comissão para que -- no caso de continuar havendo empate -- se realize o sorteio da conta entre as finalistas.
EXPLOSÃO
Esta semana, com diversos dias de atraso, a Licitação da Prefeitura extrapolou o noticiário especializado em propaganda e foi parar no jornal O Globo, com certo tom sensacionalista.
Não seria nada demais se a repórter não tivesse ouvido o Prefeito César Maia, que acabou declarando "detestar agências de propaganda". Por ele, segundo a matéria, "seria melhor mesmo que todas terminassem empatadas para resolver no sorteio".
A repercussão no mercado publicitário foi péssima. Houve empresários pensando em responder publicamente ao Prefeito. Mas, como bons cabritos, todos se calaram.
As razões que levaram Cesar Maia a descompensar desta forma dificilmente alguém saberá. Mas fontes internas da Prefeitura garantem que a explosão só pode ter sido escape para as pressões políticas que, desde o início da Licitação, alguns empresários de agências vêm tentando exercer. No que o Globo levantou a bola, César Maia cortou com a sutileza que lhe é peculiar como homem público mais técnico que politico.
Depois dessa, a agência vencedora da concorrência que se prepare para o que virá pela frente.
Prêmio Colunistas começa a escolher os melhores de 93
A agência mineira SMP&B foi a primeira a conquistar este ano o título de Agência do Ano de uma regional do Colunistas. No XIII Colunistas-Centro-Leste, o desempenho em Minas, São Paulo e Brasília, da empresa presidida por Cristiano Paz, rompendo suas fronteiras, foi reconhecido pelo júri com a maior premiação do concurso. O Publicitário do Ano foi Paulo Vasconcelos, diretor da DNA, a agência que conquistou no XIII Centro-Leste o maior número de medalhas.
No fim de semana de 19-20 de Março, serão realizados simultaneamente o Colunistas Paraná e o Colunistas Norte-Nordeste. E nos dias 25 e 26 deste mês será a vez do Rio de Janeiro ter os seus melhores trabalhos selecionados pelos jornalistas convidados pela Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda.
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• ONDE HÁ FUMAÇA, HÁ SOUZA CRUZ A Souza Cruz começou o seu remanejamento de contas de todo início de ano. A primeira marca a mudar de mãos foi Pall Mall, que sai da Standard e vai para a DPZ. No barato, a verba fica nos 7 e meio milhões de dólares. A empresa está atrás de recuperar os 7% de share que perdeu no último mês e ainda promete muitas mudanças de enorme repercussão.
• NA TERRA DA GAROA - A Zapt começou a botar o pé em São Paulo, com a conquista da concorrência para dois lançamentos publicitários da Júlio Bogoricin naquela cidade. A agência de Jonas Suassuna também comemora a conquista de outras duas contas: a da concessionária VW carioca Recreio, disputada por 8 agências em concorrência, e da Rede Manaus de Pneus.
• TIRANDO A CASQUINHA - A Thompson Rio está preparando devagar a sua mudança para Botafogo. No próximo dia 16, ela recebe no auditório do novo endereço, o edifício Caemi da Praia de Botafogo, 300, o Chairman CEO Burt Manning para uma palestra com convidados da imprensa e de clientes.
• ARRIBA, MUCHACHOS - Fernando Barcellos, diretor de criação da Denison-Rio, embarca dia 14 para Bogotá. Ele vai passar uma semana reunido com os outros diretores das agências que compõem o Intergrupo Mercolatino, discutindo caminhos para o desenvolvimento de uma propaganda latino-americana.
• TOMA LÁ, DÁ CÁ - A Colgate internacional fez um realinhamento nas suas contas. A McCann deixou de atender o grupo, inclusive no Brasil. Com a empresa ficaram agora apenas a Foote Cone & Belding e a Young & Rubicam. Além disso, todos os produtos que estavam com a FCB - como a pasta de dentes Colgate - passaram para a Y&R. E os demais, como produtos de limpeza doméstica e de higiene pessoal, foram para a FCB.
• RELEMBRANDO VELHOS TEMPOS - Quem viu o reclame do Banco do Brasil para a URV, esta semana na Veja, por favor, explique a esta coluna o que foi aquilo. Será que foi para lembrar os velhíssimos tempos em que o Brasil quase não tinha inflação?
• ACELERANDO - No meio de tanto anunciante deixando o Rio, não deixa de ser uma boa notícia a entrada do Grupo Peixoto de Castro na distribuição de combustível, com a bandeira Wal. A conta, caso se confirmem os boatos do mercado, deve ir parar na BR3, a agência de Gustavo Bastos. Nada mais pertinente numa agência com nome de estrada.
• NO ESCURINHO COM MEDINA - A Artplan retoma este mês, no seu auditório, as sessões de cinema que nos bons tempos reuniam anunciantes, jornalistas e publicitários em torno de lançamentos nacionais e internacionais. A volta é com o filme "A Serpente", dirigido por Alberto Magno, e baseado no último texto de Nélson Rodrigues.
• RIO EXPORTA MAIS UM - O diretor de arte Carlos Garcia não resistiu à proposta de Nizan Guanaes e deixou a Thompson-Rio para assumir na DM-9, em São Paulo. Para ele, foi ótimo. Para o Rio, uma pena perder o talento do Garcia.
• GREAT MISTERY - Pouca gente soube, mas o pessoal da CAA-Creative Artist Agency, aquela que fez a última campanha internacional da Coca-Cola, esteve no Brasil, filmando com a BlowUp. Agora é descobrir o quê.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser encaminhadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.
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