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                                             Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
 Agências se mobilizam para  prestigiar concorrências dos Correios As lideranças da propaganda  brasileira passaram os últimos dias, desde a sexta-feira passada, se  mobilizando para tentar evitar qualquer interferência na concorrência dos  Correios, abalada pela publicação na quinta-feira anterior, dia de entrega dos  documentos das agências licitantes, de três anúncios classificados no jornal  Correio Braziliense sugerindo que haveria favorecimentos às agências  Contemporânea, Denison e Pubblicità. Nos anúncios, o nome de cada uma delas era  citado junto com frases como "seja bem-vinda" e "esperamos por  você", todos assinados por uma pretensa E.C.T. Na quinta-feira mesmo, os  membros da Comissão de Licitação levaram o problema a nível ministerial e à  Presidência da República, para decidir que rumos dar à concorrência.O clima nas agências  envolvidas era de revolta pela covardia da ação, que além de prejudicá-las,  jogava lama sobre toda uma sequência de concorrências da área federal que devem  se seguir nas próximas semanas. Mesmo empresários de outras agências estavam  irritados: "O setor não é como outros que podem superfaturar seus preços. Todos  trabalhamos pelas mesmas regras, com comissionamento sobre valores dados por  terceiros, como os veículos e os fornecedores", citou um deles, defendendo  também o alto nível técnico de todas as licitantes do Correio.
 Ainda pelo lado das  agências, a ABAP enviou naquela sexta-feira um fax prestigiando a Comissão de  Licitação. E todas as agências que se inscreveram na disputa acabaram assinando  uma moção entregue à EBCT depositando nela total confiança por suas decisões.
 Tudo acabou dando certo. A  Comissão de Licitação não considerou as pretensas suspeições e comunicou às  licitantes que todas continuavam no páreo, tendo inclusive seus documentos  legais aprovados.
 Passada a tempestade, é  importante lembrar que, o que todos querem é que, com o respaldo do mercado e  para a sua própria defesa, o Governo se coloque acima desse e de outros  episódios que surgirem. Afinal, se chantagens assim forem aceitas, fica muito  fácil a partir daí para agências menores ou menos estruturadas se livrarem da  concorrência das grandes nas disputas do Governo: bastará fazer um classificado  com o nome de cada uma das demais concorrentes em todas as licitações que  surgirem por aí.
 O prejuízo para o país será  bem maior.
 Campanha do Colunistas  mostra qualidade na criação da Y&R-Rio Assim corno o Prêmio  Colunistas Propaganda já é uma tradição no julgamento da boa propaganda  brasileira, as campanhas dos Prêmios estão se tornando uma tradição na  demonstração da capacidade criativa da propaganda carioca.Novamente este ano, a  campanha do Colunistas Propaganda começou a fazer sucesso assim que os anúncios  passaram a ser veiculados na imprensa. Esta semana, com os comerciais entrando  no ar pela televisão, os elogios ao trabalho não pararam de chegar à  organização do Prêmio.
 Desta vez, o crédito vai  para a equipe carioca da Young & Rubicam, liderada por Paulo Novis, que  soube aproveitar ao máximo a oportunidade de criar com bastante liberdade e  inteligência, dada pela Abracomp. A campanha "Se não tem Colunistas, falta  alguma coisa" tem tudo o que uma boa comunicação publicitária precisa: um  conceito preciso e inalienável ao produto, somado a uma criação primorosa,  cheia de humor e elegante em todas as mídias e ainda com urna finalização de  extremo bom gosto que acrescentou qualidade ao conjunto.
 Enfim, é um trabalho que  está sendo veiculado em todo o país e do qual o mercado carioca pode se  orgulhar sem restrições.
 Na Young-Rio, as palmas  devem ir para a equipe de criação dirigida por Marcos Silveira, que foi redator  junto com Sérgio de Paula e Rodolfo Sampaio. Os diretores de arte foram Hélio  Rosas e Bob Gueiros. No atendimento, superatuantes, estiveram Andréa Gesser e  Erica Rabelo.
 Os comerciais de TV juntaram  talentos como poucos filmes no Rio conseguem, a partir do próprio diretor,  Carlos Manga Jr., um profissional de estrela ascendente no mercado brasileiro de  publicidade. A produtora foi a Blow-Up, que não impôs limites para a boa  realização dos filmes. A fotografia ficou na mão do próprio Muti, diretor da  produtora. Na parte artística merecem destaque ainda a direção de arte e  cenografia de Isabel Paranhos, a maquiagem de Cida, o figurino de Marise e, é  claro, a interpretação de atores excepcionais como Alice Borges, Cico Caseira e  Cláudio Torres Gonzaga.
 Brahma aumenta presença no  carnaval carioca de 94 A Brahma, que está  investindo US$ 3,5 milhões no carnaval deste ano, decidiu dar uma atenção à  festa no Rio de Janeiro como nunca fez antes. Este ano, além do Camarote N° 1 e  da compra do patrocínio da transmissão da Globo, a cervejaria vai realizar dois  grandes desfiles no Rio.Já este domingo, na Avenida  Atlântica, em Copacabana, será realizado o Abre Alas N° 1, um desfile que  reunirá membros das 16 Escolas de Samba do Grupo Especial, inclusive com a  composição de uma bateria de 250 integrantes. A partir das 17 horas, haverá  concentração no Posto 6, com o samba se estendendo até às 21 horas quando o  grupo chegar à altura do Hotel Othon.
 E no domingo seguinte, dia  de abertura do desfile das Escolas, a Brahma vai iniciar a festa colocando na  Marquês de Sapucaí 1.200 passistas e personalidades sambando ao som de seu hino  "Mais Um, Brasil".
 A estratégia da Fischer,  Justus, agência da Brahma, é transformar todos os eventos da Brahma no país em  Carnaval da Copa. Serão mais de 1000 bailes e festas carnavalescas, nas quais  serão distribuídos mais de 15 milhões de peças promocionais  ventarolas, o  dedo com o gesto N° 1, chapeuzinhos e cartazes - que dariam para encher 10 Maracanãs  lotados.
 Segundo Eduardo Fischer, da  Fischer, Justus, a marca da Brahma e seu "Carnaval da Copa" estarão o  tempo todo do desfile das Escolas de Samba no ar pela Globo e provavelmente  pelas demais emissoras, já que na entrada da avenida um gigantesco painel  exibirá o "dedo" e até nos relógios de cronometragem a marca estará  presente. Na Globo, aliás, há uma recomendação expressa proibindo a exibição da  marca de qualquer cerveja concorrente, negociado como parte do acordo que  colocará na emissora aproximadamente 120 comerciais de 60" e quase 450  chamadas e vinhetas caracterizando o patrocínio da festa.
 
  
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    | Anúncio criado pela Giovanni para publicação ao lado da Janela. |  MKTMIX MKTMIX • GRANDE AQUISIÇÃO - Aproveitando  que Sérgio Rego Monteiro voltou para o Rio para assumir a direção de marketing  do Jornal do Brasil, a ABP-Associação Brasileira de Propaganda convidou-o para  integrar seu Conselho Superior, substituindo a Caio Domingues, que faleceu no  último mês. Sérgio sempre foi um dos mais atuantes profissionais do mercado  publicitário carioca e havia deixado o Rio para uma brilhante carreira na  sulista RBS.• PARABÉNS PARA A PREFEITURA  - As reclamações da imprensa (inclusive aqui da Janela) parecem que funcionaram.  A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura vai realizar uma  semana de festividades para comemorar o aniversário da cidade que acontece a 1°  de Março próximo. Vamos ver é o que farão, na data certa, a DPZ e o seu Banco  Itaú, a Umuarama e seu Bamerindus, a Contemporânea e seu Supermercados Pão de  Açúcar, que deram parabéns à cidade no dia que deviam homenagear o Padroeiro  São Sebastião.
 • QUE NOME É ESSE? - A VS  Escala não é mais VS Escala. Jogou o Escala fora e passou a se assinar V&S,  que é mais americano e deve ser mais fácil para entender pelos sócios  internacionais da agência, a Y&R-Young & Rubicam. Só que V&S é ruim  demais de falar em português. Não podia ficar só o óbvio, ou seja, "VS"?
 • CARTAS - As  correspondências para a Janela devem ser encaminhadas para a Praia de Botafogo,  340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário  comercial, é (021) 552-4141.
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